Pesquisar

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

João Doria é eleito prefeito de SP em 1º turno e em discurso da vitória lança Alckmin à Presidência 2018

Riselda Morais

Governador Geraldo Alckmin e o prefeito eleito João Dória Junior durante o discurso da vitória no diretório do PSDB


      Eleito em 1º turno e com resultados sem precedentes, João Doria do PSDB surpreendeu ao deixar os outros candidatos para trás e  liderar os resultados desde a apuração das primeiras urnas. 
Tornando-se o primeiro candidato a vencer no 1º turno desde 1992, quando foram criados os dois turnos para as eleições, João Doria foi eleito com 53,29% dos votos válidos, obtendo um total de 3.085.187 votos.
João Doria que tem como vice Bruno Covas, e que desde o início manteve em seus discursos a afirmação de ser um gestor e não um político, começou a aparecer nas pesquisas com apenas 5% das intenções de voto, subiu gradativamente durante a campanha, há 5 dias das eleições estava com 30% das intenções de voto, e surpreendeu a todos com a vitória em primeiro turno com 53,29% dos votos válidos. Em sua arrancada vitoriosa João Doria Junior deixou para trás o atual prefeito Fernando Haddad, do PT, com 16,70%; Celso Russomano, do PRB, 13,64%; Marta Suplicy, do PMDB, que  ficou com 10,14% e Luiza Erundina, do PSOL, que teve 3,18%.
Nesta disputa a prefeitura de São Paulo para o mandato que se inicia em 2017, João Doria só perdeu para os votos em branco, nulos e as abstenções (eleitores que não compareceram à votação), que somaram 3.096.304 contra os 3.085.187 votos que recebeu.
João Doria só saiu de sua residência depois do término da apuração, depois do resultado oficial foi para o diretório do PSDB acompanhado de seu padrinho político o Governador Geraldo Alckmin. 
“Mais do que uma surpresa, uma conquista. Nós temos que agradecer à população, ao povo de São Paulo, ter feito essa opção inédita na história política da cidade de São Paulo e esta responsabilidade é que nos impulsiona para fazer uma grande gestão, e uma transição tem que ser bem feita em respeito os que estão deixando a prefeitura, eles foram eleitos também”, disse João Doria.  
Durante seu discurso da vitória, o prefeito eleito João Doria Junior homenageou lideranças do PSDB como os ex-governadores do Estado André Franco Montoro (1916-1999) e Mário Covas (1930-2001), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, e os senadores paulistas Aloysio Nunes Ferreira e José Aníbal, logo depois lançou o nome do Governador Geraldo Alckmin para a presidência em 2018.
Doria afirmou que Alckmin tem “índole de um servidor”, o tratou por “iluminado” e erguendo o braço do Governador do seu lado direito do palanque celebrou sua candidatura. “Vamos às prévias - para escolher o candidato tucano à Presidência em 2018 - sim, para demonstrar o sentimento democrático do PSDB”, convidou Doria. “E depois demonstrar - esse sentimento - aos partidos que estarão ao nosso lado”, disse.
O público presente respondeu ao discurso com brados de “Brasil, para frente! Geraldo presidente!”.
Ainda em seu discurso Doria afirmou “A política não se faz criando inimigos, mas criando amigos” e prometeu ser um prefeito para todos. “Um prefeito tem que ter a grandeza de administrar para todos e não apenas para aqueles que nos elegeram”, afirmou e se comprometeu dedicar sua gestão aos mais pobres. 
Em seus discursos Doria sempre deixou claro que a principal prioridade de sua gestão será a saúde, com o “Corujão” eliminar a espera por consultas e exames na rede pública levando os pacientes aos hospitais particulares durante a noite.
“Vamos priorizar, sim, os mais pobres e os mais humildes. A eles a prioridade de nossa gestão”, afirmou esclarecendo em seguida que o fará sem esquecer toda a cidade “Mostrar a essas pessoas que é possível dar a elas dignidade. Será a elas, que vivem muitas vezes à margem, que nós vamos dedicar a nossa gestão, para aqueles que vivem no fundão da cidade, mas sem se esquecer de toda a cidade”, enfatizou.
Simbolizando a união e associação solidária que quer entre seu governo e a população, no final do discurso, o prefeito eleito João Doria Junior pediu que todos os presentes dessem as mãos e afirmou: “Não há heróis na política”.