Pesquisar

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Campanha “Parada - Um Pacto pela Vida” visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito


Por: Riselda Morais

Emerson Fittipaldi e  o Ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro 


     O lançamento da Campanha “Parada - Um Pacto pela Vida“ é uma das ações da Semana Nacional de Transito que vai de 18 a 25  de setembro e visa diminuir em 50% os acidentes de trânsito  nas ruas e estradas de todo o País que chegam a provocar 42 mil mortes por ano.
O lançamento  da Campanha, que faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, foi feito dia 13 pelo Governo Federal com ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e o bicampeão brasileiro de Formula 1, Emerson Fittipaldi, no autódromo de Interlagos, na capital paulista, durante os treinos da prova internacional World Endurance Championship – 6 Horas de São Paulo. 
“A partir de agora, convocamos a sociedade brasileira para reduzir os acidentes nas ruas e nas estradas. Por meio da iniciativa, pretendemos sensibilizar a sociedade como um todo”, ressaltou Aguinaldo Ribeiro.
Emerson Fittipaldi também acredita na conscientização dos motoristas sobre os riscos de acidentes e sobre a necessidade de uma direção segura para diminuir o número de acidentes: “Com essas mensagens vamos criar um impacto no povo brasileiro. É um ato muito importante. Hoje são 3,5 milhões de carros a mais transitando no país, por ano”, declarou.
Segundo Aguinaldo Ribeiro a campanha pretende, acima de tudo, mudar a cultura e os hábitos do motorista, fazendo com que aqueles que dirigem um carro na cidade ou na estrada entendam que é importante não beber e não correr. “Nós começamos agora e vamos ter uma série de trabalhos não só chamando para conscientização, como na educação”, ressaltou. 
A redução de 50% nos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, já é parte do comprometimento do Brasil com a “Década de Ações para a Segurança no Transito“, (2011 a 2020), firmado com a ONU em 2009, quando registrou 1,3 milhões de mortes no trânsito de 178 países. 
Na  capital paulista estão  previstas mais de 70 ações que serão promovidas pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, através do Detran-SP.  Durante a abertura da Semana Nacional do Transito, o Governador Geraldo Alckmin anunciou o investimento de R$ 85 milhões em educação para o transito no Estado de São Paulo: “esse trabalho inclui pesquisa junto com a Fapesp, incluiu educação para o trânsito, inclui conscientização desde criança, inclui o Comitê Paulista reunindo onze secretarias de Estado para esse trabalho”, declarou Alckmin e afirmou que nas rodovias paulistas foram reduzidas 52% das mortes e grande parte dos acidentes estão nas áreas urbanas onde há uma maior concentração de pessoas. 
Em Brasília, está sendo realizada a 16ª edição Check-up  de Motos. Os motociclistas que visitarem terão 21 itens do seu veículo analisados, como a parte elétrica, níveis de folga nos pedais, e desgaste dos pneus, que passarão pelo crivo de especialistas. Enquanto é feita a revisão, os motociclistas assistem a vídeos de educação no trânsito, saboreiam lanches, ganham brindes (troca de óleo e um kit da Abraciclo) e participam de sorteios de capacetes, pneus, kit de transmissão, mochilas, capa de chuva, jaquetas de marca, dentre outros. 
Para o visitante não sair apenas com o aprendizado teórico, um simulador coloca o motociclista em situações repentinas no trânsito: uma criança que atravessa a rua em busca de uma bola, um pedestre na faixa, a porta do carro que é aberta em momento inadequado.
A Campanha Nacional “Parada - Um Pacto pela Vida“ é uma parceria entre o Ministério das Cidades (MinCidades), o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os Detrans (Departamentos de Transito) e o Ministério da Saúde que envolve a Federação Internacional de Automobilismo (FIA); do Instituto Emerson Fittipaldi;  Prefeituras, Governos de todos os Estados brasileiros; Órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais e municipais; organizações não governamentais e do setor privado e precisa contar com a colaboração da população brasileira para alcançar o objetivo.