Riselda Morais
Prefeito Bruno Covas assina Termo de Autorizo |
O Prefeito Bruno Covas participou, na quinta-feira (04) do evento de assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Amlurb - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana para implementação de atividades e oficinas nos setores de qualificação profissional, inclusão produtiva, empreendedorismo, cooperativismo, combate ao desperdício de alimentos e ativação do Espaço Renda+ sito a Rua Major Vitorino de Souza Rocha, s/n no Jardim Santa Terezinha, em Itaquera, Zona Leste da capital.
O espaço fica ao lado da Cohab José Bonifácio e conta com salas para a realização de oficinas e palestras, que darão aos moradores da região a oportunidade de se prepararem mais para a atividade econômica e de poderem se organizar para gerar renda e formalização de MEI, além de bancadas que serão utilizadas para o curso de Princípios Básicos de Marcenaria visando o Reaproveitamento de Móveis destinados nos Ecopontos.
“Nós vamos trabalhar com toda a comunidade do entorno, escolas, Cohab e organizações para que as pessoas possam se beneficiar. Nos já conversamos com os CEI - Centro Educacional Infantil, para ter cursos para as mães de alunos virem aqui se qualificar para o mercado de trabalho”, disse a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Aline Cardoso.
Otermo inclui também o combate ao desperdício de alimentos, “não permitindo que comida boa vá para o lixo, o que não puder ser consumido vai para a compostagem, virar composto para hortas”.
A coleta será feita nas feiras e sacolões. . “Vamos conseguir conscientizar as pessoas para desperdiçar menos. Nas feiras livres e mercados nós vamos organizar para que não vá alimentos próprios para consumo para o lixo, para que os permissionários, os vendedores ofereçam esse alimento que está próprio para o consumo para nós direcionarmos através do Banco de Alimentos para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, declarou Aline.
O presidente da Amlurb, Edson Tomaz de Lima informou que a empresa tem uma coleta de volumosos, como sofás, guarda-roupas entre outros, por isto foram colocados bancadas no Espaço Renda+, onde catadores serão capacitados para trabalhar com a marcenaria básica para o compartilhamento e desenvolvimento de atividades para a geração de trabalho e renda reaproveitando os móveis que seriam descartados.
“Foi construido um convênio da Amlurb com os Senais, que é a secretaria nacional de economia solidária e a nossa tarefa dentro desse espaço é capacitar 160 catadores para a marcenaria básica”, informou Edson Tomaz.
O prefeito Bruno Covas assinou o Termo de Autorizo, para a implementação de ações conjuntas nas temáticas de cooperativismo, geração de renda, inclusão produtiva, redução de desperdício de alimentos e compostagem e ressaltou a importância de ações conjuntas e de poder oferecer uma nova oportunidade a população da região, rediscutindo a questão da segurança alimentar. “A gente sabe o momento pelo qual o país atravessa, a quantidade imensa de desempregados que nós temos, isso não é diferente na cidade de São Paulo, uma situação que se agrava ainda mais, em especial em relação aos jovens, as mulheres, a população de periferia, portanto, a gente poder com o mínimo de ação minimizar esses impactos aqui na cidade de São Paulo, oferecendo capacitação e acima de tudo, voltado para o que é o futuro do emprego, a área do baixo carbono, na área da baixa geração de poluentes, na economia solidária, cooperativismo”, enfatizou Bruno Covas.
Participaram do evento Secretaria Municipal de Desenvolvimento Aline Cardoso, o Prefeito Bruno Covas, o Secretário Municipal da Subprefeituras Marcos Penido, o Subprefeito de Itaquera Jamil Yatim e Edson Tomaz de Lima Filho - Presidente da Amlurb.