Pesquisar

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Zona Leste concentra oito, das dez vias com maior incidência de roubos e furtos de veículos

Riselda Morais



     A grande quantidade de desmanches na Zona Leste de São Paulo; a alta demanda de peças para reposição; a facilidade para vender veículos roubados aos receptadores, estimula e facilita o roubo e furto de veículos na região, uma vez que o ladrão procura o que é mais fácil.
   Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em todo o Estado, ocorreram no período de janeiro a agosto de 2015, 20.472 roubos de veículos, número menor que o de furto de veículo que chegou a 74.607.Só no mês de agosto foram realizados 9.155 furtos de veículos e 5.699 registros de roubos.  Ainda segundo dados de SSP/SP, considerando as estatísticas  só da capital paulista, o número também é assustador, nos primeiros oito meses deste ano foram 29.792 veículos furtados e 24.593 veículos roubados. Um total de 54.385 pessoas tiveram seus veículos levados pelos bandidos.   Já os registros do mês de agosto de 2015 apontam 3.770 casos de veículos furtados e 2.770 casos de roubo na capital paulista.
   Segundo levantamento realizado pela empresa especializada em monitoramento e rastreamento Ituran, a Zona Leste de São Paulo tem oito das dez vias da Grande São Paulo, com maior incidência de roubos e furtos de veículos.  A via que lidera o ranking de roubos e furtos é a Avenida Jacú-Pêssego, que atravessa a Zona Leste ligando a Rodovia Ayrton Senna ao Grande ABC; seguida Avenida Radial Leste, Avenida Sapopemba, Rodovia Fernão Dias, Avenida Marechal Tito, Estrada do Alvarenga, Rua Euclides Pacheco, Avenida Itaquera, Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e Avenida Ragueb Chohfi.
   Os bairros com maior indice de roubos e furtos de veículos são: Itaquera (Zona Leste), Guaianases (Zona Leste), São Mateus (Zona Leste), Ipiranga (Zona Sul), Penha (Zona Leste), Itaim Paulista (Zona Leste), Vila Prudente (Zona Leste), Tatuapé (Zona Leste), Mooca (Zona Leste), Pirituba (Zona Norte) e Vila Formosa (Zona Leste).
   Ainda segundo o estudo realizado com base em cerca de 350 mil veículos monitorados, os ladrões dão preferência aos veículos de cor prata e branca, sendo o modelo preferido o Fiat Palio, seguido do Volkswagen Gol, Fiat Uno, Volkswagen Fox, Volkswagen Voyage, Fiat Siena, Chevrolet Celta, Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Ford Fiesta.