Segundo dados de uma pesquisa realizada pela empresa GFK Retail and Technology os produtos eletrônicos que mais cresceram no Brasil em 2010, comparados ao mesmo período de 2009, foram os computadores portáteis, TVs tela fina e Câmeras digitais.
O número de venda de eletrônicos é o grande destaque na movimentação do mercado de bens duráveis.
No período de janeiro a agosto de 2010, houve um incremento de 85% na compra de TVs LCD, Plasma e LED em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os computadores portáteis (notebook e netbooks) também preferidos pela população, tiveram um incremento de 57% nas vendas, comparados ao mesmo período de 2009.
Já as âmeras digitais lidera as pretensões de compras e o incremento nas vendas saltou para 51%. O grande volume de compras das câmeras digitais surpreendeu, nos primeiros 8 meses de 2009 foram vendidas 1,4 milhão de unidades e saltou para 2,1 milhões de câmeras vendidas no mesmo período de 2010.
A pesquisa também aponta que os supermercados, hipermercados e lojas de departamentos foram responsáveis por 22% desse mercado no período, atraindo o consumidor, principalmente o classe C, com vendas até 20% mais baratos e facilidade para pagamento.