Riselda Morais
Devido a greve dos caminhoneiros, o transporte público da capital paulista está circulando, em horário de entrepico desta quinta-feira (24), com até 40% a menos da frota de ônibus.
A autorização foi concedida pela Prefeitura para que a SPTrans garanta, com o combustível que dispõe, que a frota esteja operacional até o final da tarde.
Segundo informações da PMSP, no início desta manhã as empresas conseguiram circular com até 97% da frota de ônibus porque conseguiram abastecer por meios alternativos ou se utilizaram do estoque que ainda dispunham. A frota de trólebus está 100% operacional.
Para compensar a falta de parte da frota de ônibus, o Metrô e a CPTM irão manter, em horário de entrepico, 100% das frotas sobre trilhos em operação, conforme acordo entre a administração municipal e a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos.
Para amenizar as consequências para a população, o rodízio municipal foi suspenso hoje.
Por determinação da Secretaria de Mobilidade e Transportes, equipes da CET e SPTrans foram reforçadas e estão nas ruas para orientar passageiros e motoristas sobre as mudanças.
A PMSP informou que está tomando as medidas judiciais necessárias para garantir o abastecimento de combustível da frota de ônibus.