Riselda Morais
"Recebemos denúncias muito graves que precisamos apurar", declarou José de Filippi a Riselda Morais |
Vereador Massataka Ota, Vereadora Sandra Tadeu, Subprefeita Dilian Guimarães, Secretário de Saúde José de Filippi e a Deputada Federal Keiko Ota |
O Secretário de Saúde, José de Filippi visitou, na quinta-feira (24), a subprefeitura Aricanduva/Carrão/Formosa. Durante o encontro o secretário ouviu reclamações e denúncias dos munícipes, falou sobre o avanço dos casos de dengue na cidade e sobre as ações de prevenção que estão sendo tomadas, logo depois anunciou que o antigo Hospital Carrão será reformado e abrigará uma unidade da Rede Hora Certa e uma UPA 24 h .
Segundo o secretário os avanços nos casos de dengue teve um aumento de 70% na comparação com o mesmo período de 2013. “As notificações chegaram a 3.050 neste ano e representam taxa média de incidência de 27,1 casos para 100 mil habitantes. A situação é crítica no Jaguaré, Lapa, Rio Pequeno e Tremembé”, declarou o secretário.
Segundo a Secretaria de Saúde, Vila Carrão (87,7) está entre os distritos da Zona Leste com maior incidência de casos de dengue, comparado a média da cidade (27,1), seguido da Vila Jacuí (85,7) e Cidade Líder (49,8).
Durante o encontro com moradores do bairro, o Secretário anunciou que a Vila Carrão receberá um Hospital-Dia da Rede Hora Certa e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 h, as novas unidades funcionarão no antigo Hospital da Avenida Conselheiro Carrão.
A vinda do hospital vem atender a uma antiga reivindicação da população, que conta com o apoio do Vereador Massataka Ota e da Dep. Federal Keiko Ota que também são moradores do bairro.
“Nós lutamos há 18 anos pelo ambulatório na região. Pedimos que fosse desapropriado o hospital que está há anos fechado, sendo que nós necessitávamos de um local para atendimento”, afirmou a líder comunitária Virgínia Floripes de Argelis.
José de Filippi lembrou que a região tem cerca de 500 mil habitantes e ainda não conta com nenhum pronto-atendimento, esclareceu que a UPA será instalada em parceria com o Ministério da Saúde, estimando que funcionará a partir de 2015 em regime de pronto atendimento e emergência adulto e infantil 24 horas e falou sobre a desapropriação do imóvel que tem cerca de 3,4 mil metros quadrados.
Ainda segundo o Secretário, o prédio precisa de reforma e adaptações para se enquadrar as exigências e necessidades de um novo hospital e para que isto aconteça técnicos da prefeitura estão avaliando as obras necessárias para colocar as unidades em funcionamento.
“Nós estamos fazendo um estudo para avaliar as intervenções que serão feitas para instalar em um andar a Hora Certa e no outro a UPA. É um imóvel muito bem localizado, tem transporte perto e pode no futuro abrigar ainda outros serviços, como atendimento de saúde mental e de reabilitação”, explicou o secretário.
O secretário ouviu muitas denúncias dos munícipes sobre a falta de médicos nos hospitais e UBSs da região, em especial da UBS Integral Maringá/Talarico que foi inaugurada em 17/09/2013 para funcionar com uma equipe de 120 profissionais de saúde com atendimento em especialidades clínicas como ginecologia e obstetrícia, pediatria, psicologia e assistência social, enfermagem, entre outras para realizar o atendimento da demanda espontânea - pessoas que buscam o atendimento sem horário prévio - além do atendimento agendado e na prática a população não está conseguindo ser atendido sem horário prévio, o agendamento de consulta com ginecologista para prevenção da Saúde da Mulher está com prazo de 45 a 60 dias e a coleta do exame Papanicolau tem sido realizada por uma enfermeira, além do mais, a consulta para Clínico Geral sequer tem agenda aberta.
Participaram do encontro na Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, a Deputada Keiko Ota, Ver. Massataka Ota, Verª. Sandra Tadeu, Subprefeita Dilian Guimarães, o Secretário Municipal de Saúde José de Filippi, líderes comunitários e moradores da região.