Pesquisar

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pizza, uma opção rápida e saborosa

Por: Riselda Morais


   
De todos os tipos, de todos os sabores, doces, salgadas, com uma infinidade de combinações que servem como prato principal e sobremesa, no fim de semana, no encontro com os amigos, na festa de confraternização ou aquele pedaço amanhecido no café da manhã, ela é sempre saborosa  e  a opção mais prática e rápida para saciar a fome.
    A pizza é parte obrigatória em nosso universo gastronomico e um dos pratos mais apreciados na capital paulista, que tem cerca de 6 mil pizzarias que fazem desta, a cidade que tem o segundo maior consumo de pizza do mundo, atrás apenas de New York. . No Estado de São Paulo são mais de 11 mil pizzarias com um consumo médio de mais de 1 milhão de pizzas por dia e cerca de 43 milhões de pizzas por mês, movimenta mais de 10 bilhões por ano. A nível nacional, o Brasil é o segundo maior consumidor de pizza, possui cerca de 25 mil pizzarias, um negócio altamente rentável que envolve uma grande cadeia de fornecedores e distribuidores que geram mais de 127 mil empregos diretos e indiretos, com um movimento superior a 20 bilhões ao ano, perde apenas para os Estados Unidos.
    Doces, salgadas, são mais de 230 tipos de pizzas catalogadas, com uma infinidade de sabores, uma grande variedade de recheios e coberturas. Mais incrível é que quanto mais surgem novas combinações irresistivéis ao paladar como a pizza de pasta de brigadeiro com sorvete de creme, ou a de morango com chocolate e banana ou as que desafiam o paladar como a de kani com shoyo, mais gostamos de preservar as receitas centenárias, tradicionais como a Napolitana, Portuguesa, calabresa, quatro queijos e as mais pedidas nas pizzarias paulistas, a Margherita  - queijo muçarela e folhas de manjericão (nomeada em homenagem à princesa-consorte Margherita di Savoia). e a muçarela -tomate, queijo muçarela, orégano e azeitonas pretas.
    A pizza é um prato consagrado, cujo consumo  ganhou dimensões expressivas no dia a dia do brasileiro, onde quase tudo acaba em pizza. No dia 10 de julho comemoramos oficialmente em São Paulo, o Dia da Pizza. A data em homenagem a redonda é comemorado desde 1985, foi instituída pelo secretário de Turismo, Caio Luis de Carvalho, data de encerramento do concurso estadual que elegeu as 10 melhores receitas de margherita e muçarela.
    A história da pizza tem inicio em Roma, quando na Era Cristã, os nobres comiam o pão da Abraão, chamada de Piscea, uma massa feita apenas com água, sal, farinha, ervas e alho. Chegou a corte de Nápoles no século XVI, onde ganhou novos sabores e difundiu-se pelo mundo. Na capital paulista, a pizza chegou com os imigrantes italianos que se estabeleceram nos bairros do Brás e do Bexiga. Os napolitanos acrescentaram à massa rústica dois ingredientes definitivos, o molho de tomate e o orégano, além de coberturas como muçarela, linguiças, aliche e calabresa. Na correria entre uma compra e outra, no café da manhã, com os amigos ou na festa, boa pizza!