Pesquisar

sábado, 22 de janeiro de 2011

Campus Party 2011 reúne 6.800 campuseiros apaixonados por tecnologia

Por: Riselda Morais
Debate entre representantes da IBM, Ibope, Foco e Azul Linhas Aéreas



Encontro reuniu 6.800 campuseiros, jornalistas, estudantes,
professores e cientistas

           Está sendo realizado no Centro de Exposições Imigrantes na capital paulista, desde segunda-feira (17/01) até este sábado (22/01) o maior encontro tecnológico do mundo. São 6.800 campuseiros apaixonados por tecnologia em constante troca de conhecimentos digitais, grandes empresas e a participação de várias esferas da administração pública e do terceiro setor. A edição Campus Party 2011 está lançando tendências, oferecendo grandes palestras, troca de conhecimentos, produzindo conteúdos e compartilhando o melhor da Web, não trata-se apenas de uma rede de computadores mas de uma grande rede de pessoas, estudantes, professores, jornalistas, cientistas, empresários, artistas, pesquisadores, curiosos e agitadores com diferentes perspectivas sobre atitude e tecnologia.
A quarta edição brasileira do Campus Party conta com a presença de ícones como Al Gore, Ben Hammersley (Wired), Jon "Maddog" Hall (Linux), Kul Wadhwa (Wikimedia), Steve Wozniak (Aplle), Tim Berners -Lee (www) entre outros.
Participaram do evento os “pais da Internet” Al Gore e Tim Berners-Lee que falaram sobre em que a rede aberta pode beneficiar o ser humano e o meio ambiente. Stephen Crocker, um dos desenvolvedores da Arpanet, primeiro sistema de internet, declarou que o começo de tudo foi criado por meio de experimentos e da necessidade de otimização do compartilhamento em um canto do departamento de defesa dos EUA, já Jon Maddog Hall, diretor da Linux Internacional apresentou um projeto tecnológico com foco social, o Caua Project, que tem como objetivo introduzir a população de países em desenvolvimento na era digital.
      A palestra sobre mídia social teve representantes das empresas Azul Linhas Aéreas, IBM e Ibope e trouxe revelações sobre como as empresas pesquisam, investigam, traçam o perfil do cliente através de redes sociais como Twitter, orkut, faceboock entre outras e a partir daí atendem ou não suas reclamações, vendem seus produtos ou melhoram suas ofertas. As empresas usam as redes sociais também para traçar o perfil do profissional e dependendo do que o candidato costuma publicar em fotos e textos a empresa não contrata essa pessoa e pode chegar até a não pagar indenizações trabalhistas.
O ciclo da palestras foi encerrado neste sábado às 19 hs com Steve Wozniak, ou como também é conhecido, iWoz, falando sobre a Apple, empresa que nasceu em uma garagem e hoje é uma das empresas mais bem sucedidas do mundo,  a qual fundou ao lado de Steve Jobs e produziu o primeiro protótipo do Personal Computer, o Apple I.


A entrega de prêmios em todos os setores: Robótica, Modding e Desenvolvimento entre outros será realizada aos participantes que se destacar a partir das 22 hs.