Pesquisar

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Mooca: Bairro com nome indígena e colonização italiana, comemora 462 anos, com show gratuito no parque

Riselda Morais
Bairro da Mooca. Imagem Street View
    Fundado em 17 de agosto de 1556, o Bairro da Mooca tem seu nome indígena, originado no Tupi. Conforme o nome já diz, “OCA” é a habitação indígena, a casa e “MO” refere-se a forma de pedra redonda. A história da fundação do bairro mostra que os indígenas concentravam-se às margens do rio Tamanduateí, na época chamado de Tameateí ou Tometeri. O bairro que hoje mantém suas tradições italianas devido a sua colonização, mantém também, muitas ruas com palavras indígenas como: Javari, Taquari, Cassandoca, Itaqueri, Arariboia, Guaimbé, Tabajaras, Camé, Juatindiba e outras e o Museu do Imigrante que guarda documentos, objetos e muitas memórias dos imigrantes que chegaram na região.
    Hoje, a Mooca é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo e abriga imigrantes de várias nacionalidades, mas guarda em suas raízes, a história da política de imigração quando o trabalho escravo foi substituído pelo trabalho livre de imigrantes, atraídos pela expansão urbana e atividades industriais que lhe renderam o título de “bairro operário” ou “bairro italiano”. 
    Segundo a história, a hoje movimentada Rua da Mooca, era uma trilha usada primeiro por índios Tupi-Guarani, durante a colonização passou a ser usada por brancos, animais e rodas de carroças. O bairro conserva também, uma rua de paralelepípedo com casas de três cômodos construídas por operários das fábricas locais, além de uma curiosidade:          Trata-se de uma placa da prefeitura, que antecipa a década de 50, colocada na confluência da Rua da Mooca com a Rua do Oratório, tratada como Marco Zero da Mooca.
     Para comemorar os 462 anos da Mooca, será realizado no sábado (18), a partir das 14h,  um show gratuito no Parque da Mooca, sito a Rua Taquari, 543. Entre as atrações de música se apresentarão a cantora e compositora Kell Smith com o hit “Era uma vez”; o coral Kemuel com influências que vão do gospel norte americano a música cristã contemporânea; o Grupo Maloka Chic que apresenta desde MPB até música internacional; Banda do P.A. cantando axé e o DJ MP7 com música eletrônica. Também se apresenta a Cia Tribo de dança, com  um espetáculo  teatral que trata sobre “como se livrar das mazelas desse mundo”. 

    O evento é uma parceria da secretaria de cultura da Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Prefeitura Regional da Mooca.