Pesquisar

terça-feira, 17 de abril de 2012

Alimentação inadequada provoca crescimento da obesidade na população brasileira

Por: Riselda Morais

Pesquisa aponta que 49%  dos brasileiros estão com sobrepeso
e 15,8% da população brasileira está obesa


    Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 49%  da população brasileira está com sobrepeso e 15,8% da população está obesa. 
    O governo planeja reduzir o ritmo do crescimento da obesidade no país  e não reverter a tendência.
“O crescimento da obesidade entre a população adulta é preocupante e difícil de se conter”, admitiu o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.
    O aumento da obesidade tem uma causa óbvia que é a alimentação inadequada, com gordura saturada em excesso.
    Segundo estudo do Ministério, 34,6% dos brasileiros não dispensam carne  gordurosa, 56,9% tomam leite integral regularmente e 29,8% tomam refrigerante pelo menos cinco vezes por semana, enquanto os alimentos saudáveis são pouco consumidos, apenas 20,2% dos brasileiros consomem cinco ou mais porções de frutas e hortaliças por dia.
    No ranking da má alimentação os homens, especialmente os mais jovens, lideram, 45,9%  chegam a consumir quase duas vezes mais carne vermelha com gordura e não costumam tirar a pele do frango  contra 24,9%  das mulheres. O consumo de refrigerante é de 34,3% na população masculina, enquanto apenas 25,9% das mulheres ingerem o refrigerante cinco vezes ou mais por semana. Em contrapartida, o consumo de hortaliças  e frutas é menor entre os homens, apenas 25,6%  consomem cinco ou mais porções por dia contra 35,4% das mulheres, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Segundo o estudo,  os hábitos alimentares tornam-se mais saudável de acordo com o grau de escolaridade e com a idade.
Entre os homens com idade superior a 65 anos, 27,6%  têm uma alimentação mais saudável.
    O consumo de hortaliças e frutas está presente no cardápio de 44,5% dos brasileiros com mais de  12 anos de estudo contra 27,5% entre as pessoas com menos de oito anos de estudo.
    Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha medidas como acordos com a indústria para redução de sal, a criação de espaços públicos para a prática de atividades físicas e programas de saúde nas escolas possam ajudar a conter a tendência e se a dieta do brasileiro continuar neste ritmo, nos próximos 12 anos  o número de brasileiros obesos estará igual a dos Estados Unidos.
“Agora é hora de virar o jogo”, disse Alexandre Padilha.
    O  grau de escolaridade interfere negativamente quando se avalia o consumo de bebida alcoólica, quanto maior o número de anos de estudo maior o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. 
             Os dados mostram que 17% da população brasileira consome bebida alcoólica de forma exagerada.
    Analisando só os homens com mais de 12 anos de estudo o percentual sobe para 20,1% contra 11,9% das mulheres com o mesmo nível de escolaridade, esse  percentual cai para  7,6% entre as mulheres com escolaridade menor que 8 anos de estudo .