Os dados de uma pesquisa realizada pela USP, para avaliar o índice de confiança dos profissionais do Judiciário revelou, entre os advogados, a mesma insatisfação que existe entre a população brasileira em relação a nossa Justiça. Para a maioria dos advogados a Justiça brasileira é desigual, ineficiente, lenta, cara e de difícil acesso, reclamações comuns entre todos os brasileiros agora feita por profissionais do Judiciário.
A pesquisa foi feita em março, com 1.172 advogados de todas as regiões do Brasil para avaliar os Tribunais Federais e Estaduais.
Quanto a igualdade de tratamento, 86,2% dos advogados entrevistados consideram a Justiça pouco ou nada igual, o que reforça a idéia que a justiça aqui não funciona para todos, seja por condição social, favorecimento ou filiação política.
Apenas 2% dos advogados consideram a Justiça rápida ou muito rápida.
É uma Justiça muito cara para 89,9% e pouco ou nada honesta para 61,2% dos entrevistados, em relação ao acesso, a maioria dos entrevistados ou 64% declarou que é muito difícil ou difícl chegar até a Justiça.