Pesquisar

domingo, 2 de janeiro de 2011

Em discurso oficial a presidenta Dilma Rousseff promete 'consolidar obra de Lula'

                                                                                Foto: Divulgação
Lula passa a faixa presidencial para Dilma

Presidenta Dilma Rousseff

Tomou posse neste sábado, 1º de janeiro de 2011, a primeira mulher eleita para comandar o Brasil. A posse da presidenta Dilma Rousseff foi carregada de emoção, por duas vezes ela se emocionou e chorou durante discursos, primeiro no Congresso e depois no Parlatório.
Outro momento emocionante da posse da presidenta aconteceu na rampa do Palácio do Planalto, por volta das 17h, quando diante de mais de 30 mil pessoas , Lula que sai da presidência com a aprovação de 87% dos brasileiros, abraçou Dilma de forma emocionada.
Durante o discurso Dilma fez 13 citações diretas a Lula, fez promessas de continuidade e reafirmou a promessa de erradicar a miséria, combater a inflação e passou mensagens de reconciliação com militares e a oposição, emocionada prometeu governar para todos os brasileiros sem exceção e logo no inicio do discurso afirmou: ‘Venho para consolidar a obra transformadora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva’. E acenou para a oposição que estava representada por congressistas e governadores: ‘Mais uma vez estendo minha mão aos partidos de oposição. ’
Eleita por 56 milhões de brasileiras, Dilma Rousseff tomou posse vestida em um tailleur off-white (tom pérola) e enfatiza: ‘A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e criação de oportunidades para todos’. Interrompida por aplausos, Dilma continuou: “Uma expressiva mobilidade social ocorreu nos dois mandatos do presidente Lula, mas ainda existe pobreza a envergonhar nosso país. Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos na mesa, enquanto houver famílias no desalento”.
Dilma prometeu também priorizar a saúde, educação, segurança pública e emprenhar-se nas reformas políticas e tributárias.
Em seu segundo discurso oficial, no Parlatório, Dilma mostrou-se bastante emocionada e destacou o fato de ser a primeira mulher a governar o País, como sempre se referindo a si própria como ‘presidenta’ e lembrou seu passado como militante contra a ditadura militar. ‘Suportei as adversidades mais extremas infligidas a todos que ousamos enfrentar o arbítrio. Não tenho qualquer arrependimento, tampouco ressentimento ou rancor’.  Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Divido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem’, declarou a presidenta de forma autentica, despertando aplausos e mais uma vez prometeu dar garantias ‘das liberdades individuais, de culto, religião, imprensa e opinião’.
No plenário da Câmara a platéia era formada por parlamentares, atuais e futuros ministros, chefes de Estado, governadores e familiares da presidente e do vice Michel Temer.
Logo em seguida, Dilma recebeu chefes de estado do mundo inteiro. Entre eles, Hillary Clinton, representando o governo dos Estados Unidos e Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Os dois países vivem em atrito.