Pesquisar

quinta-feira, 7 de maio de 2020

SP: Rodízio de veículos volta mais rigoroso, com restrições 24 hs em toda a cidade

Riselda Morais
   

   O Prefeito Bruno Covas anunciou nesta quinta-feira (07/05), a retomada do rodízio municipal de veículos com medidas mais restritivas. Com o objetivo de reduzir o fluxo de veículos em toda a cidade, o rodízio voltará na próxima segunda-feira (11/05), desta vez a restrição de circulação não será apenas no centro expandido, mas em toda a capital paulista.
   A medida mais restritiva foi tomada para evitar a disseminação do coronavírus, sem ter que decretar o lockdown, que é uma medida extrema para impedir a circulação de pessoas na cidade. Vale lembrar que o objetivo do rodízio anterior era melhorar a qualidade do ar e reduzir o alto índice de doenças respiratórias sofridas pelos moradores da cidade de São Paulo.
  O rodízio de veículos volta mais rigoroso, irá vigorar 24 horas por dia, inclusive sábados e domingos, em toda a cidade, de acordo com o final da placa ser par ou ímpar e o dia (data) ser par ou ímpar. Nos dias pares circulam veículos com placa final par (0, 2, 4, 6, 8) e nos dias ímpares os veículos com a placa final ímpar (1,3,5,7,9).
   Estão excluídos do Rodízio Municipal todas as pessoas de serviços essenciais que já tinham isenção no rodízio anterior, como Polícia Militar, prestadores de serviços da rede elétrica, gás e água, pessoas com deficiência, além de transportes por ambulância.
   Todos os profissionais de Saúde estão isentos do Rodízio mais precisam se cadastrar através do e-mail isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br
   Será enviado aos prestadores de serviço, um e-mail solicitando envio de documentação simples e autodeclaratória como CPF, nome do profissional, local de trabalho e placa do veículo. O prazo para o cadastro é de 10 dias, nesse período, as multas que o profissional tiver tomado serão excluídas do sistema.
   Também a partir do dia 11, está previsto o acréscimo de 1000 ônibus em circulação na rede municipal de transportes e a restrição de caminhões na Zona Máxima de Restrição, com exceção dos caminhões das áreas de abastecimento e saúde.