Pesquisar

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

CEU Aricanduva promove Caminhada pela paz e recebe abraço coletivo

Professores, alunos, pais e funcionários pedem por uma cultura de paz dentro das escolas e na comunidade
   Riselda Morais


   Com o objetivo de promover a união no ambiente escolar, o CEU Aricanduva promoveu nesta sexta-feira (18), uma caminhada que reuniu professores, alunos, pais, funcionários e membros da comunidade em um ato simbólico pelo fortalecimento da cultura de paz dentro dos equipamentos escolares.   

     
Pais, alunos e professores se unem pedindo paz nas escolas.
 Foto: Riselda Morais
Com início as 9h, a caminhada percorreu os espaços independentes da unidade e seguiu pelas ruas do Jardim Santa Teresinha, comunidade onde está inserido, com gritos de “Escola unida jamais será vencida” e cartazes com mensagens positivas de vários autores, ao retornar todos abraçaram o CEU Aricanduva e soltaram balões vermelhos em forma de coração com mensagens de paz.

   O CEU Aricanduva ficou marcado por uma tragédia que aconteceu em 19 de setembro, quando um aluno deu uma facada em um professor de geografia dentro da sala de aula e depois desferiu uma facada contra si mesmo. O professor e o aluno envolvidos na tragédia tiveram alta e ambos estão se recuperando bem. O aluno está em tratamento psicológico. 





   Para a mãe de um dos aluno, a ação é importante mas poderia ter sido feita antes da tragédia acontecer. “Não tinha essas coisas antes, fizeram depois do acontecido, serviu para abrirem os olhos, a juventude de hoje está muito distante de pai, mãe, da família, a gente nunca sabe o que vai acontecer”, disse Caroline e acrescentou: “precisa de muita conversa em conjunto, com escola e família”.
Crianças fazem caminhada com mensagens de paz.
 Foto: Riselda Morais
    Segundo Fabiana Pereira Brito, Gestora do CEU Aricanduva, esse movimento que abre espaço para a reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental, surgiu por ocasião da comemoração dos 16 anos do Centro Educacional Unificado Aricanduva.
 “Como todos sabem, recentemente aqui houve uma tragédia, ela aconteceu na quinta-feira e nosso aniversário foi no sábado... a gente mudou o perfil das comemorações, aqui a gente já trabalha com o projeto “Cuidando do Seu Coração”, que trabalha a questão de escuta dos alunos.”

Abraço coletivo no CEU Aricanduva.
Fotos: Riselda Morais

    Fabiana alerta para que todos, pais e filhos esqueçam seus celulares e redes sociais um tempo e dêem atenção a seus familiares, ouçam, falem, interajam, convivam e unam-se as escolas para o bem e pelo bem de todos.
“Nós estamos vivendo um momento, não só no CEU Aricanduva, mas em todos os setores educacionais, onde os nossos jovens, crianças, adolescentes e a comunidade estão, por unidade gritando e serão ouvidos”, enfatizou.