Infecções respiratórias aumentam nesta época do ano
Riselda Morais
Idosos e crianças são mais vulneráveis as doenças respiratórias |
O outono é a estação de transição entre o verão e o inverno, que ocorre entre o dia 20 de março e 21 de junho, tem como principais características a gradativa redução de luz solar que provoca diversas alterações climáticas, como dias mais nublados, temperaturas gradativamente mais baixas e diminuição da umidade do ar. Estes fatores fazem com que deixemos a casa mais fechada acreditando que estamos melhorando o conforto ambiental, no entanto, estamos mesmo é criando um ambiente mais propício para as doenças típicas do outono.
Muitas pessoas são acometidas por infecções respiratórias quando a temperatura está mais fria e o ar mais seco, por isto, nesta época aumenta a incidência de doenças como gripe e resfriados, tosse, asma, bronquite, sinusite, laringite, faringite, otites, pneumonia, conjuntivite.
Crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas são mais vulneráveis as infecções respiratórias e não devem ser expostas a ambientes de riscos, mas os cuidados para evitar as doenças do outono servem para todas as pessoas se manter com boa saúde.
Veja como pode evitar as doenças do outono:
- Mesmo no frio, mantenha o ambiente aberto por algumas horas, deixe a casa ser arejada para que haja a circulação do ar e evite que vírus e bactérias fiquem suspensos no ar e se instalem nas pessoas.
- Evite permanecer em locais fechados, onde a proliferação de vírus é maior.
- Tome bastante líquido, sucos, chás e principalmente água para manter seu corpo hidratado e evitar a secura das vias respiratórias.
- Use hidratante corporal e facial para evitar o ressecamento da pele. A pele seca pode acarretar rechaduras e irritações e desenvolver alergias.
- Evite banhos muito quentes.
- Lave as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou álcool gel.
- Em lugar público, evite tocar mucosas, não leve as mãos a boca, olhos ou nariz antes de lavar as mãos, principalmente depois de usar os transportes públicos, sair de ambiente hospitalar ou tocar em lugares que muitas pessoas pegam e podem transmitir doenças respiratórias e gastrointestinais, como a diarreia, por exemplo.
- Durante o outono também há uma grande incidência de casos da dengue, evite deixar água parada dentro de casa em vasos, bacias, garrafas, pneus, feche bem a caixa d’água e evite jogar lixo nas ruas.
- Mantenha uma alimentação saudável durante o ano todo. Uma alimentação balanceada com nutrientes e vitaminas aumenta a imunidade, dê preferência a frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras.
Se estiver com gripe ou resfriado, doenças respiratórias ou gastrointestinais, evite transmitir os vírus e bactérias, para outras pessoas:
- Utilize lenço descartável para a higiene nasal.
- Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca.
- Lave as mãos com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar.
- Evite ambientes aglomerados ou fechados.
- Reduza os contatos sociais, evite abraçar, dar beijo social ou apertar a mão enquanto estiver doente.
- Não partilhe objetos de uso pessoal, copos, toalhas ou alimentos.