Pesquisar

domingo, 26 de julho de 2009

Saiba como evitar as doenças de inverno


O inverno chegou e junto com as baixas temperaturas chegam também as doenças de inverno. Entende-se por doenças de inverno as gripes, resfriados, alergias, doenças respiratórias como a asma e a bronquite, as rinites e a pneumonia.
As doenças de inverno mais comuns são as que atingem a garganta e o aparelho respiratório, têm como alvo preferido as vias respiratórias superiores (nariz), a garganta, os ouvidos e os pulmões. Apesar de afetar a população como um todo, as maiores vitimas são as crianças e os idosos, mas se tratadas adequadamente não têm maior gravidade apesar do desconforto.
As primeiras infecções a chegar são os resfriados, não existe remédio para a cura mas para aliviar os sintomas, a coriza, os espirros a febre baixa, pode ser causado por alergias, vírus ou bactérias, tende a passar sozinho. Durante um resfriado é recomendável evitar bebidas geladas, não permanecer em ambientes fechados e nem compartilhar talheres, ter repouso, ingerir bastante liquido e alimentar-se bem.
O resfriado pode evoluir para a gripe, rinite ou outras infecções respiratórias.
A gripe é muito contagiosa, causada pelo vírus Influenza, ataca nariz, garganta e pulmões.
Seus sintomas são febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e inflamação nos olhos.
O vírus Influenza é mutante, aparece de forma diferente a cada ano, é transmitido pelo ar através de gotículas de saliva.
Em pessoas debilitadas por doenças crônicas ou idosas a gripe pode evoluir para pneumonia e para a meningite, podendo levar a morte.
As alergias típicas do inverno são as respiratórias, os principais sintomas são a tosse, a coriza, coceira nos olhos, na garganta e na pele. A alergia é uma resposta imunológica exagerada do organismo a alguma substância estranha.
As alergias podem ser à poeira, fungos, ácaros, alimentos, tecidos, pêlos ou penas de animais, pólen. A única forma de evitar é descobrir a causa, consultando um especialista e ficando longe do agente causador. A medicação geralmente antialérgicos a base de cortizona ou vacina para dessensibilizar o organismo só pode ser tomado sob prescrição médica.
As asmas e a rinite ocorrem devido ao aumento do ar seco que mantém mais partículas de poluição do ar.
Alguns cuidados podem ser tomados para se evitar ser vitimado pelas doenças de inverno. O primeiro deles é manter uma boa alimentação e tomar bastante líquido para aumentar a imunidade, manter o ambiente ventilado. Evitar aglomerações, ambientes como shoppings e cinema, pode proteger dos vírus, gripes e resfriados.
Ao tirar os casacos e blusas de lã do armário com a chegada do frio procure lavar antes de usar, para quem já tem alergia deve evitar roupas de crochê, tricô e dar preferência a peças de algodão. Evite cobertores de lã, procure usar edredons.
Mudar a maneira de limpar a casa, trocando a vassoura e o aspirador de pó por pano úmido pode evitar as crises alérgicas, asmas e rinites.
Atenção para as variações de temperatura, em ambientes fechados sentimos calor mas ao sair destes ambientes há uma brusca queda de temperatura, procure agasalhar-se antes de sair.
Em casa evite acúmulo de poeira. Para quem é alérgico a pó e ácaros evitar manter tapetes e cortinas em casa, substituir as cortinas por persianas e mantê-las limpas pode ser uma saída.
Evite estar exposto ao ar condicionado, seja ele quente ou frio.
Quando a umidade do ar estiver baixa, mantenha o ar do quarto umedecido, colocando uma toalha em uma bacia com água no quarto ou utilizando umidificadores.
Procure lavar e secar ao sol antes de usar mantas, cobertores, roupas de lã e toda a roupa de inverno que ficou guardada por muito tempo.
Procure trocar travesseiros a cada 2 anos, colocar capa impermeável em travesseiros e colchões.
Quem tem alergia a pó deve evitar bichinhos de pelúcia no quarto e o manter sempre limpo, evite deixar no quarto objetos que acumulam poeira; passar um pano úmido nos móveis pelo menos uma vez por semana.
Tapetes, carpetes e cortinas, principalmente quem os tem no quarto, deve lavar a cada quinze dias.
Persianas passar um pano molhado.
Mantenha a casa arejada, ventilada, ensolarada.
Evite fumar dentro de casa e recobrir estofados com tecido.
Se é alérgico a pelos de animais, tem rinite, bronquite ou asma, evite manter dentro de casa cães e gatos e nunca deixe-os dormir em sua cama, quem tem deve manter o quarto muito bem limpo.