Parceria entre empresas aéreas e governo vai aperfeiçoar a logística de transporte de órgãos no país
- Com o objetivo de renovar e aperfeiçoar os termos de um acordo fechado em 2001 para melhorar a logística do transporte de órgão para transplante no país o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, se reuniu nesta quinta-feira (24/11) com representantes das companhias aéreas brasileiras GOL, Avianca, Azul, TAM, TRIP e Webjet, do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Infraero e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Desde o fechamento do acordo 2.246 órgãos transitaram gratuitamente.
- Segundo o coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Heder Borba, a distância e a logística são dois principais problemas enfrentados pelo sistema no Brasil, em especial, nos casos de órgãos como o coração e o pulmão, que precisam chegar rapidamente aos destinos, em média até quatro horas.
- Os representantes das empresas presentes na reunião apoiaram de forma unânime a continuidade e aperfeiçoamento da iniciativa.
- Fonte: Secretaria de Aviação Civil