Pesquisar

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cada ano de estudo equivale a 15% a mais no salário

A pesquisa "Você no mercado de trabalho", apresentada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) apontou que quanto maior o tempo de estudo maior o salário e a as oportunidades.
Segundo a FGV, a cada ano a mais de estudo o jovem tem um ganho de 15% no salário - levando-se em consideração o período do analfabetismo até o final da pós-graduação, que dura 18 anos. "Esse é o principal resultado do estudo: quanto mais instrução, mais você ganha. Educação faz a pessoa subir na vida", afirmou o economista da FGV Marcelo Neri. O estudo apontou que a média salarial de um analfabeto é de R$ 392,14, enquanto a de um pós-graduado é de R$ 3.469,40.
Conforme a pesquisa, a jornada semanal média dos pós-graduados é de 39,13 horas, contra 37,91 horas dos analfabetos. Já os jovens que completaram apenas o ensino médio têm a maior jornada, com 41,35 horas.
O estudo pesquisou também a satisfação das pessoas com o seu trabalho em 128 países.
Os brasileiros ocuparam o 40º lugar no ranking de satisfação, que teve o Kwait como líder, seguido pela Dinamarca.
Quando perguntados se o "trabalho duro faz as pessoas avançarem na vida", os brasileiros caíram para a 100ª posição - em primeiro lugar ficou Gana e em segundo o Sri Lanka.
Para o economista da FGV Marcelo Neri, o brasileiro não acredita que as pessoas melhorem de condição de vida com muito trabalho. "A satisfação com o trabalho atinge o ápice na meia idade e vai caindo de acordo com o envelhecimento", disse.