Pesquisar

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dois milhões de usuários trocam de operadora sem mudar de número

Por: Riselda Morais
Os 30,8 milhões de clientes do DDD 11, moradores da região metropolitana e grande São Paulo, assim como os 163 milhões de usuários de telefonia fixa ou móvel dos outros 76 DDDs já podem mudar de operadora sem mudar o número de telefone.
O serviço de portabilidade numérica foi implementado gradativamente, no período de 1º de setembro do ano passado à 2 de março deste ano e está valendo em todo o país.
Segundo a ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos de Telecomunicações), administradora da base de dados, até agora, 2 milhões de usuários solicitaram a transferência de operadora e 65,7% dos pedidos já foram efetivados.
Ainda segundo a ABR, os pedidos ainda não atendidos podem ter apresentado imprecisão em relação aos dados do usuário ou está no período de cinco dias úteis para a transferência, está agendado pelo usuário por qualquer motivo ou houve desistência.
Os usuários de telefonia móvel é quem mais solicitou a portabilidade numérica neste período, são 1.314.141 pedidos, representando 66% dos 2 milhões de pedidos, com 34% de usuários de telefonia móvel, o correspondente a 686.724 usuários.
Entre as transferências concluídas são 67% de telefones móveis contra 33% de telefones fixos.
Segundo o presidente executivo da ABR Telecon, José Moreira, o movimento de migrações registradas diariamente comprova o êxito do processo de portabilidade numérica no país e reafirma o direito do usuário na escolha da operadora com a manutenção do seu número.
A falta de divulgação e a falta de conhecimento do consumidor sobre este direito que pode exercer faz com que o número de usuários que pediram a portabilidade até agora esteja abaixo das expectativas dos especialistas e empresas que esperam que com a entrada da portabilidade aqui em São Paulo, aumente o número de usuários que solicitam o serviço, já que o mercado é dinâmico e trata-se de um grande centro econômico.
Para as operadoras de telefonia fixa e móvel não é interessante divulgar a portabilidade porque elas têm medo de perder os clientes, em contra partida o consumidor acaba não trocando de empresa por ter a sensação de não ter um bom atendimento.
Segundo o Procon-SP, a portabilidade é importante porque corrobora para que tenhamos maior competição e que as empresas atendam com mais qualidade.
Para ter acesso à portabilidade, o consumidor deverá procurar a operadora para a qual quer migrar e apresentar o pedido e documentos pessoais. A regra vale também para os consumidores que possuem contrato de fidelidade com a atual operadora.
A nova operadora entrará em contato com a operadora anterior e o consumidor receberá, em sua casa, uma conta com as ligações que ainda não foram pagas e, se estiver previsto em contrato, a multa pelo rompimento da fidelidade. O processo será feito em cinco dias e o telefone continuará funcionando nesse período.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) permite um período de transição de no máximo duas horas, em que o telefone poderá ficar mudo. Qualquer problema acima desse prazo, o consumidor deverá comunicar à nova operadora.
Para a telefonia celular, o consumidor poderá pedir a portabilidade dentro do mesmo DDD —o serviço ainda não será possível fora desta área. O consumidor pode ainda mudar de pré-pago para pós-pago ou vice-versa e manter o número. Já na telefonia fixa, o consumidor só poderá manter o número se for dentro da mesma cidade ou da mesma localidade —região em que é possível fazer ligação local. No caso do telefone fixo, é possível ainda mudar de endereço, dentro de uma mesma operadora, e manter o número.