Capital paulista tem meta de vacinar 2.395.236 pessoas entre 23 de abril e 1º de junho
Riselda Morais
No período de 23 de abril a 1º de junho, está sendo realizada a 20ª Campanha Nacional de Vacinação com o objetivo de imunizar 54.465.930 pessoas que fazem parte do grupo prioritário em todo o país, para isto, o Ministério da Saúde está entregando, em etapas, aos estados brasileiros, as 60 milhões de doses adquiridas.
Estão incluídos no grupo prioritário crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, idosos a partir de 60 anos, professores, profissionais da saúde, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), presidiários (as), funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas.
A vacina é trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Para receber a vacina gratuitamente basta fazer parte do grupo prioritário e ir até um posto de saúde.
O estado de São Paulo deve imunizar 12.552.136 pessoas e para atender todo o público-alvo recebeu 13.807.400 doses da vacina contra Influenza.
A cidade de São Paulo tem como meta, vacinar 2.395.236 pessoas em três fases.
Na primeira fase, de 23 de abril a 01 de maio, receberão a vacina, os profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos de idade e indígenas.
Na segunda fase, de 02 a 08 de maio, também receberão a vacina, crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes e puérperas.
A partir de 09 de maio estão incluídos os professores e portadores de doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imunodeprimidos).
O dia 12 de maio será o dia da mobilização nacional para a vacinação contra o Influenza. Neste dia estarão abertos 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com envolvimento de 240 mil pessoas e 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
A campanha se estenderá até o dia 1º de junho.
Para a população que não se enquadra nos grupos prioritários, o Ministério da Saúde recomenda tomar alguns cuidados para prevenir a doença: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.