Riselda Morais
A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo está precisando de doadores de sangue, principalmente dos tipos O+ e O- urgente.
Com baixa no número de doações voluntárias, o Hemocentro da Santa Casa encontra-se com o estoque em estado crítico, no caso dos tipos sanguineos O+ e O- está com menos de 50% do total de bolsas indicadas para a realização de procedimentos médicos.
Situado na Rua Marquês de Itu, 579, Vila Buarque -São Paulo, o hemocentro fornece hemocomponentes para o próprio Hospital Central da Santa Casa de São Paulo e outros hospitais externos, atendendo cerca de 5 mil transfusões ao mês.
Com a chegada do outono, do frio e com a proximidade do período de férias a tendencia é que o número de doações caiam ainda mais, por isto, a Santa Casa faz o apelo sobre a necessidade em receber as doações de sangue e pede urgência.
Segundo a Dra. Cárlei Heckert Godinho, responsável pelo Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, a queda nas doações de sangue estão afetando de forma dramática o atendimento das urgências no Pronto-socorro, Centro Cirúrgico e aos demais pacientes da instituição. “Necessitamos de doadores de sangue para suprir a demanda transfusional de adultos e crianças; além das urgências, atendemos pacientes clínicos e oncológicos”, acrescenta Dra Cárlei.
A Dra. Cárlei Heckert Godinho esclarece que "uma única doação de sangue pode ajudar a salvar várias vidas em diversas enfermidades e idades, uma vez que o sangue coletado é separado em diferentes hemocomponentes - concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado - e podem ser fracionados quando destinados a crianças".
Para doar sangue, é necessário:
- Apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).
- Estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos e 11 meses de idade (os menores de idade somente com a autorização dos pais).
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Vir alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos nas últimas 4 horas de antecedem a doação;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Intervalo entre doações:
- Mulheres: 3 meses, permitidas até 3 doações/ano
- Homens: 2 meses, permitidas até 4 doações/ano.
Com informações da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.