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quinta-feira, 18 de abril de 2019

Prefeitura reforça parceria e proximidade com Jornais de Bairros da capital paulista

Riselda Morais

Secretário de Comunicação Marco Antonio Sabino (centro); Chefe de Gabinete Silvio Romario Bressan (a esq. foto); Chefe de Gabinete de Publicidade Isabel Amorin (esq.) Coordenadores de Imprensa, Alec Duarte, Alexssander Soares

Jornalistas e diretores de Jornais de Bairros da capital paulista


Nesta terça-feira (9), foi realizada na Prefeitura de São Paulo, uma reunião entre os jornalistas, diretores e proprietários dos Jornais de Bairros da capital e a equipe da Secretaria de Comunicação da Cidade, com o objetivo de reforçar a parceria e proximidade com a imprensa regional e com a população. Praticando o jornalismo de proximidade e dando voz a população para fazer reivindicações sobre as necessidades locais, servindo de ponte, entre o munícipe e as esferas de governo, o Jornal de Bairro vem passando nos últimos anos, por grandes dificuldades ao realizar seu trabalho de prestação de serviço a cidade e a população.
Uma comunicação completa e integrada, que age com eficiência e eficácia ao desempenhar seu papel de bem informar, sobre o que acontece nos bairros e na cidade; o jornalismo comunitário e de proximidade, representado pelo Jornal de Bairro, depende do apoio, parceria e patrocínio de anunciantes, empreendedores individuais, micro, pequeno ou grande empresário, tanto quanto precisa do apoio e parceria dos Governos Municipal, Estadual e Federal para se manter ativo e chegando às mãos da população com qualidade e gratuidade.
Nos últimos anos, com a crise no mercado econômico e financeiro, a mídia regional tem sofrido grandes consequências, uma vez que a primeira despesa que é cortada em fases de crise é a verba de publicidade. 
O poder público, a gestão de alguns governantes, também parou de olhar o Jornal de Bairro com a real importância que ele tem, e passou a fazer inserção de suas campanhas apenas na TV, rádios, jornais de grande porte e redes sociais, esquecendo-se no entanto, que grande parte da população não tem dinheiro suficiente para comprar jornal ou assinar aplicativos e conteúdos pagos e que, muitos cidadãos ainda têm dificuldades em lidar com as novas tecnologias e em arcar com os custos que ela gera, internet ou equipamentos.
  Estas ações fizeram o jornalismo de proximidade passar por muitas dificuldades, mas não o tornaram menos importante ou invisível aos olhos dos leitores. 
Continuamos em todos os cantos da cidade, reivindicando melhorias, apoiando as iniciativas, marcando presença nos eventos regionais, nos mutirões da Cidadania, nas reconquistas da cidade obtidas ao longo dos anos.
A existência do jornalismo de proximidade precisa ser uma via de mão dupla, para chegar a mão do leitor, munícipe e consumidor em potencial de forma gratuita, precisa também, de seus anunciantes e patrocinadores, que ganham, ao atingir o público alvo, transmitindo sua mensagem de forma clara, simples e eficaz.
O Jornal de Bairro já faz parte da cidade de São Paulo como uma cultura e melhor forma de se comunicar com o munícipe, leitor, consumidor e morador dos bairros e regiões. 
Percebendo o Jornal de Bairro como a melhor forma de estar mais próximo da população, o Prefeito Bruno Covas mudou o time da Secretaria de Comunicação, com o intuito fazer a cidade de São Paulo dar certo, saber o que acontece em cada região e praticar ações que resgatem o estímulo das pessoas e a qualidade de vida da população.
A equipe contratada para o bem de São Paulo, que está disposta a ouvir, informar e fazer com que as reivindicações sejam ouvidas e atendidas, é formada pelo Secretário de Comunicação Marco Antonio Sabino; Chefe de Gabinete Silvio Romario Bressan; pela Chefe de Gabinete de Publicidade Isabel Amorin e pelos Coordenadores de Imprensa, Alec Duarte, Alexssander Soares e Eduardo Vitor. 
“A gente reconhece que precisamos nos comunicar através do Jornal de Bairro, porque o público que vocês atingem, a grande imprensa não atinge”; disse Sabino e depois de justificar os motivos pelos quais a PMSP não deu a atenção devida a mídia regional por “estar passando por uma fase de ajustes”, enfatizou: “Vocês são a ponta, a base, trabalham com carinho para população; vocês melhores do que ninguém, são os influenciadores para o bem da cidade de São Paulo.