Por: Riselda Morais
|
Durante visita a capital paulista, a presidenta Dilma Rousseff, ao lado do prefeito Fernando Haddad, entregou 300 unidades habitacionais do Residencial Iguape I, do programa “Minha Casa Minha Vida“ na Av. Itaquera nº 38 no Bairro de Cidade Líder, Zona Leste da capital.
O Residencial Iguape I foi construido em uma área de 15 mil m², possui 15 blocos com 20 apartamentos de 43 m² cada, tem 10 unidades no andar térreo adaptadas para pessoas com dificuldades de locomoção e todos os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha, wc e área de serviço.
“A parceria com o governo do prefeito Haddad é importante porque nós precisamos de terrenos, saneamento e acesso. Hoje o Brasil tem de fato um dos maiores programas de moradia popular do mundo porque nós optamos por isso”, destacou a presidenta Dilma Rousseff.
Durante o evento, o Prefeito Fernando Haddad assinou termos de construção de dois reservatórios de contenção das cheias, um no Córrego Aricanduva, Zona Leste e outro na Zona Sul, no Zavuvus e de obras de contenção de áreas de risco geológico na Zona Leste. “Serão empregados nas obras R$ 74 milhões para combater as enchentes e também garantir que as encostas recebam o cuidado necessário para evitar o risco aos moradores dessas áreas. Estas três obras também serão construidas em parceria com o Ministério das Cidades”, disse Haddad.
Na ocasião, o prefeito Haddad assinou os projetos Lei para a cessão dos terrenos municipais para a construção do campus da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo em Itaquera e da unidade do instituto de Educação, Ciência e Tecnologia, em Pirituba. Haddad lembrou das manifestações feitas pelos munícipes, abraçando o prédio da antiga fábrica da Gazarra, que está abandonado desde 2002, da luta da população para que o terreno seja utilizado para instalação da universidade.
Para Haddad a construção da Unifesp em Itaquera fecha o anel universitário Metropolitano de São Paulo. “Um sonho de quatro anos vira realidade. A Universidade é de vocês”, enfatizou Haddad.
Ainda durante a cerimônia, a presidenta Dilma, por meio do Ministério da Saúde, entregou 84 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Paulo.
O prefeito Haddad agradeceu ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e prometeu fazer mais parcerias para melhorar as filas do sistema público de saúde”.