Pesquisar

segunda-feira, 11 de março de 2019

Chuvas causam mortes, alagamentos, transbordamentos e prejuízos em São Paulo

Atualizado terça-feira (12)

Maiores perdas foram em vidas, os temporais provocaram a morte de 13 pessoas e deixaram 6 pessoas feridas

Riselda Morais



     A forte chuva que teve início na noite de domingo (10) e se prolongou pela segunda-feira (11), além de provocar alagamentos, isolou cidades, provocou deslizamentos, transbordamentos de córregos e muitos prejuízos em comércios e residências. 
    As maiores perdas foram em vidas, os temporais provocaram a morte de 13 pessoas e deixaram 6 pessoas feridas.

    O Corpo de Bombeiros atendeu 1.267 ocorrências, sendo 601 dessas ocorrências de enchentes até as 6h30m da segunda-feira.
   As equipes atuam nos três deslizamentos mais graves ocorridos em: Ribeirão Pires, onde duas pessoas morreram, duas estavam soterradas e duas desaparecidas; no Parque São Rafael, uma criança com parada cardíaca e a mãe foram levadas ao hospital; e em Embu, três vítimas em estado grave foram socorridas.
     Foram registrados 54 desabamentos e deslizamentos de terra e 155 quedas de árvores.

Segundo informações da Defesa Civil, foram confirmadas 13 mortes nos seguintes locais:

- 4 pessoas de uma mesma família morreram em Ribeirão Pires em virtude de deslizamentos;
- 1 pessoa em Embu das artes por deslizamentos;
- 1 em São Bernardo por afogamento;
- 2 em Santo André por afogamento;
- 3 em São Caetano do Sul por afogamento;
-2 em São Paulo, 1 por afogamento no bairro do Ipiranga e uma criança que ficou soterrada após a casa desmoronar no Parque São Rafael, na Zona Leste.

O helicóptero Águia da PM realizou resgate de vítimas de alagamentos na região do Ipiranga, Avenida do Estado e Vila Prudente devido ao transbordamento do rio Tamanduateí.

As águas de março já somam até agora, mais de 90% do total de 160 mm esperado para o mês inteiro. 
Em apenas 24 horas, as medições pluviométricas mostraram que choveu 182 mm em Santo André, o equivalente a 80% de todo o mês de março. Em São Bernardo do Campo 78% e Ribeirão Pires 74% das médias mensais.
Vias foram alagadas, impedindo o trânsito de veículos; pessoas ficaram ilhadas dentro e fora de casa; na malha ferroviária a água inundou trilhos e atingiu estações dos trens, danificando a subestação de energia da linha e impedindo a circulação de trens da Linha 10 Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra).
Trechos das Rodovias Anchieta entre o km 0 e o km 13 e da Tamoios onde ocorreram dois deslizamentos entre os km 73 norte e 79 sul sofreram interdição. Os bloqueios na Tamoios aconteceram na altura do km 58, no sentido litoral, e do km 81, no sentido São José dos Campos.

Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil 199 ou para os Bombeiros 193. Cadastre no SMS 40199 para receber alertas de chuvas da Defesa Civil.