Pesquisar

quarta-feira, 31 de março de 2010

26ª Caminhada da Ressurreição deve levar 120 mil fiéis às ruas da Zona Leste

No primeiro sábado de abril, dia 3, aproximadamente 120 mil pessoas participarão da 26ª Caminhada da Ressurreição, organizada pela Diocese de São Miguel Paulista em parceria com as Subprefeituras de São Miguel, da Penha e de Ermelino Matarazzo.
Os fiéis percorrerão 13 quilômetros, do bairro da Penha até São Miguel, na zona leste, para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. A caminhada é feita em 7 horas.
O início está programado para a noite do sábado, às 23 horas, na Basílica Nossa Senhora da Penha, na Rua Santo Afonso, 199.
As pessoas seguirão caminhando durante toda a madrugada, passando por ruas e avenidas, e só devem chegar ao destino final, na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, no bairro de São Miguel, por volta das 6 horas da manhã do domingo. No local, onde está localizada a histórica Capela de São Miguel, será celebrada uma missa pelo bispo Dom Manuel Parrado Carral, prevista para terminar às 9 horas.
O subprefeito de São Miguel, Milton Persoli, participará do evento pela primeira vez. “Como católico, reconheço que é um momento para reflexão. À frente da Subprefeitura, asseguro que nos preocupamos com todos os detalhes da organização para garantir disciplina e segurança”, afirmou.
A caminhada é realizada no período noturno para relembrar a ressurreição de Cristo durante a Vigília Pascal.
O subprefeito de Ermelino Matarazzo, Eduardo Camargo Afonso, lembra que esse evento mexe com as pessoas com a fé abalada. “A Caminhada da Ressurreição pega as ovelhas desgarradas. Muita gente, muitos jovens procuram um caminho melhor.”, revela o subprefeito, que pelo quinto ano seguido participará da caminhada.
No bloco de condução da Caminhada da Ressurreição fiéis carregarão uma cruz de 10 metros de altura por 5 de largura. A cruz foi construída especialmente para esse evento e exige o esforço de 20 pessoas para conduzi-la. Homens e mulheres fazem o ato de carregar a cruz uma demonstração de fé, simbolizando promessa ou agradecimento.
Três trios elétricos, dois carros de som e bandas acompanharão o trajeto para tocar músicas religiosas para louvar, alegrar e animar a fé dos devotos.
Segundo o Padre Geraldo Antonio Rodrigues, pároco da Catedral de São Miguel, a Caminhada da Ressurreição ultrapassa os limites geográficos e da fé. “É uma grande expressão de fé. A fé no sentido mais amplo, a que todos procuram encontrar. Liga a humanidade ao divino.”, explica.
O bairro da Penha receberá o maior trecho da caminhada. O subprefeito Cássio Freire Loschiavo destaca a grandiosidade do evento. “Já no momento da concentração percebemos a alegria e animação das pessoas. Digo que é uma caminhada de fé e alegria”, lembra o subprefeito.
Os preparativos para a Caminhada da Ressurreição envolvem as Subprefeituras de São Miguel, da Penha e de Ermelino Matarazzo. Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, CET, Bombeiros, Sabesp, Eletropaulo, SPTrans e SPTuris também estão envolvidas na caminhada. A equipe de apoio mobiliza mais de mil pessoas.
Equipes da Fiscalização das Subprefeituras de São Miguel, Penha e Ermelino Matarazzo acompanharão para impedir o comércio ilegal.
A grande adesão da sociedade ao longo de mais de duas décadas da caminhada permitiu que o evento entrasse para o calendário oficial da Cidade de São Paulo.
A Lei Municipal 14.565, de 23 de outubro de 2007, autoriza a realização da Caminhada da Ressurreição no domingo seguinte à Sexta-Feira da Paixão.
Este ano com a motivação: “Cristo Ressuscitado eu renovado!”, e o tema: “26 anos com Cristo é D+”, propõe à juventude uma vida de fé que é a vivência dos valores cristãos, da plena cidadania e do respeito à natureza. É um viver sem vícios, sem pecados, sem alienação, sem ferir a vida humana e nem agredir o meio ambiente.
ITINERÁRIO
A saída está programada para as 23 horas do sábado, dia 3 de abril, na Basílica Nossa Senhora da Penha, rua Santo Afonso, 199. Depois, seguirão pela Av.Amador Bueno da Veiga até a Praça Frei Albino Arese, onde ocorrerá uma parada de 20 minutos. A caminhada prosseguirá pela Av.São Miguel até a Catedral de São Miguel, na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra. Os fiéis se concentrarão diante da Capela de São Miguel, construída em 1622 e Patrimônio Histórico. 26ª Caminhada da Ressurreição Data: 03 de abril, sábado. Horário: das 23h às 9h do domingo, 04 de abril.