Pesquisar

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mulher moderna: Como manter-se multifuncional, saudável e bonita?


Por: Riselda Morais

    Há algumas décadas, as refeições eram um momento quase que sagrado para as famílias. Era o momento em que todos se reuniam em volta da mesa para degustar uma alimentação gostosa e desfrutar da companhia daqueles que amamos. Os anos foram passando, os comportamentos foram mudando, trabalho, estudo, família, lar... nos tornamos mulheres com pluralidade sem descer do salto, tampouco deixar a desejar, mulheres multifuncionais que quebraram o arquétipo da mulher submissa, da Amélia. 
Uma nova  identidade somou-se aos diversos papéis desempenhados diariamente pela mulher, com sua entrada no mercado de trabalho, correndo contra o relógio e em meio a um turbilhão de emoções e responsabilidades da vida moderna, os hábitos mudaram, mas a necessidade de se manter saudável e bonita permanece.
Hoje somos mulheres independentes e pagamos nosso preço por isto, trabalhamos fora, estudamos, cuidamos da família, da casa e ainda precisamos estar sempre belas, sermos mulheres atraentes, que amam-se, cuidam-se e fazem-se felizes. Nas gerações das mulheres submissas provavelmente elas preocupavam-se em estar sempre bonitas para agradar a seus esposos, mas hoje, nos preocupamos em estamos bonitas para nós mesmas, para estarmos felizes consigo.  É a emancipação feminina tirando dos ombros dos homens o peso da obrigatoriedade de fazê-las felizes e lhes dizendo: “Venha ser feliz comigo, mas se não for capaz, posso ser feliz sozinha”.
Um dos preços que pagamos pela vida moderna, pelo dinamismo que inserimos em nossas vidas, é não conseguirmos mais reunir a família em volta da mesa, hoje cada um faz sua refeição onde e quando quer ou pode e geralmente fora de casa, esta mudança de comportamento desfavorece tanto os vínculos familiares quanto a saúde da família, mas ainda podemos manter algumas atitudes e hábitos que favorecem a qualidade de vida e podem nos manter bonitas e joviais sem que precisemos recorrer a tratamentos caros, plásticas, tratamentos que deixam a expressão artificial como a aplicação de botóx, entre outros e sem entrarmos em um quadro de sedentarismo e obesidade. Mesmo mantendo o ritmo acelerado no dia-a-dia é importante manter uma boa alimentação, além de manter a saúde, se for uma dieta bem equilibrada, podemos consumir sem hesitação e para se ter bons resultados, alguns cuidados podem ser importantes:
- Comer devagar para que a mensagem de saciedade chegue ao cérebro. De 15 a 20 minutos é um tempo mínimo que se deve durar uma refeição.
- Não realizar outras atividades enquanto come, por exemplo: ler, ver TV, falar ao telefone. Ficar atenta ao que está comendo, saboreie os alimentos.
- Mastigar bem os alimentos, pois o processo de digestão inicia-se pela boca.
- Iniciar as refeições: almoço e jantar com uma salada crua e variada. E quanto mais cores no prato, mais nutrientes e substâncias funcionais terá.
- Evitar beliscar guloseimas, petiscos, alimentos muito calóricos, pois mesmo que seja pouca quantidade por vez, ao juntar tudo torna-se muito. Evitar ter esse tipo de alimento à disposição.
- Procure levar na bolsa ou ter a sua disposição alimentos saudáveis, por exemplo, barrinha de cereais e frutas. Se no seu local de trabalho tiver uma geladeira, melhor ainda, já que as opções aumentam: iogurtes, sucos, bebida à base de soja e até um sanduíche de frios com salada.
- Quem come facilmente uma barra de chocolate, um pacote de bolacha recheada ou algum outro doce, deve experimentar comer o doce, prestando bastante atenção no sabor, comer devagar, e sem fazer outra atividade ao mesmo tempo, focando somente no ato de comer. Dificilmente comerá a mesma quantidade que comeria assistindo TV, no computador ou enquanto trabalha.
- Manter uma boa dieta livra o corpo dos radicais livres e melhora a pele. Segundo nutricionistas, uma dieta equilibrada deve ser rica em vegetais, frutas, leguminosas, cereais e hortaliças. Outros alimentos que não podem faltar são os ricos em vitamina C como laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate; vitamina E como amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo e vegetais folhosos; vitamina A como cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão; e bioflavonoides, substância presente em frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas.
Segundo especialistas alguns tipos de alimentos podem manter a saúde e reduzir em até 80% o risco de problemas cardíacos, doenças que aumentaram entre as mulheres depois que se tornaram multifuncionais.
- Peixes - contém o famoso ômega 3, ácido graxo responsável por limpar as artérias. Pode ser encontrado em várias espécies como o salmão, o atum e a sardinha
- Cebola - ela diminui as placas de gordura que obstruem os vasos sanguíneos
- Ovo - se o seu colesterol é normal, recomenda-se comer um ovo por dia
- Nozes e castanhas - elas reduzem o risco de males cardíacos em quase 40%
- Chocolate amargo - o chocolate amargo é capaz de reduzir o risco de ataques cardíacos e diminuir obstruções dos vasos sanguíneos, mas não exagere na quantidade, é um alimento calórico.
- Alho - reduz a pressão arterial e combate o colesterol ruim,  se for assado no forno com azeite elimina o cheiro característico de alho.
- Morango - assim como a laranja e a goiaba, é uma fruta rica em vitamina C, antioxidante que reforça a parede das artérias, impedindo o acúmulo de placas gordurosas
- Vinho tinto - contém flavonóides, oxidantes responsáveis por prevenir doenças cardiovasculares
- Por mais estressada que esteja, não fume. O cigarro diminue a oxigenação da pele, deixando-a grossa, amarelada, opaca, sem viço e facilita o envelhecimento. Além de muitas doenças que o cigarro causa a saúde (enfisema pulmonar e doenças cardíacas), ele provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elastecidade à pele, favorecendo a flacidez.
- Tomar bastante água (oito copos ou 2 litros por dia). A hidratação mantem a elasticidade, o viço da pele e elimina as toxinas.
- Usar o protetor solar diariamente, fator acima de 30 para rosto, colo, pescoço e mãos. O excesso de exposição solar sem proteção é a principal causa do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Sol sem protetor gera manchas, sardas, flacidez, pele áspera e aumento das rugas. 
- Ufa! Depois de tudo isto, procure dormir bem, enquanto dormimos produzimos hormônios “rejunescedores” que são calmantes e reparadores para a pele e para o corpo. Quando dormimos mal, além das olheiras, com o  passar do tempo a pele perde o viço e nós, mulheres dinâmicas e modernas, o humor.