Por: Riselda Morais
Triagem |
Exame oftalmológico para detectar a Catarata |
Novecentos voluntários participaram da ação saúde |
Foi realizada neste domingo (22) a 10ª edição do Mutirão de Cirurgia da Catarata, no estacionamento do Shopping Interlar Aricanduva, na Zona Leste da capital.
Nesta edição, as filas começaram a se formar bem cedo, muitas pessoas madrugaram para garantir os primeiros lugares, o atendimento teve inicio a partir das 8hs, passaram por lá cerca de 15 mil pessoas. Foram previamente inscritas, cerca de 3 mil pessoas acima de 50 anos que foram examinadas por uma equipe de 900 voluntários, médicos oftalmologistas e estudantes da área de saúde e 1050 cirurgias da catarata foram agendadas.
O estacionamento ficou lotado, as pessoas passaram por uma triagem, a partir do exame superficial, as que não apresentaram problemas foram dispensadas, as que apresentaram problemas foram encaminhadas para o exame oftalmológico e as que tiveram a catarata diagnosticada já saíram do local com a cirurgia agendada.
A ação foi iniciada em 2002, desde então, mais de 17.500 pessoas foram beneficiadas com a cirurgia de catarata, só na 9ª edição (2010) 1.735 idosos fizeram a cirurgia da catarata gratuitamente. Além de diagnosticar a Catarata, a ação identifica outras doenças como retinopatia, oclusões arteriais e glaucomas. O Mutirão de Cirurgia de Catarata é realizado pelo Centro Comercial Aricanduva em parceria com o Instituto São Paulo de Ação Voluntária, Espaço Cultural Gilson Barreto, Cesmo Oftalmologia e conta com o apoio do Rotary Clube, do Movimento Escoteiro, da Sabesp e da Prefeitura de São Paulo.