Pesquisar

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

GRAACC promove encontro sobre atendimento escolar no hospital


O atendimento escolar dentro dos hospitais é uma ferramenta essencial para garantir o acesso à educação básica de crianças e adolescentes que passam por tratamentos médicos mais complexos. Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de políticas públicas que permitam aos jovens estudar e se tratar ao mesmo tempo, o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – GRAACC e o Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp promovem o II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, entre os dias 19 e 21 de novembro (programação anexa).
Ao todo, 300 profissionais das áreas de educação e da saúde de todo o País estarão reunidos no evento para discutir, refletir e propor novos rumos aos processos de implementação, profissionalização e acesso ao desenvolvimento da educação hospitalar.  “É necessário um trabalho de formação dos professores e a produção de conhecimento científico sobre esse fazer educacional fora da sala de aula tradicional”, afirma Amália Covic, coordenadora do projeto Escola Móvel, em funcionamento no GRAACC desde 2000.
A Escola Móvel possibilitou, desde a sua implantação, o atendimento de cerca de 2,5 mil crianças e adolescentes com idades entre 4 e 23 anos, em tratamento no GRAACC. Para se ter uma ideia, no início do Escola Móvel praticamente 50% dos pacientes com idade escolar não estavam matriculados em uma escola de origem. Hoje, esse número caiu para 5%, experiência positiva que o GRAACC deseja disseminar.

Serviço:
II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar
Data: de 19 a 21 de novembro de 2010
Local: Teatro Marcos Lindemberg – UNIFESP
Inscrições gratuitas:  www.graacc.org.br


Referência no tratamento e pesquisa do câncer infanto-juvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do País, o GRAACC, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer, todas as chances de cura com qualidade de vida. A organização é reconhecida pelos expressivos resultados obtidos na cura do câncer infantil, alcançando índices de cerca de 70%, semelhantes aos de instituições de saúde européias e norte-americanas.
O GRAACC tem um hospital próprio (fundado em 1998), o Instituto de Oncologia Pediátrica - IOP, em parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Na unidade são realizados mais de quatro mil atendimentos por mês, entre consultas, tratamentos quimioterápicos, cirurgias, transplantes de medula óssea, internações e outros procedimentos. Com um orçamento de R$ 50 milhões anuais, atende, em média, 300 novos casos/ano. Informações: www.graacc.org.br