Pesquisar

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com doenças da tireóide

Por: Riselda Morais

As doenças da Tireóide ou Tiróide afetam cerca de 15 % da população acima de 45 anos, a maioria mulheres, segundo dados do IBGE. A Tireóide é uma importante glândula endócrina, que tem aproximadamente 13 gramas, localizada no pescoço, recoberta por músculos e tem como função armazenar hormônios tiroidianos T3 - triiodotironina e T4 - tiroxina. As principais doenças da tireóide são o hipertireoidismo e hipotireoidismos, doenças silenciosas provocadas pelos altos e baixo dos hormônios T3 e T4.
Segundo endocrinologistas, essas alterações acontecem devido ao envelhecimento da glândula, a processos orgânicos normais e até pela gravidez, daí a incidência de até cinco vezes mais em mulheres que nos homens.
Segundo o Instituto da Tiróide, sofrem os efeitos do bócio endêmico ou papo, que tem como causa a inatividade da tireóide, devido à carência de Iodo, cerca de 10 milhões de brasileiros.
Ainda segundo o Instituto, os casos da doenças vêm diminuindo no Brasil graças a suplementação por sal iodado.
Entre os problemas que acometem a glândula tireóide, o mais comum, segundo os endocrinologistas, são os nódulos de tireoide, que acomete de 20% a 50% da população, atingindo a metade das pessoas de 50 anos.
O hipertireoidismo é provocado pelo excesso de hormônios, tem alta prevalência e acomete até 2% da população adulta. Alguns dos sintomas, segundo endocrinologistas, são agitação, diarréia, taquicardia e perda de peso. Já o hipotireoidismo é provocado pela quantidade insuficiente dos hormônios, tem como principais sintomas cansaço, intestino preso, ganho de peso e fala arrastada, pode ser facilmente diagnosticado através do exame TSH e o tratamento é realizado através da reposição do hormônio no organismo.
Segundo os especialistas, o tratamento é mais eficaz quando se trata precocemente a doença.
Além do Iodo que é obrigatório por lei conter no sal, alimentos como ostras, moluscos, outros mariscos e peixes de água salgada ajudam a aumentar os níveis de Iodo no organismo.
O Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia ensina a fazer o auto exame da tireóide da seguinte forma:
- Segure o espelho e procure no pescoço a região logo abaixo do "pomo-de-adão" ou, como é popularmente conhecido, gogó. Ali está a sua glândula tireoide.
Incline o pescoço para trás, para que a região fique mais exposta.
Beba um pouco de água.
O ato de engolir fará com que a tireoide suba e desça. Não confunda a tireoide com o "pomo-de-adão".
Observe se existe algum caroço ou saliência. Se observar alguma alteração procure um endocrinologista. Ele é o profissional especializado sobre o assunto que solicitará os exames necessários para o diagnóstico e prescreverá o tratamento correto.