Eu, Riselda Morais doando sangue, faça o mesmo você também! |
Em média os hemocentros do Estado costumam coletar 70 mil bolsas por mês. No período de festas de final de ano, as doações chegam a cair até 40%. A Fundação Pró-Sangue, por exemplo, começou a sentir os efeitos já em novembro. Foram coletadas em torno de 10,6 mil bolsas, 15% a menos do que normalmente arrecada. A unidade, ligada à Secretaria da Saúde, abastece 128 hospitais da capital e Grande São Paulo.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação. "A solidariedade é fundamental para evitar a redução dos estoques de sangue durante as festas de final de ano. Por isso solicitamos que, antes de viajar, os paulistas compareçam a um posto de coleta e ajudem a manter o nível dos hemocentros e o abastecimento dos hospitais", afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede estadual.
Mais informações pelo Alô Pró-Sangue, no 0800 55 0300.