Pesquisar

domingo, 25 de junho de 2023

Comércio ilegal de animais na Avenida Jacu Pêssego em Itaquera

 

Cachorros, gatos, tartarugas, iguanas e outros animais silvestres são comercializados ilegalmente em feira clandestina na Avenida Jacu Pêssego

  Riselda Morais 

Nada mudou na feira clandestina de animais domésticos e silvestres desde a primeira denúncia em 2015 até o último domingo 26/06/2023.

  Embaixo de um sol de rachar, neste domingo (26/06), mais uma vez lá estavam os maus-tratos e a venda ilegal de animais na Avenida Jacu Pêssego, em frente ao Aquário, em Itaquera.
   Trata-se de uma feira clandestina de animais domésticos e silvestres. Enquanto os pets como coelhos, cães e gatos ficam expostos em gaiolas e cestos aramados embaixo do sol quente, muitos animais silvestres ficam escondidos em sacos pretos e nos porta-malas dos carros, sob o sol e sem ventilação, com sede e fome.

   Em sua maioria, trata-se de animais não vacinados, não vermifugados e tirados das mães com poucas semanas de vida, com traumas físicos e psicológicos, que podem lhes levar a apresentar mudanças de comportamento e doenças que podem lhes levar a morte em poucos meses.

     Ano após ano, recebemos denúncias na redação dos Jornais ACRM (Momento News, Polo Paulistano e Gazeta de Vila Guilhermina) e denunciamos a venda de animais que encontram-se presos em gaiolas, em porta malas de carros, em caixas de papelão, em pequenos chiqueiros sob o sol, sem alimentos e sem água, no entanto, a venda ilegal de animais persiste na Jacu Pêssego.  Mesmo quando há operação de combate por parte da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e apreensão dos animais em uma semana,  no próximo final de semana, a feira já está ativa mais uma vez, é um problema crônico no local.

    Desde a primeira denúncia que registramos em 2015 até o último domingo, só mudou a quantidade de barracas e suas cores, mas a feira e os vendedores persistiram.

    Os pets de criadouros clandestinos sofrem muitos maus-tratos, tantos as “matrizes”, cadelas reprodutoras que são obrigadas a terem ninhadas consecutivas, a cada cio, geralmente a cada seis meses, quanto os filhotes que são tirados das mães com apenas quatro semanas de vida e ficam expostos na feira sem nenhum cuidado.

    Os animais vivem em ambientes insalubres, trancafiados em gaiolas minúsculas, sofrendo com parasitas, doenças infectocontagiosas, passando fome e sede. Nas mesmas gaiolas minúsculas os filhotes são vendidos, embaixo de sol de rachar, sem o menor cuidado, porque o que importa para os vendedores clandestinos é o lucro, o dinheiro e não o bem estar, a saúde do pet.
     Lamentavelmente da mesma forma que tem as pessoas que vendem, tem aquelas que compram buscando apenas um animal de raça a preço baixo, sem se importar com a origem, com a saúde do filhote que muitas vezes morre antes de completar seis meses. Só compra animais em feiras clandestinas e de criadouros ilegais quem não se importa em alimentar e fortalecer o crime contra os animais. O alto preço quem paga é o animal que muitas vezes já está doente e morre devido aos maus tratos sofridos.

O criação de animais em condições insalubres e a venda ilegal é proibida por lei.

   A Lei 9.605/98, no artigo 29 dispõe que vender ou comprar animais silvestres é crime passível de pena, detenção de 6 meses a 1 ano e multa.

     No artigo 32, “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos tem  pena detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

   O PL 1.095/2019 altera a Lei 9.605, de 1998 de crimes ambientais, criando um parágrafo específico para animais domésticos, especialmente, cães e gatos. A prática de maus-tratos a animais, abuso, ferimento ou mutilação de cães e gatos poderá ter pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.