Pesquisar

sábado, 26 de janeiro de 2013

Brasil produzirá insulina, medicamento utilizado no tratamento de diabetes

Por: Riselda Morais
7,6 milhões de brasileiros portadores de diabetes



Nesta sexta-feira (25/01), o Ministério da Saúde anunciou que a partir deste ano, o Brasil, por meio do laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, passará a produzir cristais de insulina - princípio ativo da insulina utilizada no tratamento de diabetes, a previsão é que em 2016 o Brasil produza Insulina NPH em escala industrial.
Para ampliar a oferta de insulina aos pacientes do SUS, o MS adquiriu  3,5 milhões de frascos do medicamento que estarão disponíveis no  Sistema em abril, estima-se que até dezembro 10 milhões de frascos tenham sido disponibilizados em todo o País. 
Segundo estudos, existem 7,6 milhões de brasileiros portadores de diabetes, cerca de 900 mil destes, dependem exclusivamente do SUS para obter a insulina.
As medidas fazem parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Laboratório  Ucraniano Indar,  um dos três laboratórios produtores de insulina  no mundo com quem o Brasil tem acordo de transferência de tecnologia para a  produção do medicamento. Durante o anúncio, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha destacou que “os esforços são para que os pacientes tenham a segurança de receber um medicamento de alta qualidade produzidos aqui no Brasil e para reduzir a vulnerabilidade no mercado internacional de medicamentos, incentivar a produção nacional de ciência e tecnologia e fortalecer a indústria farmacêutica brasileira”. Calcula-se que a parceria entre a Fiocruz e o laboratório Indar, ao produzir a insulina brasileira em grande escala, além da redução do preço dos insumos resulte em uma economia de  R$ 1,3 bilhão para o governo brasileiro.