Por: Riselda Morais
Okinawa Festival recebeu cerca de 20 mil visitantes durante os dois dias de programação |
Foi realizada no Clube Escola Manchester - Pça. Haroldo Daltro, s/nº – Vila Carrão, nos dias 6 e 7 de agosto, a nona edição do Okinawa Festival.
O festival Okinawa traz manifestações culturais dos descendentes da Ilha do Sul do Japão e reuniu apresentações de dança e de artes marciais, além do tradicional cardápio de pratos típicos de Okinawa.
A Associação Okinawa de Vila Carrão, em parceria com a Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão e a SPTurismo, promoveram a nona edição do Okinawa Festival, que recebeu cerca de 20 mil visitantes durante os dois dias de programação. O festival que nasceu para integrar a colônia nipo-brasileira da província de Okinawa com os moradores da região, cresceu e figura hoje como um dos maiores eventos promovidos pela colônia japonesa na cidade de São Paulo, fazendo parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.
Nesta edição de 2011, o evento que teve dois dias de duração, contou com apresentações de Radio Taisô (ginástica rítmica japonesa), grupos de Godo Ensô (música clássica okinawana), grupos de Minyô (músicas folclóricas okinawana), grupos de Karatê e Kobudô, Dança do Leão Shi-shi-mai e vários números de Bom Odori Eissá (dança em que o público é convidado a participar).
Shows e apresentações de artistas da colônia nipo-brasileira fizeram parte do festival, com destaque para Mário Kamia - mágico da televisão e o cantor Joe Hirata. Toda gastronomia okinawana esteve presente, assim como espetinhos, lanches, salgados e doces, além de barracas que servem o “Okinawa sobá”, e o Hidjá nu Shiru (sopa de cabrito), sanduíches de pernil e yakissoba. Para entrar no evento o visitante deveria levar um quilo de alimento não perecível, que será revertido para entidades beneficentes da região. Um dos momentos mais aguardados pelo público foi a apresentação em conjunto dos dois mais famosos grupos de taikô de Okinawa: o Ryukyu Koku Matsuri Taikô que significa ‘tambores festivos do reino de Ryukyu ‘e o Reiquios Gueinou Doukokai, juntos reúnem mais de 500 tocadores. O grupo Ryukyu Koku Matsuri Taikô foi fundado com o intuito de preservar e difundir a cultura e as tradições locais e usa em suas manifestações artísticas o estilo Eisá (dança popular da ilha de Okinawa).
Além de mostrar a cultura peculiar de Okinawa, o festival mostra também a missigenação de raças, é um momento de confraternização que integra as famílias e um elo que fortaleçe os laços.
A Associação Okinawa de Vila Carrão tem como presidente Kiyoshi Onaga, vice presidente Tério Uehara e o presidente da Comissão Organizadora do Festival é Nobukazu Taira.