Pesquisar

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Radial Leste passará por mudanças para ser principal acesso aos jogos da Copa 2014

Por: Riselda Morais 

Projeto Viário de acessibilidade, da Estação Artur Alvim até  a Arena de Itaquera e a Guaianases conheça os detalhes
Vista parcial da Radial Leste  - Metrô Artut Alvim

Arena terá seis acessos

Corredores de ônibus Av. Itaquera, Av. Aricanduva e Av. Radial Leste

Projeto Viário de acessibilidade, da Estação Artur Alvim até  a Arena de Itaquera e a Guaianases  - o que muda em linhas azuis - veja a localização conforme enumerado o mapa na matéria abaixo
Até a Copa 2014, a cidade de São Paulo receberá muitos investimentos, entre os que serão aplicados para melhorar a acessibilidade à Arena do Corinthians, em Itaquera, que sediará jogos e ficará como legado para os paulistanos, está o plano de infraestrutura para  melhorias e  prolongamento da Radial Leste e seus entornos, que inclue alças de acesso, alargamentos, intervenções, novos trechos de avenidas, passagens  em desnível e faixas exclusivas.
    Com a construção da Arena do Corinthians e principalmente com os jogos da Copa do Mundo 2014 sendo realizados na capital paulista,  as estreitas  faixas da Avenida Radial Leste serão  tomadas por veículos, não apenas  das dezenas de bairros circunvizinhos, mas  dos veículos dos 11 milhões de habitantes da cidade e dos visitantes que virão  do Brasil e do mundo, assistir aos jogos da Copa na 6ª maior cidade do mundo, todo este aumento no número de pessoas que circularão pelas vias da cidade, exigiu do poder público, plano de investimento em um projeto viário para a Zona Leste.
    A Radial Leste é  hoje, a mais importante avenida do eixo leste, responsável pela mobilidade de mais de 1 milhão de pessoas, vindos de toda a zona leste, que a acessam  para chegar as outras regiões da cidade, especialmente a região central. Para melhorar o desempenho das linhas de ônibus, em setembro do ano passado, a SPTrans implantou um aumento de 11,4 km na faixa exclusiva para ônibus, ação que promoveu  um aumento da velocidade média de 14,9% sentido bairro centro para 19,4% , um ganho de 15 minutos para os 550 mil usuários, das 77 linhas de ônibus, que trafegam  pela faixa exclusiva diariamente.
    Até alguns anos atrás, a Radial Leste só ficava congestionada em horário de pico, mas com o crescente número de veículos que acessam as estreitas faixas da via,  o fluxo  intenso e lento existe em qualquer dia e em qualquer horário, sendo a tendência, ficar ainda pior.  
    O estádio de onde possivelmente se  transmitirá a abertura da copa do mundo, já está com 40% das obras  prontas,  seus 1.800 trabalhadores cravaram a última estaca, a de número 3.960, o  correspondente a 64 km  em estacas, quando a obra completou um ano, em 28 de maio, para  que  tudo corra bem nos entornos da Arena nos dias de jogo, para garantir a acessibilidade ao estádio será executado um Plano Viário na região.
    Para veículos serão executadas as seguintes obras até 2014, segundo o Plano Viário:
 1. Novas Alças no cruzamento Av.Jacu-Pessego x Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial Leste);
2. Alargamento da rua Dr. Luis Aires (Radial Leste) trecho entre a estação Artur Alvim do Metro e a rua Tomaso Ferrara (aprox. 3,2km de extensão);
3. Intervenção pontual junto a Estação Artur Alvim do metrô - adequação viária para o acesso da rua Dr. Luis Aires (Radial Leste) à Av. José Pinheiro Borges a partir da saída do túnel existente;
4. Nova Avenida de ligação norte-sul - trecho entre a Av. Lider e a nova transposição da Av. José Pinheiro Borges incluindo a articulação com a Av. Miguel Inácio Curi;
5. Sistema Viário de micro-acessibilidade do Pólo Institucional de Itaquera;
A. Passagem em desnível na rua Dr. Luis Aires (Radial Leste) com a Av. Engº Adervan Machado;
B. Adequação da circulação viária na Rua. Dr. Luis Aires (Radial Leste), em frente à estação do Metrô;
C. Adequação viária no cruzamento da Av. Miguel Inácio Curi x Av. Engº Adervan Machado;
6. Nova Avenida de ligação da Av. José Pinheiro Borges com a Av. Águia de Haia;
7. Parque Linear e alargamento da Av. Miguel Inácio Curi - no trecho que contorna o pátio de manobras do metrô;
8. Parque Linear do Rio Verde e melhoramento viário (alargamento) da Av. Itaquera, Av. Harry Danhemberg e Rua Francisco Munhoz;
9. Nova Via - ligação da R. Dr. Luís Aires (Radial Leste) com a Av. Miguel Inácio Curi.
    A acessibilidade será garantida também através transporte sobre trilhos.
Estação de Integração de Itaquera, que reuni os serviços do Metrô, através da Linha 3 – Vermelha (Barra Funda – Itaquera), do Expresso Leste da CPTM (Luz – Guaianases) e de diversas linhas de ônibus gerenciadas pela SPTrans, essa acessibilidade será melhorada com a entrada em operação de novos trens para Linha 3 - Vermelha do Metrô (10 trens de 6 carros) e Programas de Investimentos do Estado de São Paulo para o Expresso Leste da CPTM (9 novos trens de 8 carros e modernização de 5 existentes de 8 carros), além de equipamentos de sinalização e segurança, que reduzirão o intervalo entre as composições.
- Na Linha 3 – Vermelha do Metrô aumentando em 20% a oferta de lugares, o que possibilitará passar de 1,4 milhões passageiros/dia para 1,6 milhões passageiros/dia.
- No Expresso Leste da CPTM aumentando em 50% a oferta de lugares, o que possibilitará passar de 272 mil passageiros/dia para 370 mil passageiros/dia.
O transporte sobre trilhos terá extensão de 24,4 km. Implantação de monotrilho com 17 estações e aquisição de 54 novos trens, passando a atender 540 mil passageiros/dia.
- Criação de linhas expressas de pólos de interesse até o Estádio.
- 1.200 novos alvarás de táxi.
- O Terminal Itaquera será intermodal e atenderá linhas provenientes da Radial Leste, linhas intermunicipais e interestaduais que atenderão as regiões Norte e Nordeste do país.
    O prolongamento da Radial Leste de Itaquera até Guaianases também atrairá empresas, empregos, melhores serviços e desenvolvimento para o extremo  da Zona Leste, segundo o projeto, serão construidos 3,5 km de novas pistas, dois viadutos já perto de Guaianases, com 350 metros de extensão cada um.
    Os viadutos farão a ligação entre a Avenida José Pinheiros Borges (Radial Leste) com a Rua Salvador Gianetti, “servindo de ligação entre os bairros de Itaquera e Guaianases e o município de Poá. No projeto também estão previstas as alças de acesso, uma terceira faixa em um trecho já entregue da Radial Leste, dois pontilhões, a ligação entre o bairro da Penha e a Estação do Metrô Artur Alvim e a canalização do Córrego Verde.
     Segundo o projeto, haverá corredor de ônibus na radial leste até a estação Corinthians-Itaquera, na Av. Aricanduva e na Av. Itaquera.