Pesquisar

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Salto Alto, uma paixão feminina!

Por: Riselda Morais

O salto alto é literalmente uma paixão feminina. Quem é mulher sabe que uma boa produção não dispensa salto alto, ele tem nome e estilo, é objeto de sonho, desejo de sedução, afirmação da moda e independente da preferência por modelo e altura, o que uma mulher quer mesmo ao escolher um belo salto é sentir-se bem.
O salto alto é um acessório apaixonante, que atrai a mulher. Que mulher nunca se pegou diante de uma vitrine cheia de sapatos, encantada, querendo experimentar e levar para casa?
Não há dúvida que o salto alto faz a mulher sentir-se mais bonita, esguia e realizada diante do espelho, com melhor postura e mais atitude. Ele deixa as pernas com aparência de malhadas, aumenta a estatura e ainda dá aquela levantada no bumbum, por isto o acessório é usado por algumas mulheres para seduzir, atrair o sexo oposto.
A paixão por salto alto é antiga, a invenção do salto é atribuída a Catarina de Médici, filha de italianos, tinha baixa estatura e ao casar com Henry II, da França, levou em sua bagagem vários sapatos que a deixavam mais alta. A novidade fez a cabeça de muitos franceses e tornou-se símbolo de "status". Também na França, no século XVII, na corte do rei Louis XIV, esse acessório era amplamente utilizado, inclusive pelo próprio rei, que média 1.60 cm de altura e tudo que o deixasse mais alto era bem vindo. O salto ganhou fama no reinado de Louis XV, quando o nome dele foi dado ao salto afinado no meio.
Com o passar do tempo, o salto foi ganhando novas modas a cada estação do ano: Louis XV, Agulha, Anabela, Sabrina. Nome, modelo, estilo a cada estação, a estrela desse inverno são as botas em vários estilos e cores, salto alto, baixo, cowboy, montaria, bico fino ou quadrado, cano curto ou longo.
Como não há perfeição, o salto alto tem seus riscos, o uso exagerado do acessório sobrecarrega os joelhos, pode piorar a postura e render um belo joanete, segundo ortopedistas ele pode provocar o encurtamento do músculo da panturrilha. Esse encurtamento da musculatura posterior da perna, do pé e da coluna, faz com que a mulher sinta dor na coluna e nas pernas ao usar o salto baixo, ao ficar sem salto.
Como nós mulheres não vivemos sem um saltinho o segredo é variar a altura do salto, variando os sapatos durante a semana, diminuir o tamanho do salto no dia-a-dia em especial no calçado usado para trabalhar, para percorrer maiores distâncias a pé e fazer alongamento na musculatura posterior da perna e da coluna.
A beleza e o conforto podem andar juntas, por isto, na hora de comprar, por mais lindos que sejam, lembre-se que eles devem ser confortáveis e oferecer equilíbrio, não se deixe seduzir só pela beleza e não espere que o material laceie, busque o modelo que lhe ofereça equilíbrio e conforto aos pés de imediato, para isto, calce-os e dê umas voltinhas dentro da loja antes de adquirílos, eles devem ter um centímetro de sobra entre o dedo maior e o bico do sapato.
Independente do tamanho do salto, baixo, médio ou alto o mais importante é sentir-se segura, ter bom humor, ser bem resolvida, ter alto estima e agir com bom senso.