Pesquisar

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Bombeiros e SOCESP promovem “Dia da Ressuscitação Cardiopulmonar” no Parque Ibirapuera

Riselda Morais
1.019 pessoas receberam o treinamento no Parque do Ibirapuera.

Cel.Reginaldo Campos Repulho e o diretor do Centro de Treinamento em Emergências da SOCESP, Agnaldo Píspico. 
Defesa Civil prestigia o evento - Sargento PM Marcio Lourenço distribui material e oferece ao público, orientações de como evitar desastres. 
         Com o objetivo de disseminar as instruções de ressuscitação, o Corpo de Bombeiros com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, através das equipes da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e do GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento de Urgência) promoveu, no sábado (19/10) o “Dia da Ressuscitação Cardiopulmonar” no Parque Ibirapuera.
Ao som da música Staying Alive, do grupo americano da década de 70 Bee Gees, que marca o ritmo das compressões e utilizando bonecos para o treinamento, bombeiros e profissionais da saúde ensinaram aos visitantes a reconhecer, chamar ajuda e fazer manobras de socorro, em vítimas de paradas cardiorrespiratórias, até a chegada dos médicos.
Segundo informações da SOCESP, as doenças cardiovasculares levam, anualmente, cerca de 320 mil pessoas a óbito no país, ocorre cerca de 720 paradas cardíacas por dia e a cada um minuto e meio uma pessoa morre por esse motivo. 
“A ajuda de quem presencia a parada cardiorrespiratória é fundamental para o sucesso da equipe de resgate, a cada minuto que passa caem em 10% as chances de sobrevivência e dez minutos significa a morte”, afirma o diretor do Centro de Treinamento em Emergências da SOCESP, Agnaldo Píspico.  
O Corpo de Bombeiros atende 350 mil pessoas por ano, sendo 8 mil delas por problemas cardiorrespiratórios. O treinamento foi realizado de hora em hora com grupos de mais de 100 pessoas. 
“Esse curso que a gente faz, é um curso realmente para leigos, para as pessoas que não tem noção nenhuma do que tem que fazer, a gente dá as primeiras orientações, ela vai identificar uma parada, chamar o socorro e começar a fazer a massagem na vítima até a chegada de uma guarnição nossa”, diz o coronel Reginaldo Campos Repulho. 
O curso ensina que, o primeiro passo ao se deparar com uma pessoa desacordada, é verificar se ela responde a algum estímulo, para isto, basta mexer nos ombros e perguntar o nome, outra forma é observar o movimento torácico para perceber se ela está sem respiração. 
Em seguida, se tiver alguém perto, pedir para ligar para os Bombeiros 193 e ambulância 192, se não tiver, faça a ligação você mesmo. O próximo passo é iniciar a massagem: Com o braço esticado no meio do tórax, entre as mamas, com uma mão sobre a outra, comprimir o tórax pelo menos 5 cm, de maneira continua, em uma frequência de pelo menos 100 compressões por minuto, fazer esta massagem até que chegue o socorro.
O evento foi prestigiado pela Defesa Civil que também trabalha na preservação da vida e oferece ao público, orientações de como evitar desastres. 
O Sargento PM Marcio Lourenço Gonçalves ressaltou a importância de despertar a atenção de todos para a possibilidade do salvamento de vítimas de uma parada cardíaca. “O reconhecimento, com o pedido de ajuda e a realização das compressões torácicas de forma correta pode aumentar em até 4 vezes as chances de sobrevida”, diz Marcio.
A Defesa Civil do Estado participou do evento distribuindo materiais informativos, como por exemplo: Defesa Civil para crianças (caderno para colorir), que por meio de joguinhos, palavras cruzadas, textos com imagens do personagem “Borbinha”, ensina o público infantil a se prevenir dos eventos causados pela chuva (Deslizamentos de terra, raios, enchente), dicas de saúde no verão e sobre o trabalho da defesa civil, além de folders para o público em geral: “Como se proteger das tempestades (raios), afogamentos, deslizamentos.”
Segundo o Corpo de Bombeiros da PMESP, o evento de RCP, teve um saldo positivo com 1.019 pessoas que receberam o treinamento, no Parque do Ibirapuera.