Zona Leste é a região mais beneficiada com faixa exclusiva |
Nem todos os motoristas respeitam a faixa, ônibus circulam nas outras faixas e veículos pequenos invadem a exclusiva na Líder |
Faixa exclusiva à direita torna percurso mais rápido |
Andar nos ônibus das linhas que trafegam pelas avenidas Aricanduva, Itaquera e Líder, na Zona Leste da capital paulista, ficou mais rápido em cerca de 15% depois que a Prefeitura implantou 37.3 km de faixas exclusivas de ônibus.
As vias voltadas ao transporte público, exclusivas como corredores à direita, têm o espaço delimitado por tachões, a sinalização de chão reflexivo.
Foram implantados 12,4 km de corredor nas avenidas Líder e Itaquera; 5,9 km na Aricanduva, entre a praça Júlio Colaço, próximo a Radial Leste e a Avenida Itaquera e mais 19 km também na Av. Aricanduva entre a Avenida Ragueb Chohfi e a Avenida Itaquera.
Os dois novos trechos de corredores à direita da Avenida Aricanduva, com extensão total de 24,9 foram implantados na segunda-feira (30/07) pela Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes, SPTrans e da CET, somando-se os novos trechos aos já existentes, a Avenida Aricanduva conta com 50,1 km de faixas exclusivas.
As faixas funcionam de segunda a sexta-feira, o horário de restrição para os demais veículos é das 6h às 20 horas, nos dois sentidos, a fiscalização será feita através de radares e a multa para veículos ou caminhões que desrespeitarem e entrarem na via é de R$127,69 mais 5 pontos na CNH.
As faixas são de tráfego exclusivo das 27 linhas que operam na região, com uma frequência de 165 ônibus por hora e fazem o transporte diário de cerca de 220 mil passageiros.
Serão implantados um total de 68,5 km de vias exclusivas em importantes regiões da capital, a maior parte beneficia a Zona Leste. Na radial leste, por exemplo, a velocidade média dos ônibus aumentou nos dois sentidos, em 26% e diminuiu o tempo do percurso em 15 minutos.