Pesquisar

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O crescimento e o comércio ilegal do Tatuapé



Nas últimas décadas o bairro do Tatuapé, zona leste da capital paulista, tem se revelado uma das regiões com maior potencial para os negócios, principalmente do ramo imobiliário, cujo crescimento é constante e os imóveis estão cada vez mais valorizados, cada dia mais construtoras atuam no bairro, mais prédios são construídos e mais imóveis são vendidos, o que está fazendo do Tatuapé um dos bairros mais procurados por pessoas que querem morar com qualidade de vida na zona leste de São Paulo.
Atraídos pelo desenvolvimento do bairro, o comércio ilegal vem ganhando força e as autoridades já estão preocupadas. As autoridades responsáveis pela segurança da região, moradores e empresários do bairro já estão pressionando a Subprefeitura Mooca que estuda ampliar sua linha de atuação na fiscalização em alguns pontos-chave da ilegalidade, entre eles, a Rua Tuiuti, Praça Silvio Romero e os núcleos de prostituição nas adjacentes do terminal do Metrô.
A rua Tuiuti por exemplo, é um dos pontos com o qual o Conselho de Segurança Pública (Conseg) do Tatuapé tem se preocupado, debatido e estudado alternativas e por vezes conseguiu implantar algumas iniciativas para coibir a ação dos ambulantes na extensão da rua, através de ações conjuntas da Guarda Civil, polícias Civil e Militar, Subprefeitura Mooca cogitadas e implementadas dentro das possibilidades, no entanto, o alarde prévio das fiscalizações transformam a maioria das ações em tentativas fracassadas de coibir o comércio ilegal.
As autoridades não conseguem surpreender os ambulantes, por que sempre que os fiscais vão até o local, os "passarinhos" (gíria utilizada para definir os indivíduos que costumam alardear os camelôs da chegada das autoridades) de plantão comprometem sua atuação.
Segundo autoridades locais, alguns grupos de ambulantes são tão organizados que mantêm um motociclista na porta da subprefeitura da região com um rádio comunicador.
O Bairro do Tatuapé está localizado a 8 km do marco zero (centro), ocupa uma área de 8,2 quilômetros quadrados, é servido por duas estações de metrô, a Carrão e Tatuapé, conta com 4 shoppings, 3 faculdades e tem cerca de 100.000 habitantes além do comércio de rua que se espalha pelas ruas Tuiuti, Emília Marengo e Serra de Bragança.
O ritmo acelerado do crescimento do bairro salta aos olhos, a cada ano surgem novos edifícios de alto padrão, faculdades, escolas, loja sofisticadas para atender aos novos moradores de alto padrão, 48% da população do bairro é da classe B, enquanto a média paulistana é de 31%. O salário médio da principal fonte de renda da família chega a R$ 4.000,00 e tem grande potencial de consumo.
As empreendedoras imobiliárias oferecem boa relação custo-benefício. Um apartamento de 4 dormitórios no bairro custa em média 460 mil reais e o bairro já chegou a estar a frente do Morumbi na procura dos investidores e empreendedores do ramo imobiliário, isto aconteceu no ano de 2004, quando foram construídas 1905 novas unidades enquanto o Morumbi teve 1.121.