Pesquisar

domingo, 2 de maio de 2010

Prefeito Gilberto Kassab lança Centro de Apoio ao Trabalhador Móvel na Penha


Prefeito Gilberto Kassab e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra.


Por: Riselda Morais
O prefeito Gilberto Kassab lançou nesta segunda-feira (26/04) o serviço CAT - Centro de Apoio ao Trabalhador Móvel.
O lançamento foi realizado no estacionamento do Mercado Municipal da Penha, sito a Av. Gabriela Mistral Nº 160, local onde a unidade móvel permanecerá até sábado, dia 1º. Serão três unidades móvel que facilitarão o acesso das pessoas que estão à procura de emprego ou de fazer cursos de capacitação. Os veículos serão distribuídos para fazer o atendimento à população nas ruas da cidade, especialmente na periferia. A iniciativa faz parte das comemorações da Semana do Dia do Trabalho. As outras duas unidades móvel do CAT estarão até sábado no terminal de ônibus de Campo Limpo (Estrada de Campo Limpo, 3.400) e na Subprefeitura de Cidade Ademar (Avenida Yervant Kissajikian, 416).
Para Gilberto Kassab os CATs Móvel ampliam o atendimento para aqueles que procuram os serviços da prefeitura no mundo do trabalho; facilitam encontrar um emprego ou manter o que já tem com programas de orientação e capacitação.
“O lançamento do CAT Móvel permite que a Prefeitura fique mais próxima daqueles que buscam uma vaga no mercado de trabalho. Outra medida importante neste sentido é a abertura dos postos fixos do CAT aos sábados. Agora, quem procura um curso de capacitação ou uma recolocação profissional ganha mais uma opção”, afirmou o prefeito. E ressaltou a importância do CAT Móvel para a cidade.
”O CAT Móvel tem uma importância extraordinária para a cidade na medida que permite atingirmos mais pessoas, ajudando na conquista do emprego”, afirmou Kassab.
Nos CATs Móvel, os munícipes poderão tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho, dar entrada no seguro desemprego e fazer cadastro em busca de emprego, entre outros serviços. O horário de funcionamento será das 8h às 17h (exceto no dia 1º, feriado, quando o atendimento será feito entre 8h e 13h).
“Queremos ampliar os CATs Móveis para garantir o acesso do trabalhador desempregado. Muitas pessoas não conhecem as instalações fixas do CAT e, por isso, as novas unidades se locomoverão por toda a cidade”, explicou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra.
Segundo o secretário Marcos Cintra a taxa de desemprego na grande São Paulo ainda chega a 13% da população economicamente ativa e a taxa de desemprego principalmente dos jovens entre 25 e 26 anos atinge quase 25% dos que buscam emprego e o CATs vem dar uma atenção especial a este problema.
“Iniciamos no ano passado com 5 CATs, hoje temos 11 e vamos encerrar o ano com 20, com isso, temos ainda dois anos para cumprir a meta que o prefeito nos deu, de encerrar a gestão com 31 CATs”, declarou Marcos Cintra. E enfatizou: “O CAT móvel estará se locomovendo por toda a cidade e com isso, ampliando a capacidade de atendimento, daremos ao cidadão mais opções de ser atendido”, declarou Cintra.
O prefeito Gilberto Kassab destacou também que a abertura dos CATs aos sábados vai ampliar e auxiliar a população na busca de cursos de qualificação e de oportunidades no mercado de trabalho. Desde sua criação, em 2005, o programa já colocou no mercado de trabalho 249.758 trabalhadores, sendo 6.768 somente em 2010.
O funcionamento dos CATs aos sábados será das 7 às 13 hs com os serviços de intermediação de mão-de-obra, encaminhamento para oportunidades de emprego, habilitação ao seguro desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e inscrição para os cursos de capacitação. A previsão da secretaria é que 250 pessoas sejam atendidas por dia em cada unidade móvel.
Participaram do evento os Diretores Superintendentes da Associação Comercial de São Paulo Distrital Penha Eugenio Sanches e o Distrital Tatuapé; os vereadores Toninho Paiva e Gilson Barreto, o Subprefeito da Penha Cássio Freire Loschiavo, o Subprefeito Aricanduva/Vila Formosa Eduardo Hadade; o subprefeito de Itaquera Roberto Tamura, o Subprefeito de São Mateus, Ademir e líderes comunidades da região.