Pesquisar

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dilma tem o maior índice de aprovação desde sua posse, mas Lula continua o preferido dos brasileiros

Por: Riselda Morais
Presidenta Dilma Rousseff e seu Lula


    A presidente Dilma Rousseff atingiu  o maior índice de popularidade desde que tomou posse em 1º de janeiro de 2011 mas o ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva continua o preferido dos brasileiros para  2014.
O novo recorde  de popularidade, elevou a aprovação  do governo Dilma para 64%  de ótimo ou bom.
    Segundo dados da Pesquisa Datafolha, realizada  com 2.588 pessoas, entre os dias 18 e 19 deste mês e divulgado no  domingo dia  22/04,, que tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos,  a aprovação de ótimo ou bom por 64% dos brasileiros é a maior aprovação presidencial com um ano e três meses de mandato  em todas as pesquisas realizada  pelo Instituto. Consideraram o governo Dilma regular 29% dos entrevistados e apenas 5% consideraram o mandato ruim ou péssimo.
    Ainda segundo dados da pesquisa  Datafolha, no mês de janeiro desta ano, os números eram de 33% para ótimo ou bom e 6% para ruim ou péssimo.
    Em si tratando da próxima candidatura do PT a presidência, nas eleições de 2014, Lula, o antecessor de Dilma continua o predileto dos brasileiros com 57%, Dilma tem a preferência de 32%, apenas 6% dos brasileiros desaprovam a candidatura dos dois e 5% não souberam responder.
Considerando o percentual por tempo de mandato, um ano e três meses,  dos três últimos presidentes, Dilma tem o  maior pico de popularidade com 64% contra  55% do segundo mandato de Lula e 38% no primeiro mandato e Fernando Henrique Cardoso  tinha  apenas 30%.  A popularidade de Dilma  cresceu também entre as pessoas com nível superior e com renda acima de 10 salários mínimos, sendo 48% de Dilma contra 45% de seu antecessor.