Pesquisar

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Próximo período de pagamentos do Pis/ Pasep será aberto em 13 de setembro

Riselda Morais

    Segundo informações do Ministério do Trabalho, desde o final de julho,  mais de 1,3 milhão de trabalhadores sacaram 1,2 bilhão do Pis/Pasep. 
     Ainda segundo o MT serão disponibilizados R$ 17,3 bilhões para mais de 22,8 milhões de trabalhadores de todo o país com direito ao benefício.
     A partir de 13 de setembro, será disponibilizado o Pasep - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público para servidores públicos que tem o número 2 no final da inscrição. Para trabalhadores da iniciativa privada, será disponibilizado os saques para quem nasceu no mês de setembro.
    Os trabalhadores com renda mensal média de até dois salários mínimos, que tenham trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base receberão um abono salarial de até um salário mínimo por ano.
    Segundo informações do Ministério do Trabalho, o valor é proporcional ao tempo trabalhado em 2017, cada mês trabalhado garante 1/12 do salário mínimo em vigor no Brasil, de R$ 954. Quem esteve empregado durante todo o ano receberá a quantia cheia.

   Os valores ficarão disponíveis até 30 de junho de 2019. 
     A partir do termino desse prazo, o montante retornará ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é vinculado ao Ministério do Trabalho. 
     Quem recebe PIS pode sacar o dinheiro na Caixa ou em uma lotérica, já funcionários públicos devem receber o Pasep no Banco do Brasil.