Pesquisar

terça-feira, 31 de julho de 2012

Pista de Caminhada da Gamelinha recebe equipamentos para atividade física e iluminação


Por: Riselda Morais

Nova pista de Caminhada Gamelinha


Para sair do sedentarismo, manter a forma, perder peso, tonificar os músculos e reduzir os riscos de doenças cardíacas o exercício mais eficaz ainda é uma boa caminhada, que pode ser feita ao ar livre e com custo zero, na pista de caminhada Gamelinha, que acaba de passar por uma reforma com estrutura de qualidade e uma iluminação que proporciona fazer caminhada noturna com segurança.
Criado por iniciativa da população que, aos poucos, foi plantando diversos tipos de espécies nas margens do Córrego Gamelinha e utilizando-as simultaneamente para caminhada, o Corredor Verde, sito a Av. Dr. Bernardino Brito Fonseca de Carvalho, Zona Leste, passou a ser usado diariamente por centenas de pessoas para a prática de esporte. 
O Corredor Verde tem cerca de 3,8 km² de  extensão, vai da Radial Leste (Av. Conde de Frontin) na Vila Matilde até a Avenida Itaquera, com 25 metros de largura, onde podem ser encontradas diversas espécies de plantas silvestres e mais de 60 espécies de  árvores frutíferas, entre elas mangueira e goiabeira. As margens do poluído córrego Gamelinha pode-se também observar aves das espécies Sabiá-Laranjeira, Sabiá-do-Campo, Beija-Flores, Pardais, Pombos Domésticos, Rolinhas, Ben-te-vis e Sanhaço-Cinzento, entre outras.
A pista de caminhada tem aproximadamente 1.260 m² de pavimentação que antes da reforma encontrava-se em mal estado, quebrado pelas raizes das árvores, com arbustos altos e escura, o que tornava o lugar perigoso.
Mais uma vez a população se mexeu, fazendo abaixo assinado e encaminhando para a Subprefeitura Penha, tendo sido o último, entregue em outubro de 2011. Em 13/04 o Vereador Toninho Paiva, acompanhado do chefe de gabinete da subprefeitura Penha Ricardo Andreoli e o Engenheiro Angelo Vilano estiveram no local e prometeram o término da reforma para 90 dias.
A pista de caminhada, está localizada no trecho entre as Ruas Dr. Ulisses de Coutinho e Fernão Albernaz, um trecho de aproximadamente 450 m² recebeu uma excelente estrutura, pista dupla com nova pavimentação e rampa de acessibilidade para portadores de necessidades, pequenos canteiros com plantas ornamentais, bancos, 3 jogos de barras fixas e 2 jogos de academia para a terceira idade e lixeiras. A nova iluminação conta com 30 postes e 60 lâmpadas de 100 watts que proporcionam fazer caminhadas noturnas com segurança.
Para os irmãos Airton e Luzia, que frequentam o corredor verde há mais de 10 anos, a reforma saiu melhor do que o reivindicado. “Eles fizeram mais do que pedimos, havíamos solicitado nos abaixo assinado apenas à reforma da pavimentação que estava trincada porque as árvores levantaram o piso e a iluminação“, diz Luzia.
Já Airton, lembra que além da atual reforma, é importante que a pista receba manutenção. “A iluminação ficou muito boa, ficou excelente, precisávamos mesmo de uma pista dessas, mas é importante que seja feita a manutenção“, enfatiza Airton.