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quinta-feira, 15 de março de 2018

As lutas da mulher brasileira!

Riselda Morais



  Bonita, com personalidade forte, guerreira! Eis a mulher brasileira.
Ainda bem que somos guerreiras, porque temos muitas lutas diárias e muitos motivos para lutar. 
Conquistando cada dia mais espaço no mercado de trabalho, muitas vezes em mercados que têm o estigma de ser exclusivamente masculino e buscando, cada vez mais, ter grau de escolaridade mais alto e maior independência financeira, as mulheres brasileiras ainda têm um longo percurso na luta pela igualdade de gêneros.
Apesar da evolução na área profissional, as mulheres ainda são minoria em cargos de chefia e de diretoria nas empresas e, mesmo quando uma mulher ocupa um alto cargo, no mesmo nível que um colega do sexo oposto, dentro da empresa, ela ganha em média 15% a menos que o colega do sexo masculino. Em alguns cargos e áreas esta diferença chega a 53%. Essa disparidade salarial já não mais deveria existir uma vez que as mulheres geralmente têm maior nível de escolaridade.
Segundo dados do IBGE, entre os gêneros, na faixa etária de 25 a 44 anos de idade, o percentual de homens que terminaram o ensino superior é de 15,6%, enquanto o de mulheres é de 21,5%. Nas remunerações, o rendimento habitual médio mensal das mulheres é de R$ 1.764 e o dos homens é de R$ 2.306. Ou seja, as mulheres seguem recebendo cerca de 3/4 do que os homens recebem. 
Além da diferença no nível educacional e da diferença salarial, a mulher ainda tem que se defender do preconceito e do assédio tanto moral quanto sexual, no trabalho, no transporte público, nas ruas e nas redes sociais.
Segundo pesquisa da Rede Nossa São Paulo, quase dois milhões de mulheres, o correspondente a 25% das mulheres que moram na capital paulista já sofreram assédio no transporte público, a maioria com idade entre 16 e 34 anos e renda familiar de mais de cinco salários mínimos. 
No ambiente de trabalho, 16% das mulheres já foram assediadas e 19% das entrevistadas relataram ter sofrido preconceito ou discriminação no trabalho por ser mulher.
Diante da crise econômica, as mulheres são as principais vítimas, dos 18% de desempregados na capital paulista, cerca de 1,76 milhão de pessoas, 58% são mulheres.
A Pesquisa apontou que nas ruas, 13% das mulheres já passaram por abordagens desrespeitosas, cantadas grosseiras, foram agarradas ou beijadas sem consentir e 27% das mulheres que vivem em São Paulo têm medo de sofrer violência sexual. 
A pesquisa também demonstrou que 33% das mulheres têm medo de sair à noite e 62% temem a violência de forma geral. Entre os homens, esses números atingem 25% e 54% dos entrevistados, respectivamente.
No mundo virtual não é diferente. Uma pesquisa do Instituto Avon realizada entre 2015 e 2017, registrou um aumento de 324% nas menções de assédio contra as mulheres no ambiente online (Facebook, Twitter e Instagram). As denúncias de importunação virtual cresceram 26.000% no mesmo período.
Já as citações de violência contra a mulher no ambiente online cresceram 211% durante a pesquisa.
O Brasil tem 135 casos de estupros por dia, 49.275 mulheres são violentadas por ano.
Dados do ministério da Saúde apontam que os casos de estupro coletivo, mais que dobraram nos últimos anos, saltando de 1.570 casos, em 2011, para 3.526, no ano passado, uma média de 10 casos por dia, em todo o país.
Ocupando o 5º lugar no ranking de 83 países com maior índice de violência contra as mulheres, o Brasil tem uma média de   12,2 mulheres assassinadas por dia, duas mulheres assassinadas por hora. Em 2017 foram assassinadas 4.473 mulheres em todo o País.
O combate à discriminação contra mulheres e meninas e a busca pela igualdade de gêneros, é um grito mundial, é uma luta constante de todas as mulheres por toda a vida. A violência contra a mulher afeta todas as classes sociais, todas as etnias, todas as regiões, todos os países, todo o mundo. 
Apesar dos padrões culturais estarem sendo amenizados, as barreiras na vida das mulheres estarem sendo lentamente derrubadas, ainda estamos na sombra da montanha, galgando lentamente, com o objetivo de chegar ao cume.

Mulher - Poetisa Riselda Morais


Dizem-te sexo frágil
Frágil? Não.
És uma guerreira!
Forte, esperta, ágil
Decidida, inteligente, companheira!

És uma, em mil maneiras
A irmã, a filha, a mãe,
a mulher transparente,
a amante, a amiga,
a mulher que surpreende!

Pode ser trilhas… 
ou caminho de repente
Que de dedicação, 
cuidados e anseios
tudo entende!

Despertas desejos,
respeito, amor…
Mas também a inveja,
a ira, o rancor!
Podes aflorar em faces
mil sentimentos;
Quando sedutora
em todos os momentos

Que te digam o contrário,
que não admitam;
Que te fazem musa,
que por vós cogitam;
Mas é por ti o sorriso,
O choro, o canto
Quando dona da paixão,
Do sonho, do encanto!

São Miguel Paulista recebe o primeiro posto do Descomplica SP

Riselda Morais

Mais de 150 representantes e moradores de São Miguel assistiram ao anúncio

Prefeito Regional Edson Marques e o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg 


  O projeto piloto do Descomplica SP foi implantado, dia 12 de março, na Prefeitura Regional de São Miguel Paulista. 
Com o objetivo de oferecer eficiência e agilidade na execução dos mais de 350 serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo, o projeto facilitará a vida dos munícipes que não precisarão mais se deslocar para o centro da cidade para ter acesso aos serviços municipais. 
O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (05) pelo Prefeito Regional Edson Marques e pelo secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg em evento na sede da Prefeitura Regional que contou com a presença de cerca de 150 representantes das associações de moradores, redes de lojistas, comerciantes e moradores de São Miguel. 
“Queremos levar os serviços das secretarias municipais e outros órgãos a quem mais precisa, revolucionando o atendimento ao cidadão”, afirmou o Prefeito Regional de São Miguel Paulista, Edson Marques.
A primeira unidade do Descomplica SP, terá espaço de cerca de 12 mil m², onde serão oferecidos cerca de 1.200 atendimentos/dia, em 64 postos/guichês, disponibilizados por 18 secretarias municipais que manterão instâncias na unidade, além de outras esferas de governo, como Correio e Detran/SP.
O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg enfatizou que o Descomplica SP exercitará a vivencia da democracia, por meio da prestação de serviços públicos de qualidade e do estabelecimento de um novo, ágil e funcional modelo de relação entre Prefeitura, Estado e os cidadãos. 
“Estamos trabalhando duro, com o apoio do Prefeito João Doria, para reduzir a burocracia, simplificar os processos e integrar os diferentes serviços municipais”, afirmou Daniel Annenberg.
O Descomplica SP de São Miguel Paulista é um projeto piloto e a partir dos resultados alcançados, serão implementados outros postos nas demais Prefeituras Regionais.

sábado, 10 de março de 2018

Brasil tem 846 casos confirmados e 260 óbitos por febre amarela

Com 6,6 milhões de paulistas imunizados nos últimos dois meses, São Paulo prorroga vacinação até 16 de março

Riselda Morais

     
Segundo dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgados na quarta-feira (07/03), o Brasil possui 3.234 casos suspeitos de febre amarela notificados (1.560 descartados, 828 em investigação), 846 casos foram confirmados e 260 óbitos pela doença. No período de julho de 2016 a 6 de março de 2017, eram 597 casos confirmados e 190 óbitos por febre amarela.
Os estados com maior número de casos da doença são: Minas Gerais com 1.064 casos notificados, 384 casos confirmados e 115 óbitos; São Paulo com 1.542 casos notificados, sendo 349 confirmados e 100 óbitos e Rio de Janeiro com 164 casos notificados, 106 casos confirmados e 44 óbitos.
O Distrito Federal teve um óbito por febre amarela confirmado. E o Espírito Santo apareceu pela primeira vez no ranking da doença com 6 casos confirmados.
Os estados do Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins têm casos em investigação.
Segundo o boletim, o aumento no número de casos e óbitos deve-se ao fato do vírus da febre amarela estar circulando em regiões metropolitanas do país com maior contingente populacional, atingindo 32,5 milhões de pessoas que moram, inclusive, em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina. Na sazonalidade passada, por exemplo, o surto atingiu uma população de 8,4 milhões de pessoas. 
A incidência da doença no período caiu de 7,0 casos por 100 mil habitantes para 2,4 casos para 100 mil/habitantes.
Segundo o Ministério da Saúde nos estados de SP, RJ e Bahia, 76% do público-alvo, o correspondente a 17,3, milhões de pessoas já foram vacinadas. O Estado de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação até 16 de março na capital paulista e em outros 53 municípios definidos por critérios epidemiológicos, quem ainda não está imunizado deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde nos dois primeiros meses deste ano, 6,6 milhões de paulistas foram vacinados contra a doença, número bem próximo das 7,4 milhões de pessoas imunizadas em todo o ano passado. Entre os anos de 2007 e 2016 foram vacinadas 7 milhões de pessoas. Desde 25 de janeiro, data de aniversário da cidade, foram aplicadas 4,65 milhões de doses, 50,3% do público-alvo formado por 9,2 milhões de pessoas. 
Durante a campanha, a Baixada Santista é a região com menor cobertura da vacina com 36,8%. No Vale do Paraíba e Litoral Norte, a cobertura é de 47,6%. O Grande ABC tem 44,1% e a capital atingiu 62,1%, imunizando mais de 2,1 milhão dos 3,3 milhões de moradores dos distritos definidos como áreas com risco de infecção pelo vírus da febre amarela.
Cerca de 6,9 milhões de doses da vacina fracionada foram disponibilizadas para as pessoas ainda não imunizadas que residem nos locais definidos pela campanha que prevê a oferta de 2,3 milhões de doses padrão, para crianças com idade entre nove meses e dois anos incompletos, pessoas que viajarão para países com exigência da vacina e grávidas residentes em áreas de risco.
Entre os 349 casos confirmados e 100 óbitos contraídos no Estado de São Paulo, a maioria dos casos de infecções por febre amarela foram contraídos em Mairiporã com 133 casos confirmados e 39 óbitos (46,5%); Atibaia 49 casos confirmados e 14 óbitos; Nazaré Paulista 12 casos e 4 óbitos e na capital paulista 7 casos e 4 óbitos. 
Tem casos confirmados em Aguai, Águas da Prata, Américo Brasiliense, Amparo, Monte Alegre do Sul, Arujá, Batatais, Bom Jesus dos Perdões,  Bragança Paulista, Caieiras, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cotia, Embu, Espírito Santo do Pinhal, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Ibiúna, Igaratá, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itatiba, Itupeva, Itu, Jarinu, Jundiaí, Mococa, Piedade, Piracaia, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, Santa Lucia, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Roque, Tuiuti, Valinhos e Várzea Paulista.

terça-feira, 6 de março de 2018

Cuidado Scammers: Mulheres protejam seus corações e a sua conta bancária!

Riselda Morais


Major General Harold Greene de Massachusetts, EUA faleceu em 5 de agosto de 2014 no Afeganistão tem sua foto usada em um perfil falso criado em 2016 com o nome de José William.
Lance Corporal Joshua Leakey das Forças Armadas Britânicas premiado com a Cruz de Victoria tem sua foto usada por scammers com o  nome Lance Walson.

    Os Scammers nada mais são do que golpistas virtuais, estelionatários virtuais, que vivem de dar golpes financeiros nas pessoas usando a emoção, os sentimentos e a solidão delas para lhes explorar financeiramente, tirar o máximo de dinheiro possível.
O golpe virtual romântico que é conhecido como “golpe do amor”, “golpe do eu te amo”, “golpe Don Juan” parte corações e esvazia contas bancárias de homens e mulheres em todo o mundo com falsas promessas de amor e casamento.
Tudo começa com uma solicitação de amizade, de um perfil falso, em uma rede social. Fazem-se passar por estrangeiros em boas condições financeiras e empregados em altos cargos. Geralmente usam fotos de perfil de pessoas bonitas, que realmente existem, que são idôneas e tem algum destaque na sociedade onde vive, porém, quem está por trás deste perfil não é a pessoa da foto e sim estelionatários virtuais, scammers, com planos bem arquitetados para aplicar o crime financeiro envolvendo a vítima emocionalmente. 
Começam conquistando a amizade, depois a confiança, passam a se dizer apaixonados, fazem proposta de casamento e anunciam que enviarão pacotes do exterior contendo presentes diversos, como óculos, bolsas, celulares, anéis de ouro para o ‘noivado’, documentos e, em muitos casos, dinheiro em espécie, dólares, libras ou euros.  
Pedem nome completo, número de telefone fixo, número de telefone móvel, endereço residencial e de e-mail para o suposto envio dos presentes via postal ou através de um viajante, chegam a enviar fotos dos pacotes, caixas ou envelopes e, a partir daí,  a quadrilha concretiza o golpe fazendo com que a vítima passe a fazer depósitos e mais depósitos usando as mais diversas mentiras, criando motivos e mais motivos para enganar a vítima, alegando que as mercadorias ficaram retidas na alfândega e só seriam liberadas após o pagamento de taxas e outros valores. 
Enquanto envolvem a vítima e a extorquem financeira e psicologicamente, os estelionatários virtuais sentem-se seguros por trás de seus computadores ou celulares, no conforto da certeza da impunidade, podendo estar no mesmo país, em outros países ou continentes, protegidos por lindos rostos de pessoas idôneas que sequer sabem que estão sendo usadas como ferramentas do crime.  Uma vez que a vítima cai no golpe passa a vivenciar seu prejuízo financeiro, sua dor, frustração e vergonha sozinha, seu dinheiro não é recuperado e o trauma psicológico passa a fazer companhia para toda a vida.
Entre as milhares de pessoas que já tiveram suas fotos roubadas para criar identidades falsas usadas para o “golpe do amor” temos:
O médico Steve G. Jones, dos EUA; 
Lance Corporal Joshua Leakey das Forças Armadas Britânicas premiado com a Cruz de Victoria por sua ação heróica no Afeganistão teve sua foto roubada e o perfil falso criado com o nome de Lance Walson; e o caso mais impressionante Major General Harold Greene de Massachusetts, EUA que faleceu em 5 de agosto de 2014 no Afeganistão, teve sua foto usada em um perfil falso criado em 2016 com o nome de Jose William.
Nos Estados Unidos, segundo informações do FBI, os golpes românticos são os responsáveis pelos maiores prejuízos financeiros de todos os crimes facilitados pela internet. 
O Centro de Queixas de Crimes na Internet do FBI informou ter recebido 15 mil denúncias de estelionatos românticos virtuais em 2017, um aumento de 20% em relação ao ano de 2016. 
Os prejuízos informados passam de US$230 milhões, mas o FBI avalia o valor real como sendo muito maior, estimando que apenas 15% desses crimes chegam a ser denunciados à polícia.
A Receita Federal do Brasil fez no ano passado, um alerta a população sobre o crescente número de vítimas do chamado “golpe do amor”. Muitas vítimas procuram o órgão para liberar bens vindos do exterior que supostamente estariam retidos no aeroporto.  
A Receita Federal do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, alerta que não exige pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente e todos os tributos aduaneiros administrados pelo órgão são recolhidos por meio Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

PMSP fecha o Parque do Carmo e intensifica a vacinação contra a febre amarela na região

Riselda Morais
Parque do Carmo. Foto: Riselda Morais

Parque do Carmo. Foto: Riselda Morais



     A Prefeitura de São Paulo fechou nesta quarta-feira (21), o Parque do Carmo, na Zona Leste da capital depois de confirmar que o corpo de um macaco encontrado nas dependências do Parque foi vítima de febre amarela. A medida objetiva impedir o contato dos frequentadores com o mosquito transmissor, presente na região. Atualmente, 28 parques estão fechados.
     O macaco encontrado morto nas dependências do Parque  é um indicativo da circulação do vírus no local. Assim como os humanos, os macacos são vítimas dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que transmitem a febre amarela silvestre. Quem transmite a febre amarela é o mosquito e não o macaco. Não mate os macacos.
     Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a campanha de vacinação contra a febre amarela que já vinha sendo intensificada no entorno do parque nos distritos de José Bonifácio, Cidade Líder, Iguatemi e São Mateus foi antecipada também para a região do Aricanduva.
A partir da sexta-feira (23) será iniciada a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre amarela com a vacina fracionada nas UBS Jardim Iva, Vila Nova York e Vila Antonieta.
Durante a segunda fase da campanha, que teve início em 25/01 a 02/03 nas zonas Leste, Sul, Sudeste já foram vacinados, segundo a Secretaria de Saúde, 1,7 milhão de pessoas.
Os munícipes cadastrados no Programa Saúde da Família recebem as senhas em seus domicílios. Nos demais casos o munícipe deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS).
No entorno do Parque do Carmo, localizado em Itaquera na Zona Leste já está aplicando a vacina contra febre amarela fracionada as UBS:

   Em Cidade Tiradentes a vacina está sendo aplicada nas UBS Barro Branco, UBS Carlos Gentile de Melo, UBS Castro Alves, UBS Cidade Tiradentes I, UBS Dom Angélico, UBS Fazenda do Carmo, UBS Ferroviários, UBS Gráficos, UBS Inácio Monteiro, UBS Jardim Vitória, UBS Prefeito Prestes Maia, UBS Profeta Jeremias.
  
Guaianases:  UBS Celso Daniel, Guaianases UBS Guaianases II, Guaianases UBS Jd. São Carlos
Guaianases UBS Jd. Soares. 

Parque do Carmo:  UBS Vila Cosmopolita, UBS Gleba do Pêssego, UBS Jardim Copa, UBS Jardim Helian, UBS Nossa Senhora do Carmo, UBS Santo Estevão.

Cidade Líder:  UBS Jardim Santa Maria, UBS Jardim Santa Terezinha, AMA/UBS Integrada Cidade Líder I, UBS Jardim Marília,  AMA/UBS Integrada Jardim Brasília, AMA/UBS Integrada Vila Itapema.

Conjunto José Bonifécio:  UBS Jardim São Pedro, UBS José Bonifácio I, UBS José Bonifácio II, AMA/UBS Integrada José Bonifácio III.

Iguatemi: Pq. Boa Esperança, Jd. Das Laranjeiras, Jd Roseli, Recanto Verde Sol, Jd Conquista II, Jd Conquista III, CDHU/Palanque.
São Rafael: UBS’s Jd Colorado, Pq. São Rafael, Jd. Carrãozinho, Jd Rio Claro, Jd Santo André, Jd São Francisco II, Jd Conquista I.

São Mateus: Jd Tiete I, São Mateus I, IV Centenário, Santa Bárbara, São Rafael, Jd Colonial, Jd Paraguaçu, Jd Tiete II, Jd Nove de Julho.

Aricanduva: (A partir de sexta-feira, 23) UBS Jardim Iva, Vila Nova York e Vila Antonieta.

Para saber qual a unidade básica de saúde de referência do seu endereço, acesse www.buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Prefeitura sanciona lei que prevê adequação para portões eletrônicos em residências, comércios e condomínios

Opções mais fáceis de adequação permitidas podem deixar moradores mais vulneráveis a assaltos na residência

Por: Riselda Morais
      A Prefeitura de São Paulo, através do vice-prefeito Bruno Covas, no exercício do cargo de prefeito de São Paulo sancionou a Lei nº 16.809 do Projeto de Lei 190/17 da Vereadora Sandra Tadeu (Democratas), que dispõe sobre portões eletrônicos e cancelas.
Segundo a lei, os portões e cancelas automáticas pivotantes ou basculantes não poderão, em seu movimento de abertura, fechamento ou travamento, ficar fora do alinhamento da parede do imóvel.
Entre as adequações permitidas estão a instalação de um sensor eletrônico capaz de detectar a passagem de pessoas e veículos; a instalação de sinalização sonora e luminosa afim de alertar os pedestres da entrada e saída do veículo; instalar portão deslizante; inverter a abertura do portão para que abra para dentro do imóvel.
    A lei tem como objetivo proteger os transeuntes de pequenos atropelamentos ao tornar a entrada e saída dos veículos mais visíveis, mas para os moradores das residências, tem suas complicações.
A grande maioria das residências que possuem o portão basculante não tem espaço suficiente para que a abertura do portão seja feita para dentro e nem para colocar um portão deslizante e ainda deixar espaço para o veículo passar.
O sensor eletrônico que por um lado é benéfico até mesmo para o portão não fechar em cima do veículo, coloca o morador em risco, facilitando o assalto a residência, uma vez que o morador fica mais vulnerável ao entrar e sair da garagem, podendo ser rendido mais facilmente.
    A instalação da sinalização sonora é a opção mais barata e sem dúvida a de mais fácil adequação, exceto pelo pequeno detalhe que os sinalizadores sonoros e luminosos que existem no mercado são acionados ao mesmo tempo que o controle do portão é acionado e não quinze segundos antes como exige a lei
    O prazo para os moradores da capital paulista fazerem as adequações  é de seis meses. Caso isto não aconteça, o proprietário do imóvel será notificado com prazo de 30 dias para os acertos. Não havendo as adequações haverá multa de R$ 250,00, podendo haver reaplicação.

Veja a lei na íntegra:
LEI Nº 16.809, DE 23/01/2018 - DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS PORTÕES E CANCELAS AUTOMÁTICAS

LEI Nº 16.809, DE 23 DE JANEIRO DE 2018

(Projeto de Lei nº 190/17, da Vereadora Sandra Tadeu – DEMOCRATAS)


Dispõe sobre o funcionamento dos portões e cancelas automáticas no Município de São Paulo.


BRUNO COVAS, Vice-Prefeito, em exercício no cargo de Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, faz saber que a Câmara Municipal, em sessão de 13 de dezembro de 2017, decretou e eu promulgo a seguinte lei:


Art. 1º Os portões e cancelas automáticas pivotantes ou basculantes que permitem o acesso de veículos ou pessoas não poderão, em seu movimento de abertura, fechamento ou travamento, projetar-se para fora do alinhamento do imóvel, a fim de proteger a integridade física dos pedestres e evitar dano aos veículos que trafegam no local.

 Art. 2º Os portões e cancelas que já existem e não observam o disposto no art. 1º desta lei deverão ser adaptados, cabendo ao proprietário ou possuidor do imóvel adotar uma das seguintes formas de adequação:

I - instalação de sensor eletrônico capaz de detectar a passagem de pessoas e veículos, obstando o prosseguimento da abertura ou fechamento;

II - instalação de sinalização sonora e luminosa 15 (quinze) segundos antes da movimentação do portão ou cancela, a fim de alertar pedestres e veículos que transitam no local;

III - adaptação do portão ou cancela a fim de que passe a ser deslizante e não se movimente para fora do alinhamento do imóvel;

IV - adaptação do portão ou cancela a fim de que se movimente para dentro do imóvel, não ocasionando risco aos pedestres que passam pelo local.

 Art. 3º O descumprimento do disposto nesta lei sujeitará o proprietário ou possuidor do imóvel às seguintes penalidades:

I - intimação para sanar as irregularidades no prazo de 30 (trinta) dias;

II - em caso de descumprimento da intimação prevista no inciso I deste artigo, multa no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais);

III - reaplicação da multa prevista no inciso II deste artigo a cada período de 30 (trinta) dias até o efetivo cumprimento da lei.

Parágrafo único. O valor da multa será atualizado anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ou por outro índice que venha a substituí-lo.

 Art. 4º Fica concedido o prazo de 6 (seis) meses para a adaptação dos portões e cancelas existentes aos termos desta lei.

Art. 5º O Poder Executivo regulamentará esta lei no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data de sua publicação.

Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 23 de janeiro de 2018, 464º da fundação de São Paulo.
BRUNO COVAS, Prefeito em Exercício
ANDERSON POMINI, Secretário Municipal de Justiça
JULIO FRANCISCO SEMEGHINI NETO, Secretário do Governo Municipal
Publicada na Casa Civil, em 23 de janeiro de 2018.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

SÃO PAULO – Poetisa Riselda Morais


Avenida Paulista – Foto: Riselda Morais

São Paulo terra das cores
Do frio que inspira amores
Rainha da alegria
Princesa da poesia
Dama dos esplendores!

Terra de muita riqueza
Tem cultura, tem poder,
Tem muita gente bonita
Para jus a ti fazer,
Tem glamour e elegância,
Tem velhice e tem infância,
Tem bem e mal viver!

Tem também muita pobreza
Refletida em cada esquina
Onde a dor e a tristeza
É quem fala e domina.
Descaso e corrupção
Tem gritos pega ladrão
Tem gangues e tem chacina!

Contrastando com a beleza
Tem lixo, tem impureza
Tem medo e insegurança
Tem também a esperança
De controlar a violência
Devolvendo a decência
Na vida do cidadão!

É uma cosmopolita
Que abraça o mundo inteiro
Tem sucesso, tem dinheiro;
Recebe todas as raças
A região metropolitana
E o maior centro comercial
Tem belos prédios, belas praças
E tem noites sem igual
Esta cidade não pára
Aos astros ela se compara
É linda e fundamental!
Cidade desenvolvida
Imensa e tão querida
Por toda a população
Teu abraço é generoso
O teu povo é corajoso
Solidário e tem ação!

És a terra da garoa,
Mas te comparo a uma pessoa,
Que tem grande coração.
Fizeram-te colorida,
para transformar a vida,
com trabalho e educação
Esta grandiosidade
É típico de uma cidade
Que é Brasil,
É uma nação!

Com bela arquitetura
onde o povo se mistura,
com valor e igualdade
com charme e simplicidade
abraçam seus ideais,
praticam a solidariedade
ajudando a cidade,
com seriedade, boa vontade.
e riquezas culturais!

Viva a São Paulo de todos nós!

     Foto e texto: Riselda Morais



     Em 25 de janeiro de 1554, nascia aquela que hoje é a cidade de todos os brasileiros e de muitos imigrantes de muitos países, a nossa São Paulo. Nascida com o nome de Piratininga, com ares frios e temperados, quando em terra sadia e águas boas, no alto de uma pequena colina, os jesuítas fundaram o colégio para catequizar os índios. Nem imaginavam os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega que ao invés de um humilde povoado onde catequizavam índios e celebravam missas, estavam fundando uma metrópole, hoje chamada de São Paulo, onde habitam mais de 11,89 milhões de pessoas.
        São Paulo é a mais populosa cidade do Brasil, país que hoje tem uma população de mais de 202,77 milhões de pessoas. A capital paulista abriga pessoas originárias de muitos estados brasileiros e imigrantes de muitos outros países, que assim como os jesuítas chegaram aqui enfrentando adversidades e aqui acolhidos, tomaram São Paulo como sua cidade de coração!
         A São Paulo que era ponto de partida das bandeiras rumo as expedições que cortavam o interior a cavalo, é hoje, ponto de partida para o mundo! Pelo ar, por terra, por águas, de avião, de carro, de ônibus, a cidade é uma porta gigante rumo ao crescimento econômico, ao conhecimento e a diversidade cultural. E assim como os bandeirantes que partiam em busca de minérios e aprisionavam índios para o trabalho escravo; os bravos homens de hoje, partem dos bairros longínquos do centro da capital, deixando para trás suas casas e seus filhos ainda dormindo e enfrentam horas de transito rumo a uma das mais de 3,7 milhões de empresas paulistas, ou a um dos mais de 481 mil comércios para trabalhar.
         Apesar dos trabalhadores e trabalhadoras de hoje, ser remunerados e ter seus direitos reconhecidos; de hoje ser chamados de capital humano ou funcionários, ainda encontra-se entre eles, alguns escravos escondidos em algumas fabriquetas de algum mal empreendedor. Encontra-se também dentro de grandes empresas, com altos cargos e bem remunerados, os escravos de si mesmos, pessoas que abriram mão de viver em prol da carreira profissional, de um sonho, de uma realização.
       Hoje são milhares de colégios, dezenas de faculdades, onde milhões de pessoas estudam e conhecem através dos livros a história da pequena Piratininga que mudou de nome e hoje, ocupa uma área de 1.530 km², por onde circulam mais de 15 mil ônibus; uma frota de mais de 8 milhões de veículos e mesmo assim... não é suficiente para transportar toda a sua população. Tem ainda 5 linhas metroviárias em operação, com um total de 68,5 quilometros de rede, com 61 estações de metrô e 6 linhas de trem, com 154 estações que faz ligação entre a capital e 22 municípios. Mas ainda é pouco, continuamos querendo mais, precisando de mais, porque a cidade e a população está em constante crescimento, em constante evolução.
         São Paulo é a cidade mais rica do país, o maior PIB, um dos mais importantes polos econômicos da América Latina. Com sua economia diversificada por indústrias metal-mecânica, têxtil, química, automobilística, aeronáutica e de informática, bem como pelos setores de serviços e financeiro, é possuidora da maior arrecadação de ICMS do Brasil.      Com um eficiente sistema de transporte multimodal formada pela interligação da malha viária com a infraestrutura hidroviária, portuária e aeroportuária, a cidade ainda oferece boa infraestrutura em logística, boa qualidade em mão de obra e profissionais qualificados para continuar crescendo economicamente.
          Os bandeirantes deram lugar aos executivos e aos profissionais liberais; os cavalos deram lugar aos veículos, trens, metrô e aviões; o café deu lugar as indústrias; as mercadorias deixaram de ser moeda de troca e passaram a ser vendidas nos milhares de comércios e microempresas; e as mulheres... essas se superaram desde os primórdios. As mulheres nesta cidade, são profissionais, são mães, são esposas, são estudantes, são chefes de família e são guerreiras! São independentes e donas si, levantam cedo para enfrentar o trânsito, enfretam dupla jornada de trabalho mas vão à luta para ganhar!
Parabéns São Paulo!

Por unanimidade, Tribunal condena Lula em segunda instância e aumenta a pena para 12 anos e 1 mês

 Foto e texto: Riselda Morais

     Nesta quarta-feira (24), em um julgamento que durou 8 horas e quinze minutos, tendo uma hora de intervalo, três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sendo o relator do processo, João Pedro Gebran Neto, o revisor, Leandro Paulsen e o desembargador Victor dos Santos Laus, condenaram por unanimidade o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá no litoral paulista e aumentaram a pena de 9 anos para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado.
      A pena terá inicio com o esgotamento dos recurso no TRF-4.
      A defesa de Lula pode entrar com embargos de declaração na TRF-4, o que o faria ganhar tempo, mas não poderá reverter a condenação.
      A defesa poderá inocentar Lula no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.
      Apesar da condenação que inclui o ex-presidente Lula na Lei da Ficha Limpa, tornando-o inelegível, ainda há brechas que poderão permitir que o PT registre a candidatura dele à Presidência da República na eleição deste ano.
    Um dispositivo da norma prevê a suspensão da inelegibilidade pela Corte em que a defesa de Lula recorrer contra a decisão do TRF4, o que garante a candidatura, que será analisada e poderá ser autorizada pelo Tribunal Superior Eleitora

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Forum de Jornais de Bairro debate as mudanças no consumo da comunicação da Mídia Regional

Riselda Morais


     Com o objetivo de debater as mudanças no consumo da comunicação, a importância do jornalismo de proximidade da mídia regional, a eficácia no modo de divulgação dos Jornais de Bairro e os rumos que norteiam os critérios publicitários para com estes veículos de comunicação, foi realizado no dia 02 de dezembro, no auditório da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o Forum de Jornais de Bairro e Mídias Regionais, que reuniu jornalistas, publicitários, proprietários de empresas jornalísticas, representantes de agências de comunicação e de publicidade, entidades dos setores varejistas e representantes de órgãos públicos do município da São Paulo.
     O Encontro teve início com um Coffe Break patrocinado pelo MacDonalds e a abertura do Forum contou com a execução do Hino Nacional apresentado pela Banda da Guarda Civil Metropolitana sob a regência do Inspetor Waldir.
       Conduzido pelo Jornalista Pedro Nastri, o Forum teve sua introdução sobre a história da mídia regional, falando sobre os primeiros Jornais de Bairro de São Paulo. “Hoje o Brasil é o segundo país com o maior número de Jornais de Bairro do mundo, são mais de dois milhões de exemplares distribuídos gratuitamente, porta-a-porta, semanalmente”, disse Nastri.
      O publicitário Antonio Rosa Neto, o Toninho Rosa, idealizador da Dainet Multimídia e Comunicações, empresa de consultoria multiplataforma pioneira no segmento de Comunicação no Brasil lembrou que o Brasil é o segundo país em mídia do mundo (perdendo só para o mercado americano), tem 5 redes de TV aberta, mais de 4.000 emissoras de rádio, 3.000 títulos de jornais (por assinatura e gratuitos), mais de 3.500 revistas e criticou o fato do país concentrar 75% do valor das verbas de publicidade em um único meio eletrônico: a TV aberta.
“As grandes empresas e os governos federal, estadual e municipal não conseguem enxergar a importância do Jornal de Bairro”, lamentou Toninho Rosa e esclareceu: “No mercado americano a televisão tem hoje, um “cher”, (participação de verba publicitária) de aproximadamente 30%. No Brasil, para nossa surpresa, estamos indo para 75%. É inexplicável como a gente consegue concentrar tanto dinheiro, algo em torno de R$ 40 bilhões em uma única mídia eletrônica e que não consegue segurar a audiência”.
Para o publicitário Toninho Rosa utilizar toda a verba em um único meio não resolve o problema de planejamento de mídia e perde-se o ROI (Return on Investment), “Retorno sobre Investimento”.
      A representante da AJORB – Associação dos Jornais de Bairro, jornalista Ana Coluccio enfatizou sobre a importância do Jornal de Bairro estar também na internet, manter um conteúdo de qualidade e gerar desenvolvimento para a região.
      Rodrigo Luchiari, Diretor de Comunicação Externa da Câmara Municipal de São Paulo, esclareceu que trabalhando para toda a casa e não personificando, procura chamar a população para acompanhar, fiscalizar e para estar junto dos trabalhos realizados e das ações e observou: “Não adianta para você valorizar seu trabalho, você desvalorizar o do outro, porque você se desvaloriza junto” e pontuando a responsabilidade social que recai também sobre os Jornais de Bairro completou: “Quando a gente quer falar para a cidade, para o munícipe, é mais interessante anunciar no Jornal de Bairro”, concluiu Rodrigo.
      A coordenadora de publicidade da Prefeitura de São Paulo, Luciana Nogueira, falou sobre as mudanças na forma de consumo da comunicação, citou o Prefeito de São Paulo João Dória como uma pessoa midiática e declarou: “Fazíamos revistas, publieditorial, jornais… com a presença do tablet, do digital, o consumo começou a mudar e deixamos de fazer jornal impresso, fizemos uma campanha neste ano”.
      Uma pesquisa realizada no Brasil pela Two Sides, organização sem fins lucrativos com atuação em cinco continentes, mostra que os hábitos de leitura dos brasileiros têm sido influenciados pelo avanço das mídias digitais, mas ainda prevalece, de forma acentuada, a preferência pelas publicações impressas.
      Segundo a pesquisa, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de 10 países pesquisados (Austrália, Brasil, França, Alemanha, Itália, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos), com maior adesão, 75% dos leitores preferem à impressão em papel devido ao manuseio mais agradável e confortável do impresso para a leitura. 60% consideram que o jornal impresso proporciona entendimento mais profundo do conteúdo, e 57% afirmam que este meio tem maior credibilidade, em comparação a apenas 27% das mídias sociais.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

“Queria ter uma banda só de mulheres”, revela Roberto Carlos no show “Só para mulheres” no Espaço da Américas

Riselda Morais



      Quem foi conferir o show do Roberto Carlos “Só Para Mulheres” no Espaço das Américas neste domingo, 10 de dezembro viveu muitas emoções.
     O show exclusivo para as mulheres, incluindo a equipe de profissionais que trabalharam no espetáculo que foi só de mulheres, bombeiras, garçonetes, seguranças, recepcionistas e a casa lotada de mulheres de todas as idades levaram o Rei Roberto Carlos a declarar que “queria ter uma banda só de mulheres, inclusive motorista feminina, só que na época era casado e a minha mulher não deixou”, brincou Roberto “imagina como está minha cabeça aqui hoje” para delírio das fãs que gritaram enlouquecidas.
     Com gritos de “Roberto Carlos, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”  as fãs foram ao delírio quando apagaram-se as luzes e começou a introdução de “Como é grande o meu amor por você”.
     A apresentação que durou pouco mais de duas horas foi iniciada com “Emoções”, seguidas por “Como vai você”, “Além do Horizonte e “Eu te amo”.
    Roberto arrancou gritos e aplausos entusiasmados das fãs quando declarou: “Depois dos meus 35 anos, percebi que não temos que fazer o que a gente (homens) quer, mas o que vocês, mulheres querem”.
     Acompanhado pelo coro do publico exclusivamente feminino, Roberto cantou também “Detalhes”, “Outra Vez”, “Lady Laura”, “Nossa Senhora” e “Calhambeque”.
        Surpreendeu quando incluiu em seu repertório “Unforgettable” confidenciando... “já cantei muito essa música em uma boate que trabalhei no Rio... tem música que não dá para traduzir porque é perfeita demais em seu idioma”.
   Antes de cantar “Sereia” tema da personagem “Ritinha” em “A Força do Querer”, Roberto contou que recebeu um telefonema da Glorinha (Glória Peres) pedindo para ele escrever a música. “Mas não faço música por encomenda”, disse. Mas quando perguntei: “Quem vai fazer o personagem? E ela disse que era para Isis Valverde, entreguei a música em cinco dias”, falou sorrindo.
Roberto finalizou o show com as músicas “Daqui pra frente”, “Esse cara sou eu” e “Jesus Cristo”, e para felicidade das fãs entregou as tradicionais rosas vermelhas.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Jornais de Bairro e Mídias Regionais, uma comunicação eficaz!

Brasil: 75% dos leitores preferem à impressão em papel, 60% consideram que o jornal impresso proporciona entendimento mais profundo do conteúdo e 57% afirmam que este meio tem maior credibilidade, diz pesquisa da Two Sides.

Riselda Morais
Toninho Rosa, Adelson de Souza Comandante Geral da GCM, Moura Reis, diretor da ABI, Ana Coluccio representando a AJORB, Luciana Nogueira, coordenadora de publicidade da PMSP e Rodrigo Luchiari Diretor de Comunicação Externa da CMSP.
      Na prática diária do jornalismo de proximidade, o jornalista da mídia regional é um instrumento importante para dar voz a população. Através da mídia regional, os veículos de comunicação popularmente conhecidos como Jornal de Bairro têm a missão de encurtar as distancias entre a população e os governantes das três esferas de governo, federal, estadual e municipal; entre o comércio, os produtos, os serviços e os consumidores.
     Com o jornalismo de proximidade e com conhecimento de causa, faz denúncias, reivindicações, recebe sugestões do munícipe, informa, estimula a cultura da leitura, divulga os eventos regionais, mostra as melhorias realizadas, divulga produtos e serviços, alavanca o comércio de bairro, gera empregos, renda e mobiliza a população.
     A proximidade com o leitor e com o assunto faz com que a população se identifique e sinta-se representada por ser a melhor forma de explicitar o que o cidadão reivindica, quais as necessidades locais e onde elas estão sendo atendidas ou ignoradas.
    Todo o trabalho realizado pelo jornalista de proximidade e pelo Jornal de Bairro, cuja principal característica é a distribuição gratuita, gera custos para as empresas jornalísticas, desde o deslocamento do jornalista, do fotógrafo, desgaste do equipamento de gravação, da câmera e acessórios, desgaste do veículo, o combustível, o tempo utilizado para cobrir o evento, para transcrever a gravação, redigir a matéria, diagramar, imprimir e distribuir. Como a distribuição é gratuita, a receita obrigatoriamente vem do patrocínio através de matérias mercadológicas ou anúncios publicitários.
       Diretamente ligada as tendências política, social, cultural e econômica, a mídia regional evidencia a valorização do bairro, da marca, da personalidade e integra o leitor com a cidade onde mora. As pessoas gostam de ler sobre o que acontece em sua região no jornal impresso e cobram da redação o exemplar se ele não chega a sua casa ou ao seu comércio.
    Com o objetivo de debater as mudanças no consumo da comunicação, a importância do jornalismo de proximidade da mídia regional, a eficácia no modo de divulgação dos Jornais de Bairro e os rumos que norteiam os critérios publicitários para com estes veículos de comunicação, foi realizado no dia 02 de dezembro, no auditório da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo,  o Forum de Jornais de Bairro e Mídias Regionais, que reuniu jornalistas, publicitários, proprietários de empresas jornalísticas, representantes de agências de comunicação e de publicidade, entidades dos setores varejistas e representantes de órgãos públicos do município da São Paulo.
     O Encontro teve início com um Coffe Break patrocinado pelo MacDonalds e a abertura do Forum contou com a execução do Hino Nacional apresentado pela Banda da Guarda Civil Metropolitana sob a regência do Inspetor Waldir.
Conduzido pelo Jornalista Pedro Nastri, o Forum teve sua introdução sobre a história da mídia regional, falando sobre os primeiros Jornais de Bairro de São Paulo. “Hoje o Brasil é o segundo país com o maior número de Jornais de Bairro do mundo, são mais de dois milhões de exemplares distribuídos gratuitamente, porta-a-porta, semanalmente”, disse Nastri.
     O publicitário Antonio Rosa Neto, o Toninho Rosa, idealizador da Dainet Multimídia e Comunicações, empresa de consultoria multiplataforma pioneira no segmento de Comunicação no Brasil lembrou que o Brasil é o segundo país em mídia do mundo (perdendo só para o mercado americano), tem 5 redes de TV aberta, mais de 4.000 emissoras de rádio, 3.000 títulos de jornais (por assinatura e gratuitos), mais de 3.500 revistas e criticou o fato do país concentrar 75% do valor das verbas de publicidade em um único meio eletrônico: a TV aberta.
“As grandes empresas e os governos federal, estadual e municipal não conseguem enxergar a importância do Jornal de Bairro”, lamentou Toninho Rosa e esclareceu: “No mercado americano a televisão tem hoje, um “cher”, (participação de verba publicitária) de aproximadamente 30%. No Brasil, para nossa surpresa, estamos indo para 75%. É inexplicável como a gente consegue concentrar tanto dinheiro, algo em torno de R$ 40 bilhões em uma única mídia eletrônica e que não consegue segurar a audiência”.
      Para o publicitário Toninho Rosa utilizar toda a verba em um único meio não resolve o problema de planejamento de mídia e perde-se o ROI (Return on Investment), “Retorno sobre Investimento”.
       A representante da AJORB - Associação dos Jornais de Bairro, jornalista Ana Coluccio enfatizou sobre a importância do Jornal de Bairro estar também na internet, manter um conteúdo de qualidade e gerar desenvolvimento para a região. E criticou o fato de muitas empresas e órgãos públicos procurarem constantemente os Jornais de Bairro para cobrir seus eventos e divulgar suas ações e na hora de veicular as campanhas de publicidade escolherem os jornais diários e a TV. “As Prefeituras Regionais e outros órgãos nos procuram, mas na hora de escolher a mídia programa tudo na TV, todos veem, mas os resultados se dispersam, as informações fixam por repetição, hoje em dia você tem que pulverizar sua verba”, observou Ana.
      Rodrigo Luchiari, Diretor de Comunicação Externa da Câmara Municipal de São Paulo, esclareceu que trabalhando para toda a casa e não personificando, procura chamar a população para acompanhar, fiscalizar e para estar junto dos trabalhos realizados e das ações e observou: “Não adianta para você valorizar seu trabalho, você desvalorizar o do outro, porque você se desvaloriza junto” e pontuando a responsabilidade social que recai também sobre os Jornais de Bairro completou: “Quando a gente quer falar para a cidade, para o munícipe, é mais interessante anunciar no Jornal de Bairro”, concluiu Rodrigo.
      A coordenadora de publicidade da Prefeitura de São Paulo, Luciana Nogueira, falou sobre as mudanças na forma de consumo da comunicação, citou o Prefeito de São Paulo João Dória como uma pessoa midiática e declarou: “Fazíamos revistas, publieditorial, jornais... com a presença do tablet, do digital, o consumo começou a mudar e deixamos de fazer jornal impresso, fizemos uma campanha neste ano”.
       Uma pesquisa realizada no Brasil pela Two Sides, organização sem fins lucrativos com atuação em cinco continentes, mostra que os hábitos de leitura dos brasileiros têm sido influenciados pelo avanço das mídias digitais, mas ainda prevalece, de forma acentuada, a preferência pelas publicações impressas. 
      Segundo a pesquisa, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de 10 países pesquisados (Austrália, Brasil, França, Alemanha, Itália, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos), com maior adesão, 75% dos leitores preferem à impressão em papel devido ao manuseio mais agradável e confortável do impresso para a leitura. 60% consideram que o jornal impresso proporciona entendimento mais profundo do conteúdo, e 57% afirmam que este meio tem maior credibilidade, em comparação a apenas 27% das mídias sociais.
     O Forum contou com a presença e  apoio da U.B.I – União Brasileira  de Imprensa; Rádio Trianon – programa Metrópole em Foco; do publicitário Antonio Rosa Neto, o Toninho Rosa; Rodrigo Luchiari Diretor de Comunicação Externa da Câmara Municipal de São Paulo; Moura Reis, diretor da ABI – Associação Brasileira de Imprensa; Jornalista  Ana Coluccio representando a AJORB - Associação dos Jornais de Bairro de São Paulo; Sr. Adelson de Souza Comandante Geral - Inspetor Superintendente da Guarda Civil Metropolitana; Antonio Souza – Diretor Distrital da Associação Comercial de São Paulo; Luciana Nogueira, coordenadora de publicidade da Prefeitura de São Paulo; jornalistas; diretores  e presidentes de Jornais de Bairro.
 

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Receita Federal passa a cobrar CPF de dependentes na Declaração de IRPF

Riselda Morais




    Na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2018, terá que constar, por exigência da Receita Federal, o CPF dos dependentes com idade mínima de 8 anos de idade.
    A instrução normativa com a mudança foi publicada na segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.
Segundo a Receita Federal a idade foi reduzida de 12 anos para 08 anos de idade para evitar a retenção em malha fiscal do contribuinte declarante e para possibilitar maior celeridade na restituição do crédito tributário.
    A  partir de 2019, será obrigatório constar na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, a inscrição no CPF “pessoas físicas que constem como dependentes para fins de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, independentemente da idade.
Com informações e ilustração da Receita Federal.

Hepatite A aumentou 960% na capital paulista este ano

Riselda Morais



    A capital paulista está vivendo um surto de Hepatite A que já levou duas pessoas a morte, quatro pessoas entraram para a fila de transplante de emergência e 155 pessoas foram hospitalizadas.   
    Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, no período de janeiro a 28 de outubro deste ano foram registrados 604 casos da doença contra 57 casos registrados no mesmo período do ano passado, um aumento de 960% no número de casos da doença.
    A Hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo VHA (Vírus da Hepatite A) e desenvolve uma infecção no fígado, é transmitido por via oral-fecal de uma pessoa infectada para outra ou através de alimentos ou água contaminada.
    O VHA pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. É mais comum em regiões em que o saneamento básico é deficiente ou não existe e que as condições de higiene são precárias. A pessoa infectada desenvolve imunidade contra o vírus para toda a vida.
    Segundo a Coordenadoria de Vigilância de Saúde (Convisa), aqui na capital paulista o surto da Hepatite A vem sendo atribuído em 45% à prática de sexo oral e anal sem proteção, 10% a ingestão de alimentos e água contaminados e os outros 45% dos casos ainda estão sendo investigados.
    O vírus da Hepatite A pode ficar incubado de duas a seis semanas sem manifestar sintomas, mas a pessoa infectada pode transmitir o vírus, alertam os médicos.         A maioria das pessoas nem apresentam sintomas, as que apresentam são: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas e urina com cor semelhante à da coca-cola.
    A doença não tem tratamento específico, pode passar apenas com repouso,  mas em 1% dos casos, a doença pode evoluir para quadros graves, como a hepatite fulminante, que pode levar à morte.
Saiba como se prevenir:
- Não coma frutos do mar crus ou mal cozidos. Moluscos, especialmente, filtram grande volume de água e retêm os vírus, se ela estiver contaminada. Ostras que se comem cruas e mariscos são transmissores importantes do vírus da hepatite A;
-  Evite o consumo de alimentos e bebidas das quais não conheça a procedência nem saiba como foram preparados;
- Procure beber só água mineral, clorada ou fervida, especialmente nas regiões em que o saneamento básico possa ser inadequado ou inexistente;
-  Lave as mãos cuidadosamente antes das refeições e depois de usar o banheiro. A lavagem criteriosa das mãos é suficiente para impedir o
contágio de pessoa para pessoa;
-  Não ingira bebidas alcoólicas durante a fase aguda da doença e nos três meses seguintes à volta das enzimas hepáticas aos níveis normais;
- Verifique se os instrumentos usados para fazer as unhas foram devidamente esterilizados ou leve consigo os que vai usar no salão de beleza.
- Faça sexo com camisinha.
A hepatite A é transmitida pelo contato com as fezes de uma pessoa contaminada. Por isso, é importante manter relações sexuais com proteção, principalmente casais que praticam sexo anal e oral, seja gay ou heterossexual.
- Vacine-se.
 A vacina é uma prevenção. Ela estimula o organismo a produzir defesas contra o VHA e prevenir a doença no futuro.  A rede pública oferece a vacina para crianças de 12 a 23 meses.