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terça-feira, 25 de setembro de 2012

Eleições: como escolher bem seu candidato

Riselda Morais


A hora de mudar é agora, na tomada de decisão.  Sempre há alguém reclamando do mal atendimento nos  hospitais públicos, falta de qualidade na educação, falta de creches,  falta de qualidade no transporte público, leis falhas,  entre outras, enquanto há políticos envolvidos  em escândalos,  com corrupção, causando grande prejuízo para a sociedade e para os cofres públicos. Há  quem acredite que votar em branco ou nulo é a melhor forma de mudar este quadro na política brasileira, mas não concordo. O eleitor  pode anular seu voto,  tem direito a fazê-lo, mas ao votar nulo  estará apenas protestando contra o sistemas eleitoral, partidário, contra  as instituições e se votar branco estará mostrando ao sistema que está infeliz com as opções apresentadas pelos partidos, mas, não estará lutando para mudar nada e nem entregando o poder em mãos que acredite poder melhorar o sistema político, tão pouco, o sistema de saúde, educacional, de transporte e moradia.
Ao escolher um candidato conscientemente, o eleitor está escolhendo um procurador, em seu nome, para exercer um mandato, logo deve escolher um que esteja sintonizado com seus pensamentos, idéias e valores, alguém  que conheça as necessidades da comunidade, possa administrar com seriedade, dedicação e depois preste contas de seu trabalho.
Esperamos do candidato em quem votamos, capacidade administrativa, conhecimento de assuntos da cidade, capacidade de criar boas leis, liderança política, tomada de decisão e principalmente fidelidade ao seu povo, que poderá ser percebida em seu programa de governo.  
No dia 07 de outubro, das 8 hs as 17 hs, estaremos escolhendo os candidatos a vereadores e o prefeito que comandará a cidade por 4 anos, precisamos escolher pessoas com uma vida política sadia, honesta, transparente, sem manchas, porque é o poder municipal que está mais próximo do povo e que o atinge mais diretamente.  É importante, antes de escolher o candidato, conhecer sua história, seu passado, pesquisar na internet, com amigos e principalmente lembrar se é corrupto, se responde a processos por improbidade administrativa; observar se fala mentiras durante a campanha; observar as promessas se são possíveis de ser  cumpridas; observar seu posicionamento durante exercício em cargo eletivo (prefeito, vereador, deputado, senador); observar se o candidato expõe seu plano de governo ou usa seu tempo para atacar o adversário político, este comportamento mostra falta de respeito com o eleitor, que não está interessado em ataques e sim, em propostas governamentais e que o tal candidato, ataca para esconder os próprios defeitos;  se para prefeito é importante conhecer o  candidato a vice prefeito, pois  estará elegendo-o solidariamente, ele poderá assumir como prefeito; não se influenciar por pesquisas,  seu voto tem o poder de mudar posições;  jamais vote em alguém que tente comprar seu voto, ou queira-o em troca de favores, isto mostra desonestidade, é crime; não dê seu voto a candidato que emporcalha a cidade com papéis.  
Valorize seu voto, escolha o candidato que sai em defesa dos menos favorecidos, seu voto tem o poder de mudar tudo que lhe deixa insatisfeito e de fazer com que seu dinheiro, os impostos que você paga, volte em forma de bons serviços, bons hospitais, boas escolas, creches, transporte público de qualidade, entre outros benefícios. 
Fiscalize o mandato de seu candidato, cobre ações, não seja conivente com atos ilícitos, não reeleja candidatos ruins.
Agora é a hora de você   observar se há crianças submetidas a miséria, subnutridas, fome, injusta distribuição da riqueza, salários não pagos, crianças abandonadas e prostituídas, drogas, professores mal pagos, hospitais ruins, má qualidade no transporte. 
Eleja representantes com formação moral que defendam os direitos do cidadão, façam valer os impostos pagos e não implantem a cultura da riqueza ilícita a custa da miséria do povo.

POESIA

O Candidato e o Eleitor - Riselda Morais

Na política brasileira
Tem acontecido de tudo
O candidato que fala asneira
Ouço, mas não me iludo

Se o político fizesse
Tudo que tem prometido
O povo se uniria em prece
Estaria agradecido

O eleitor está cansado
De tantas falsas promessas
Traído e enganado
Por mentiras tão diversas

Não me iludo candidato
Por que voto com consciência
Do contrário pago o pato
Por não votar com decência

Sua decência é encontrada
Em intenções e projetos
mas não venha com promessas
Apenas torne-os concretos

Não prometa candidato
O que não pode cumprir
Ou não passará de um rato
Vai ganhar e vai sumir

Siga os seus ideais
E encontre a solução
Para os problemas reais
Que atinge a população

Votar é um dever
Direito do cidadão
Que poderá eleger
Com o poder que tem à mão

O poder vem emanar
Através da eleição
Não tente se isentar
Chega de enganação
 

Seja um bom representante
Tenha garra e honestidade
Trave uma luta constante
Em favor desta cidade!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Campanha “Parada - Um Pacto pela Vida” visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito


Por: Riselda Morais

Emerson Fittipaldi e  o Ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro 


     O lançamento da Campanha “Parada - Um Pacto pela Vida“ é uma das ações da Semana Nacional de Transito que vai de 18 a 25  de setembro e visa diminuir em 50% os acidentes de trânsito  nas ruas e estradas de todo o País que chegam a provocar 42 mil mortes por ano.
O lançamento  da Campanha, que faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, foi feito dia 13 pelo Governo Federal com ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e o bicampeão brasileiro de Formula 1, Emerson Fittipaldi, no autódromo de Interlagos, na capital paulista, durante os treinos da prova internacional World Endurance Championship – 6 Horas de São Paulo. 
“A partir de agora, convocamos a sociedade brasileira para reduzir os acidentes nas ruas e nas estradas. Por meio da iniciativa, pretendemos sensibilizar a sociedade como um todo”, ressaltou Aguinaldo Ribeiro.
Emerson Fittipaldi também acredita na conscientização dos motoristas sobre os riscos de acidentes e sobre a necessidade de uma direção segura para diminuir o número de acidentes: “Com essas mensagens vamos criar um impacto no povo brasileiro. É um ato muito importante. Hoje são 3,5 milhões de carros a mais transitando no país, por ano”, declarou.
Segundo Aguinaldo Ribeiro a campanha pretende, acima de tudo, mudar a cultura e os hábitos do motorista, fazendo com que aqueles que dirigem um carro na cidade ou na estrada entendam que é importante não beber e não correr. “Nós começamos agora e vamos ter uma série de trabalhos não só chamando para conscientização, como na educação”, ressaltou. 
A redução de 50% nos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, já é parte do comprometimento do Brasil com a “Década de Ações para a Segurança no Transito“, (2011 a 2020), firmado com a ONU em 2009, quando registrou 1,3 milhões de mortes no trânsito de 178 países. 
Na  capital paulista estão  previstas mais de 70 ações que serão promovidas pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, através do Detran-SP.  Durante a abertura da Semana Nacional do Transito, o Governador Geraldo Alckmin anunciou o investimento de R$ 85 milhões em educação para o transito no Estado de São Paulo: “esse trabalho inclui pesquisa junto com a Fapesp, incluiu educação para o trânsito, inclui conscientização desde criança, inclui o Comitê Paulista reunindo onze secretarias de Estado para esse trabalho”, declarou Alckmin e afirmou que nas rodovias paulistas foram reduzidas 52% das mortes e grande parte dos acidentes estão nas áreas urbanas onde há uma maior concentração de pessoas. 
Em Brasília, está sendo realizada a 16ª edição Check-up  de Motos. Os motociclistas que visitarem terão 21 itens do seu veículo analisados, como a parte elétrica, níveis de folga nos pedais, e desgaste dos pneus, que passarão pelo crivo de especialistas. Enquanto é feita a revisão, os motociclistas assistem a vídeos de educação no trânsito, saboreiam lanches, ganham brindes (troca de óleo e um kit da Abraciclo) e participam de sorteios de capacetes, pneus, kit de transmissão, mochilas, capa de chuva, jaquetas de marca, dentre outros. 
Para o visitante não sair apenas com o aprendizado teórico, um simulador coloca o motociclista em situações repentinas no trânsito: uma criança que atravessa a rua em busca de uma bola, um pedestre na faixa, a porta do carro que é aberta em momento inadequado.
A Campanha Nacional “Parada - Um Pacto pela Vida“ é uma parceria entre o Ministério das Cidades (MinCidades), o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os Detrans (Departamentos de Transito) e o Ministério da Saúde que envolve a Federação Internacional de Automobilismo (FIA); do Instituto Emerson Fittipaldi;  Prefeituras, Governos de todos os Estados brasileiros; Órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais e municipais; organizações não governamentais e do setor privado e precisa contar com a colaboração da população brasileira para alcançar o objetivo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Se a gente escolher mal, vamos ter leis ruins, alerta Gilson Brarreto


Por: Riselda Morais
Vereador Gilson Barreto durante entrevista concedida a Riselda Morais
 para  o Jornal do Momento News e Jornal Polo Paulistano

A capital paulista, tem nas eleições 2012, 1.168 candidatos a vereador, mas elegerá apenas 55 deles. Escolher o candidato certo entre tantas opções não é tarefa fácil, mas se soubermos o que faz um vereador, já é um bom começo para votar consciente.
Durante uma visita ao bairro de Vila Matilde, na segunda-feira (10/09), o Vereador Gilson Barreto  lembrou aos eleitores qual é a principal  função de um vereador e da importância de bem escolher o candidato, afinal, as ações dele vão interferir na vida de todos os munícipes.
“A democracia está alicerçada nos três tribunais: executivo, legislativo e judiciário. Quem cria e aprova leis são os vereadores, deputados estaduais e deputados federais. Para dar uma sentença o juiz se baseia na lei.  Para executar obras, administrar a cidade, o prefeito também se baseia nas leis criadas pelos vereadores”, esclareceu Gilson. 
Para quem costuma anular o voto ou votar em branco, Gilson   enfatiza: “É importante eleger o Prefeito e os vereadores, se você não eleger ninguém, a democracia desaparece“. 
Gilson lembrou que para termos leis boas precisamos votar bem:  “Esse é o pivô do tripé. Não é apenas votar, se a gente escolher mal, nós vamos ter leis ruins, afirma.
Segundo  o vereador , a Zona Leste é a principal área  da cidade para o crescimento e desenvolvimento nos próximos anos, mas as subprefeituras estão trabalhando como zeladoria, fazendo apenas manutenção, para mudar esta realidade, os investimentos de obras e projetos  de pequeno porte, que hoje vão para a Secretaria de Infraestrutura, precisam vir direto para a subprefeitura para que ela tenha mais autonomia e executar, atender a demanda imediatamente.
Quanto a ampliação do Hospital de Vila Nhocuné, cuja ampliação consta no plano de metas da atual gestão e não foi executada, Gilson afirma que se empenhará para que no plano de metas da próxima gestão, conste a verba para a execução da obra e que ela seja realizada. 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Baião de Dois: A união mais que perfeita do arroz e feijão


Por: Riselda Morais



    A dupla arroz e feijão é a base da alimentação de 70% dos brasileiros que consomem em média 31,6 kg de arroz e  16,5 kg de feijão por pessoa ao ano, com um consumo populacional  médio de 3,5 milhões de toneladas de feijão, já o arroz tem consumo de 8,7 milhões de toneladas de arroz por ano, segundo dados do IBGE. 
A parceria mais famosa da culinária brasileira tem uma combinação completa   e saudável na receita  típica nordestina do Baião de Dois, pois os nutrientes que incluem fibras, cálcio e proteínas, saciam a fome por mais tempo e aceleram o metabolismo no gasto de calorias, logo,  se consumido em pequenas porções, além de ser muito nutritivo ainda contribui para a manutenção do peso. 
O que torna o prato ainda mais importante na alimentação, é que o feijão de corda ou fradinho, preferido dos nordestinos, tem uma proteína chamada vicilina  que é capaz de reverter a disposição de gordura no fígado e baixar o colesterol 
O arroz e o feijão de corda ou feijão fradinho se completam em nível protéico. 
O arroz é um cereal rico em lisina (aminoácido deficiente no feijão), carboidratos, vitaminas, minerais e o feijão em  metionina (aminoácido deficiente no arroz), proteínas (uma que baixa o colesterol), ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras, juntos garantem a  absorção pelo organismo de 80% das proteínas. 
O terceiro ingrediente do Baião de Dois, o queijo coalho é um dos complementos alimentares mais ricos, aromáticos, saborosos e socializantes, nos fornece proteínas, vitamina A e  do complexo B (tianina e riboflavina), cálcio e fósforo, acompanhado da proteína da carne de sol  e da mandioca que é uma excelente fonte de energia, vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B e C e carboidratos temos uma refeição completa, saudável e que auxilia no transito intestinal.
O nome desta saborosa comida nordestina “Baião de Dois”, designa da dança que   ganhou popularidade com  a música de Luis Gonzaga, nosso saudoso e centenário “Rei do Baião“, e os ingredientes podem ser encontrados em Supermercados e Casas do Norte em todo o País. 

Receita do Baião de Dois


Ingredientes:

200 g de bacon picado
100 g de lingüiça tipo calabresa picada
100 g de lingüiça tipo paio picada
250 g de carne-seca 
12 xícaras (chá) de água
1 kg de feijão-de-corda ou fradinho, verde 
300 g de arroz agulhinha
3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa 
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
1 pimentão vermelho picado
250 gr de queijo coalho
2 tomates sem pele
sal, coentro e cebolinha a gosto

Modo de Preparo:


 Corte a carne-seca em cubos bem pequenos e deixe de molho de um dia para o outro na geladeira, trocando a água várias vezes para tirar o excesso de sal. No dia seguinte, escorra a carne-seca e coloque em uma panela com 6 xícaras (chá) de água e cozinhe por cerca de 40 minutos ou até ficar quase macia. Retire do fogo, escorra e reserve.
Em uma panela, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e frite o bacon, a calabresa e o paio por cerca de 10 minutos ou até dourar.
Acrescente a carne-seca, o feijão-de-corda e o restante da água e misture bem. Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o feijão-de-corda começar a ficar macio. Retire do fogo e reserve.
Em outra panela, leve ao fogo o restante da manteiga e refogue a cebola  e  o alho  por cerca de 5 minutos ou até a cebola ficar macia.
Acrescente o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e um pouco transparentes. Retire do fogo e coloque o arroz na panela com o feijão-de-corda e volte ao fogo, caso seja necessário, adicione mais água quente. Tempere com o sal, misture e cozinhe por mais 25 minutos ou até o arroz ficar macio. Acrescente o pimentão, os tomates, o  coentro, a  cebolinha  e  o  queijo coalho em cubos, misture bem e retire do fogo. 
Sirva acompanhado de bifes de carne seca grelhado na manteiga de garrafa,  queijo coalho grelhado na manteiga de garrafa (aqueça a manteiga, frite o queijo até dourar)) e mandioca cozida a gosto, quem preferir pode fritar a mandioca depois de cozida.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Haddad buscará apoio de todos os partidos da base da presidente Dilma Rousseff




Na segunda-feira, (17/09), Fernando Haddad (PT) comentou sobre o incêndio na Favela do Moinho : “A falta de chuva, o momento de baixa produção de moradia em São Paulo e a falta de preparo de brigadas dentro das favelas propicia isso. Tem que criar brigadas dentro das favelas, treinadas e equipadas, que não dependam da chegada de socorro para contornar ou pelo menos apaziguar situações como essa”, enfatizou.
  Em seu primeiro dia de campanha no horário eleitoral gratuito, Haddad defendeu que: ““Para vencer os problemas de São Paulo, um prefeito não pode ter ideias tímidas, tem que ter pé no chão, um olhar voltado para os pobres e a classe média, mas também propor coisas novas e ousadas”, afirma.
Haddad que já tem o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, afirma que em um eventual segundo turno, buscará o apoio de todos os partidos da base da presidente Dilma Rousseff. Entre eles está o PR, que acaba de ganhar uma vaga do Senado devido à indicação de Marta Suplicy para o Ministério da Cultura. Antônio Carlos Rodrigues, que é vereador em São Paulo, era o suplente da senadora.

Gabriel Chalita pretende implantar o Expresso Zona Leste



Gabriel  Chalita (PMDB) esteve no domingo, dia 16/09, no 10º Okinawa Festival na Vila Carrão e defendeu o incentivo a eventos que atraiam turistas a São Paulo. De acordo com o candidato, grande parte da economia paulistana é movimentada por serviços ligados a acontecimentos culturais. “Precisamos nos preocupar com as novas fontes de geração de emprego”, disse ele. 

Também no domingo, as 12hs, o candidato a prefeito de São Paulo Gabriel Chalita (PMDB) saiu do Metrô Artur Alvim em carreata pelas ruas do bairro, na Zona Leste da cidade.
O mais importante projeto  de Chalita para São Paulo é o Expresso Zona Leste que visa cortar o tempo de viagem e desafogar o Metrô, seriam ônibus com sistema inteligente interligado aos semáforos que tem baixo custo e baixo custo e implantação rápida, vai ligar Itaquera à Sé em 30 minutos; serão 25 linhas.

José Serra se confraterniza com eleitores de São Mateus



José Serra (PSDB) e os membros da coligação Avança São Paulo estiveram, no sábado (15/09), a partir das 19 hs no bairro de São Mateus, Zona Leste de São Paulo em confraternização com os eleitores e apresentando propostas para a região, sendo a de maior destaque, a do metrô: “Quem trabalha na Vila Mariana vai conseguir chegar em 20 ou 30 minutos em casa e assim vai ter mais tempo para ficar com a família, ir à igreja, descansar e rever os amigos. Isso vale ouro”, enfatizou Serra.
Em seu discurso, Serra prometeu concluir o Parque Linear de São Mateus, arrumar o Córrego dos Machados e criar cinco reservatórios para o Aricanduva. e encerrou com a afirmação: “Não posso levar comigo a acolhida carinhosa que tive hoje. Mas levo dentro do meu coração”

“Quero continuar uma campanha limpa e justa”, diz Russomanno em nota oficial, sobre pesquisa Ibope




Após tomar conhecimento dos números da pesquisa Ibope de intenções de voto, na qual se consolida na liderança com 35% das intenções de voto, o candidato Celso Russomanno (PRB) enviou enviou uma nota oficial ao Jornal do Momento News, na qual enfatiza:
“Recebo mais uma vez o resultado da nova pesquisa Ibope com alegria e humildade. Quero continuar a campanha de forma limpa e justa, ouvindo a população e não realizando ataques pessoais, como  os que estão acontecendo, tentando denegrir a minha imagem. Quero uma campanha de respeito ao cidadão da cidade de São Paulo, é assim que quero continuar o meu trabalho”, afirma Russomanno.
Na primeira pesquisa divulgada em 23/08, a Pesquisa Ibope mostrou Celso Russomano (PRB)  com 25%, empatado tecnicamente com José Serra (PSDB), que tinha 26% das intenções de voto no primeiro turno, desde então Russomano assumiu a liderança na disputa.
“Quero dizer muito, mais muito obrigado mesmo à população dessa cidade maravilhosa que é São Paulo que está me acolhendo com tanto carinho nas ruas e apoiando a minha candidatura para Prefeito. Não me canso de dizer obrigado às minhas madrinhas e padrinhos políticos e quero dizer que continuo recebendo esses resultados com muita humildade e determinação para fazer de São Paulo uma cidade melhor para todos”, afirma Russomanno.

Disputa pela Prefeitura de São Paulo: Russomano lidera com 35%, estão em empate técnico José Serra 19% e Fernando Haddad 15%

Por: Riselda Morais


A disputa pela Prefeitura de São Paulo promete ficar cada vez mais acirrada nas últimas semanas de campanha, enquanto Celso Russomano se distancia cada vez mais do segundo e terceiro colocado nas intenções de voto, José Serra e Haddad brigam para disputar o segundo turno.
Na 4ª pesquisa Ibope, realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, divulgada na quinta-feira, (13/09) e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-00835/ 2012, com margem de  erro é de 3 pontos para mais ou para menos, o candidato Celso Russomano subiu quatro pontos percentuais em relação a pesquisa anterior, subiu de 31% para 35%, enquanto José Serra caiu um ponto percentual, de 20% para 19% e Fernando Haddad caiu de 16% para 15%, mantendo o empate técnico entre o petista e o tucano, Veja os números da pesquisa para todos os candidatos:
José Serra (PSDB) – 19%
Fernando Haddad (PT) – 15%
Gabriel Chalita (PMDB) – 6%
Soninha (PPS) – 4%
Paulinho da Força (PDT) – 1%
Carlos Giannazi (PSOL) – 1%
Ana Luiza (PSTU) – não pontuou
Anaí Caproni (PCO) – não pontuou
Miguel (PPL) – não pontuou
Levy Fidelix (PRTB) – não foi citado
Eymael (PSDC) – não foi citado
Em branco ou nulo – 13%
Não sabe – 6%
Em relação à pesquisa anterior, a rejeição de José Serra passou de 34% para 38%; Fernando Haddad, de 13% para 17%; Soninha, de 13% para 15%; Russomanno, de 8% para 12%; e Chalita passou de 8% para 9%.
Confira os índices de rejeição de todos os candidatos à Prefeitura de São Paulo:
José Serra (PSDB) - 38%
Fernando Haddad (PT) - 17%
Soninha Francine (PPS) - 15%
Levy Fidelix (PRTB) - 15%
José Maria Eymael (PSDC) - 15%
Paulinho da Força (PDT) - 14%
Celso Russomanno (PRB) - 12%
Anaí Caproni (PCO) - 10%
Gabriel Chalita (PMDB) - 9%
Minguel Manso Perez (PPL) - 9%
Ana Luiza (PSTU) - 9%
Carlos Giannazi (PSOL) - 8%.
Na simulação de um segundo turno com os três primeiros colocados Russomanno venceria se disputasse contra Serra ou Haddad, e Haddad venceria Serra. Os resultados dos três cenários foram:
- Russomanno 52% x 25% Serra
- Russomanno 50% x 25% Haddad
- Haddad 37% x 33% Serra





quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A simplicidade é sábia, bela e gentil

Por: Riselda Morais





A vida é muito mais fácil, mais gostosa de viver quando buscamos a simplicidade. Quando penso a simplicidade,  vejo uma vida que se ocupa em ser só o que é, a essência do simples existir  sem a complexidade da multiplicidade do tudo querer ser e tudo querer ter.
Uma vida simples é uma vida com gentilezas que geram outras gentilezas, simpatia, harmonia, amizades como as simples e pronunciáveis palavras mágicas: Por favor; muito obrigado; desculpe; com licença; bom dia; boa  tarde; boa noite; boa sorte. 
Uma vida simples não desperdiça energia e nem forças e faz com que tudo corra para a realização do momento, do hoje, sem o estresse do  ontem e nem a ansiedade do amanhã, sem a  angústia de não ter o que vai além do essencial. 
Percebemos o quanto a simplicidade é bela, é prática, sábia, gentil, quando  observamos a natureza.
A beleza e a simplicidade caminham juntas, ambas se encontram no jardim, onde não há desarmonia nas cores e nem tristeza nas flores, onde a vida é o que é, em seu momento, respeitando a lógica silenciosa do existir.  Observo a roseira, a orquídea, o lírio, a lágrima de cristo, todas elas só precisam do necessário para cada instante, cumprindo seu destino de germinar, crescer, florir, perder o viço e morrer, cada coisa a seu tempo e para isso só precisam  absorver a água da chuva, o sol e o vento, de onde extraem   tudo que precisam para viver.
A simplicidade é leve e torna leve todo o ambiente no qual habita e só busca o que vale a pena existir ou acontecer. 
Para pessoas simples o menos é mais e o pouco é mais que o suficiente; a gentileza faz parte de sua essência e seu sorriso é verdadeiro, exprime a sinceridade.
Mas como é difícil ser simples hoje em dia, em um mundo  cheio de multiplicidades que estimula o consumismo, onde  tudo é repaginado, renovado diariamente e surge com mais recursos, mais possibilidades, mais tudo. Somos estimulados a queimar etapas de nossas vidas desde criança, não nos compreendemos como somos no instante.  Estamos sempre pensando no que queremos ser, enquanto nos perguntam: - “O que você vai ser quando crescer?“. 
Somos o que somos e por enquanto devemos nos permitir crescer para então decidirmos no momento certo. Estamos sempre desejando algo mais, um carro mais caro, um computador com mais recursos, uma viagem mais longa na qual levamos inúmeras malas. Somos complicados, multiplos, consumistas, completos e pesados. Estamos sempre querendo tudo, sempre querendo mais, nunca estamos satisfeitos com o que conseguimos, por isto, estamos sempre angustiados, ansiosos, estressados a tal ponto que podemos passar por milhares de  flores que não percebemos sua beleza, sua simplicidade, sua capacidade  de cumprir o ritual de sua própria existência. Se nos permitíssimos perceber o simples, ser simples, parar para ver o por do sol, ouvir o cantar do pássaro, observar a beleza da flor, levar uma mochila na viagem ao invés de dezenas de malas, estariamos agradecidos com o que temos, viveríamos melhor o hoje, não queríamos tudo ao mesmo tempo e nos permitiríamos aproveitar melhor o pouco daquele momento. Se conseguíssemos ser realmente simples não faríamos tantos projetos futuros, nos empenharíamos em realizar melhor o projeto de agora, de forma simples, concreta, aplicável e eficaz.
Enquanto acumulamos para o futuro, desejamos ter cada vez mais, nos tornamos multifuncionais na realização de multiplas tarefas complicando nosso próprio existir, perdemos a essência querendo ser o que não somos, deixamos de viver a própria vida, nos tornamos pesados, intolerantes e esquecemo-nos de ser gentis uns com os outros, disputamos espaços, concorremos em tudo e queremos tudo, quando poderíamos ser mais felizes se buscássemos ser simples e gentis, onde o menos é muito mais e onde tudo que é mais é muito menos.  

Pequenas e médias empresas devem focar em publicidade e comunicação das mídias regionais

Por: Riselda Morais


Uma grande empresa necessita de uma comunicação integrada de marketing  feita de forma estratégica e organizacional junto ao mercado posicionando e divulgando os produtos, os serviços, a marca, os benefícios e soluções usando o composto da comunicação que é a publicidade, a propaganda, assessoria de imprensa, promoção de vendas, internet, marketing direto e relações públicas focando o público-alvo, com campanhas desenvolvidas por profissionais das agências e inserida em vários veículos de comunicação ao mesmo tempo, isto tem um preço alto, é um investimento para o qual a empresa tem uma verba específica e sem o qual a empresa ou a marca pode ser devorada pela concorrência.
Mas a publicidade não é coisa só das grandes empresas, as pequenas, médias e microempresas podem e devem divulgar-se. Mas com algumas diferenças na ação. A pequena empresa não deve focar na grande mídia, grandes jornais e televisão, mas na imprensa regional, no jornal de bairro, fazer-se perceber, mostrar que existe, que seu produto, sua marca existe e está a disposição do consumidor, criar uma boa reputação e usar a repetição, ou seja, uma publicidade constante. 
O empreendedor, que é o comerciante, o dono do mercado, da loja de calçados, de roupas, precisa antes de tudo conhecer a região onde está  e manter uma boa relação interpessoal, com o cliente, com o vizinho, enfim, com o consumidor e com o fornecedor, conhecer seus concorrentes, o potencial de crescimento  e conhecer a necessidade do cliente para melhor atendê-lo. 
O consumidor do comércio regional tem pouco tempo, dinheiro contado e  muita informação, o que dificulta a absorção da mensagem veiculada em meios de comunicação em massa, na grande mídia e isso o faz acabar comprando apenas pelo preço, independente do valor agregado a marca, ao produto,  da qualidade oferecida.
O comércio do bairro precisa ressaltar seus pontos fortes e atacar os pontos fracos do negócio, por exemplo,  se seu ponto fraco é o preço precisa ressaltar a qualidade para que o consumidor veja que vale a pena pagar mais por um produto melhor; se o ponto fraco são as filas no caixa que ele ressalte o preço baixo, vale a pena  perder em minutos e ganhar em dinheiro. 
A publicidade deve ser uma constante, não adianta inserir um anúncio pequeno, com uma infinidade de informações em letras pequenas, sem observar a objetividade, a qualidade da mensagem e o público alvo, uma única vez e esperar encher a loja. A mensagem precisa ser clara e objetiva, de fácil entendimento para ser absorvida. 
O retorno na publicidade depende da repetição para colocar sua marca, seu produto ou serviço na mente do consumidor, depende também do preço oferecido, da qualidade do produto ou serviço, do atendimento ao cliente, da disposição do produto na prateleira, entre vários outros fatores. Muitos pequenos comerciantes culpam o veículo de comunicação por não vender quando muitas vezes o que mais lhes prejudica é o atendimento ao cliente e a imagem da empresa uma vez que nos bairros todos se conhecem e as informações também são passadas de pessoa para pessoa. Não adianta divulgar a loja e enganar o cliente, ele pode ser lesado uma vez, mas não voltará, por uma venda perde-se um cliente uma vida inteira e quando essa imagem negativa se espalhar não haverá publicidade que ajude. Por isto a transparência, a honestidade, a idoneidade é muito importante para todas as empresas de grande, pequeno ou médio porte.
A Internet veio como um meio prático e de baixo custo para a divulgação  mas o consumidor do comércio  do bairro não tem  por hábito pesquisar na Internet antes da compra, ele gosta de ir no local mais próximo, conhecido, onde é certo que encontrará o produto, onde será adquirido com pronta entrega. 
O Jornal de Bairro é um forte aliado do comércio regional, torna pública a oferta, faz conhecer, divulga a marca , os produtos ou serviços com eficiência e eficácia, faz aparecer e atinge o público alvo e consumidor em potencial, mas ser bem vista, ter o produto bem aceito, vender bem depende também do ponto de venda, da qualidade do produto, da promoção, do tempo de divulgação, da imagem da empresa e da mensagem estar bem direcionada ao seu público. 
Riselda Morais é especialista em Comunicação e Mercado, Pós Graduada pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade, Jornalista MTB/SP 34.190 e Editora Pfx 907573 no Jornal do Momento News e Jornal Polo Paulistano.

Ministério Público notifica Secovi-SP: Proibida a contratação de menores para distribuição de material publicitário por empresas de lançamentos imobiliários

Por: Riselda Morais





A cidade de São Paulo está lançando cerca de 30 mil empreendimentos imobiliários  neste ano e só no período de janeiro a maio gerou 1,2 milhão de novos empregos formais. Com tantos lançamentos, a competição entre as construtoras é acirrada, percebemos facilmente a intensidade da concorrência ao fazer um pequeno percurso de carro com os vidros  abertos, a cada semáforo surgem várias pessoas entregando os antigos panfletos, que agora proibidos na capital paulista foram repaginados, para parecer um jornal ganharam algumas matérias sobre o crescimento da região mas mantiveram o tamanho e o tipo de papel de panfletos.
A irritação que o bombardeio do material provoca nos munícipes que acabam voltando para casa  com o carro cheio de panfletos não tem consequencias, mas o fato de algumas empresas usarem menores na distribuição do material nos semáforos e com placa do empreendimento pendurada no corpo, muitas vezes usando perucas coloridas ou roupas chamativas, chamou a atenção do Ministério Público do Trabalho, que através da Procuradora do Trabalho Maria José S.C.P. do Vale notificou, em 30 de maio de 2012, a Secovi-SP para que alerte as empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis residenciais e comerciais  representadas pelo sindicato acerca dos malefícios do trabalho desempenhado aos adolescentes, bem como a proibição legal ao emprego  de crianças e adolescentes para a distribuição de material “jornalístico” ou publicitário nas ruas, para promover lançamentos imobiliários, seja através de contratação direta ou indireta dos mesmos, inclusive dentro dos empreendimentos imobiliários, com o intuito de coibir a utilização de crianças ou adolescentes para fins de atividades exploratorias, preponderantemente portando placa indicativa da localidade do prédio objeto do negócio a céu aberto. A notificação lembra que a defesa dos direitos de crianças e adolescentes não é restrita somente ao poder público, sendo também dever posto de toda a sociedade brasileira.
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)  proíbem o trabalho infantil no País.
A Constituição Federal em seu artigo 7º XXXIII, veda o trabalho aos menores de 18  anos  que atente contra sua formação física e moral. “Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de catorze anos de idade“.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) em seu Artigo 2º considera criança a pessoa de até 12 anos de idade  incompletos, e considera adolescente a pessoa entre 12 e 18  anos de idade.
O artigo 67 dispõe que : “Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: II - perigoso, insalubre e penoso; III- realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.“
Não só na cidade de São Paulo, mas em todo o  País, muitos adolescentes trabalham como adultos para ajudar na renda familiar. Segundo dados do IBGE, são mais de quatro milhões de pequenos brasileiros, entre 5 e 17 anos que trabalham.

Obras viárias em Itaquera serão executas pela Dersa


     Por: Riselda Morais

A Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A - assinou no dia 16/08 o contrato para a execução das obras e  serviços de implantação do programa de Desenvolvimento Viário da Zona Leste de São Paulo. A previsão é que as obras sejam iniciadas em duas semanas e concluídas em 20 meses.  
O edital com o extrato do contrato foi publicado no DOE - Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 16.
As obras do Desenvolvimento Viário da Zona Leste foram orçadas em R$ 478,2 milhões, incluindo projetos e desapropriações, têm recursos de duas fontes, sendo R$ 345,9 milhões investidos pelo Tesouro do Estado de São Paulo e R$ 132,3 milhões investidos pela Prefeitura Municipal  de São Paulo.
Fases das obras que serão executadas pela Dersa:
1 - Nova Avenida de Ligação Norte – Sul, no trecho entre a Avenida Itaquera e a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do metrô e da CPTM;
2 - Nova Avenida, articulando a Ligação Norte – Sul com a Avenida Miguel Inácio Curi, junto à adutora da Sabesp existente;
3 - Passagem em desnível na Rua Doutor Luís Aires (Radial Leste), no trecho em frente às estações do metrô e da CPTM; 
4 - Adequação viária no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Eng. Adervan Machado.  

22ª Bienal Internacional do Livro recebeu 750 mil visitantes


Por: Riselda Morais



       A 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, cujo tema “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, no período de 09 a 19 de agosto bateu recorde de público comparando-se as edições anteriores, recebeu 750 mil visitantes em 11 dias.  
Em um espaço de 34 mil metros, o evento que é considerado o maior encontro literário da América Latina trouxe cerca de 1.180 autores novos e consagrados sendo 18 deles internacionais, lançou aproximadamente 1.829 novos livros e atraiu leitores de todas as idades, entre eles 120 mil alunos da capital e do interior que se divertiram com a variedade de títulos, especialmente as crianças que tiveram acesso a livros com preços de até R$ 2,00. 
O evento proporcionou uma rica troca de experiências nas 1.340 horas de atrações realizadas nos espaços culturais: Salão de Ideias, Deu a Louca nos Livros, # Você + Quem = ?, Espaço do Professor, Cozinhando com Palavras, Telas & Palcos e Livros & Cia, por onde passaram cerca de 12.010 pessoas; além da programação paralela de 480 expositores - 346 nacionais e 134 internacionais (representados pela Alemanha, Suíça, França, Espanha, Bélgica, China, Coreia do Sul, Japão, Colômbia, Peru e Canadá).

Pastel Kyoto vence “Tira Teima do Melhor Pastel de Feira de São Paulo“


Bancas da Zona Leste, Pastel Kyoto e  Yoko Matoba conquistam, consecutivamente, o primeiro e o segundo lugar do concurso

Por: Riselda Morais


Panorâmica da Praça Charles Miller, no Pacaembu durante concurso




O Concurso do Melhor Pastel de Feira da Cidade de São Paulo foi ainda melhor em 2012, elegendo o melhor entre os melhores pastéis já eleitos nas edições anteriores. Na segunda-feira, (27/08), a partir das 8h, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, participaram do concurso os finalistas das três últimas edições realizadas em 2009 que teve como vencedor o Pastel da Maria; 2010   venceu os Pastéis Agena e 2011 venceu pela segunda vez os Pastéis da Maria. 
Diferente da edição 2011 onde o público podia eleger seu candidato, este ano a avaliação foi exclusiva de  20 profissionais ligados à gastronomia, chefs de cozinha, críticos e jornalistas, e a degustação foi feita às cegas, por um corpo técnico de jurados especializados que não sabia de qual barraca era o pastel que estava sendo avaliado e as notas foram exibidas em um painel eletrônico durante a apuração.  
Vinte finalistas das edições anteriores  foram selecionados para esta edição, entre eles, alguns campeões das etapas regionais, passados duas horas de degustação e julgamento, o Pastel Kyoto conquistou o 1º lugar, recebendo o titulo de “Melhor pastel de São Paulo”. 
O segundo lugar ficou com a banca Tyoko Matoba, também da Zona Leste e o terceiro com o Pastel Nakama.
Os três primeiros colocados receberam R$ 8.000,00, sendo R$ 5.000,00 para o primeiro lugar, R$ 2.000,00 para o segundo e R$ 1.000,00 para o terceiro, os melhores colocados de cada região receberam placas de apresentação e o direito a comercializar seus pastéis durante a Virada Cultural.
Foram analisados apenas o pastel de carne, nos critérios sabor, qualidade, textura da massa e do recheio e qualidade da fritura.
Quem foi a Praça Charles Miller pôde saborear os melhores pastéis de São Paulo nas bancas que ficaram montadas durante o “Tira Teima“ vendendo pastéis de todos os sabores a R$ 1,50 e caldo de cana a R$ 1,00 o copo com 200 ml.
A Zona Leste venceu as duas primeiras posições do concurso e os pastéis podem ser saboreados nas feiras livres, confira os endereços.
PASTEL KYOTO (1º lugar no concurso)
 - 3ª feira - Av. Manoel dos Santos Braga - Limoeiro; 4ª feira - R. Boaventura R Da Silva - Ponte Rasa; 4ª feira - R. Maragojipe - Vl Formosa; 4ª feira - R. Madre de Deus - Mooca; 5ª feira - Av. Mata Machado - Vl California; 5ª feira - R. Andre Natale - Jd Popular; 5ª feira - R. Irma Carolina - Belenzinho; 6ª feira - R. Antonio Camardo - Tatuape; Sábado - R. Pde Francisco de Toledo - Itaquera Cohab I; Sábado - R. Eng Reinaldo Cajado - Belenzinho; Domingo - R. Tuiuti - Tatuape.
TYOKO MATOBA (2º lugar no concurso) - 4ª feira - R. Ivan Maia Vasconcelos - Jd Triana;  6ª feira - R. Sinanduva - Vl Marieta; Sábado - R. Cachoeira Paulista - Cid. Patriarca; Domingo - R. Shobee Kumagai - Ermelino Matarazzo.  
PASTÉIS AGENA - 6ª feira - R. José Gomes Faria - Vl Cisper
PASTÉIS GABI - 3ª feira - Av. Pau D’Arco Roxo - Cid. Pedro José Nunes; 5ª feira - Av. Borboleta Amarela - Jd São Martinho; 6ª feira - Av. Flamingo - Vl Nova Curuça; Sábado - R. Anastacio Trancoso - Jd Nella; Domingo - R. Benedito de Souza Borges - Jd Robru.
PASTÉIS OKINAWA - 4ª feira - R. Pedro Alegretti - Penha; 6ª feira - R. Municipal - Vl Ré; 
PASTÉIS OKINAWA - 6ª feira - R. Pedro Luiz de Souza - Jd Brasilia; Sábado - R. Maria Francisca do Nascimento - Vl Cruzeiro; Domingo - R. Palmeira Laca - Jd Eliane.
PASTELARIA YUKARI 
- 3ª feira - AV. Itaim - Itaim Paulista; 4ª feira - Av. Itaim - Vl Itaim; 5ª feira - R. Monsenhor Salim - Jd Miliunas; Sábado - R. Monsenhor Salim - Jd das Oliveiras



Receita de Pastel de Feira


Ingredientes
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de aguardente
1/4 xícara de água
1/2 colher (chá) de sal
Recheio de palmito (opcional):
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
4 colheres (sopa) de azeite
1 tablete de caldo de galinha
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de farinha de trigo tipo I
800ml de leite
Sal a gosto
800g de palmito macio picado
Salsinha a gosto
Modo de preparo:
Massa: Coloque a farinha sobre uma superfície lisa. Faça uma depressão no centro e aí coloque o restante dos ingredientes. Com um garfo, faça movimentos circulares, de dentro para fora, misturando todos os ingredientes. Amasse bem com as mãos. Deixe a massa descansar por 30 minutos, coberta com um filme plástico. Abra a massa, em pequenas porções bem finas, com a máquina de macarrão, formando um retângulo de aproximadamente 15x60 cm. Disponha a massa numa superfície lisa polvilhada com farinha. Distribua 1/2 colher (sopa) do recheio desejado no centro, deixando uns 3 cm de espaço entre os montinhos de recheio. Pincele com água nas bordas e entre os recheios. Dobre a parte inferior da massa. Aperte bem as bordas e os intervalos entre os recheios. Corte com uma carretilha no formato que desejar e esta pronto!!!
Recheio de palmito (opcional): 
Numa panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola, junte o tablete de caldo, o extrato de tomate e cozinhe bem por 5 minutos.Coloque o leite devagar, mexendo sempre para não empelotar, até atingir o ponto cremoso. Deixe cozinhar por mais uns 5 minutos aproximadamente, acrescente o palmito e deixe por 1 minuto.Retire do fogo e depois de uns 5 minutos mais ou menos coloque a salsinha.



terça-feira, 28 de agosto de 2012

Francine Pantaleão, a Miss São Paulo 2012


Por: Riselda Morais
Miss São Paulo 2012, Francine Pantaleão recebe a coroa da Miss São Paulo 2011, Rafaela Butareli


       A Miss Jaú Francine Pantaleão, 23 anos, foi eleita a Miss São Paulo 2012 no concurso realizado na noite de sábado,11 de agosto, no Palacio de Convenções do Anhembi, apresentado por Adriane Galisteu e transmitido para todo o Brasil.
Francine foi eleita a mais bela do estado em 2012, entre 30 participantes de várias cidades  do Estado de São Paulo e garantiu o direito de  representar São Paulo no concurso para  eleger a Miss Brasil,  em 29 de setembro  em Fortaleza. Conquistaram o segundo lugar a Miss Cordeirópolis Layla Penas e o terceiro  a Miss Atibaia Milena Xeder. 
As candidatas chegaram ao hotel nos jardins, na capital paulista dia 1º, onde ficaram concentradas por 10 dias, durante os quais fizeram ensaios, provas de roupas e passearam pela cidade. 
A Miss São Paulo foi escolhida pelos jurados:  Adriana Vilarinho (Dermatologista);Rita Batista (Apresentadora do programa Muito+ da Band); Boarnerges Gaeta Jr.  (Diretor da empresa de eventos Enter, do Grupo Bandeirantes); Amir Slama (Estilista); Helô Pinheiro  (Empresária e eterna Garota de Ipanema); Arley Aires (Da SP Turis); Bia Figueiredo (Piloto de Fórmula Indy); Ellen Jabour (Modelo e apresentadora); Fernando Pires (Designer de calçados); Gigi Neves (Diretora de relacionamento do Shopping Iguatemi); Ricardo Almeida (Estilista); Celso Kamura (Maquiador e cabeleireiro).

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Zona Leste está bem representada no Concurso 2012, “Tira Teima do Melhor Pastel de Feira de São Paulo“

Por: Riselda Morais



Panorâmica das barracas na Praça Charles Miller em 2011

Pastel Agena é o vencedor do concurso em 2010

Maria venceu o concurso em 2009 e 2011

Corpo de jurados de 2011


O Concurso do Melhor Pastel de Feira da Cidade de São Paulo será ainda melhor em 2012, irá eleger o melhor entre os melhores pastéis já eleitos nas edições anteriores. No dia 27 de agosto, a partir das 8h, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, participarão do concurso os finalistas das três últimas edições realizadas em 2009 - teve como vencedor o Pastel da Maria, 2010 -   venceu os Pastéis Agena e 2011 - venceu pela segunda vez os Pastéis da Maria. 
Diferente da edição 2011 onde o público podia eleger seu candidato, este ano a avaliação é exclusiva de  20 profissionais ligados à gastronomia, chefs de cozinha, críticos e jornalistas, e a degustação será feita às cegas, por um corpo técnico de jurados especializados em gastronomia que não saberá de qual barraca é o pastel que está sendo avaliado e as notas serão exibidas em um painel eletrônico durante a apuração. 
Vinte finalistas das edições anteriores  foram selecionados para esta edição, entre eles, alguns campeões das etapas regionais.
Os três primeiros colocados receberão R$ 8.000,00, sendo R$ 5.000,00 para o primeiro lugar, R$ 2.000,00 para o segundo e R$ 1.000,00 para o terceiro, os melhores colocados de cada região receberão placas de apresentação e o direito a comercializar seus pastéis durante a Virada Cultural.
Será analisado apenas o pastel de carne, nos critérios sabor, qualidade, textura da massa e do recheio e qualidade da fritura.
Quem quiser saborear os melhores pastéis de São Paulo pode ir até as barracas que ficarão montadas durante o “Tira Teima“ vendendo pastéis de todos os sabores a R$ 1,50 e caldo de cana a R$ 1,00 o copo com 200 ml.
A Zona Leste está bem representada no concurso e os pastéis podem ser saboreados nas feiras livres.
PASTÉIS AGENA - 6ª feira - R. José Gomes Faria - Vl Cisper
PASTÉIS GABI - 3ª feira - Av. Pau D’Arco Roxo - Cid. Pedro José Nunes; 5ª feira - Av. Borboleta Amarela - Jd São Martinho; 6ª feira - Av. Flamingo - Vl Nova Curuça; Sábado - R. Anastacio Trancoso - Jd Nella; Domingo - R. Benedito de Souza Borges - Jd Robru.
PASTÉIS OKINAWA - 4ª feira - R. Pedro Alegretti - Penha; 6ª feira - R. Municipal - Vl Ré; 
PASTÉIS OKINAWA - 6ª feira - R. Pedro Luiz de Souza - Jd Brasilia; Sábado - R. Maria Francisca do Nascimento - Vl Cruzeiro; Domingo - R. Palmeira Laca - Jd Eliane.
PASTEL KYOTO - 3ª feira - Av. Manoel dos Santos Braga - Limoeiro; 4ª feira - R. Boaventura R Da Silva - Ponte Rasa; 4ª feira - R. Maragojipe - Vl Formosa; 4ª feira - R. Madre de Deus - Mooca; 5ª feira - Av. Mata Machado - Vl California; 5ª feira - R. Andre Natale - Jd Popular; 5ª feira - R. Irma Carolina - Belenzinho; 6ª feira - R. Antonio Camardo - Tatuape; Sábado - R. Pde Francisco de Toledo - Itaquera Cohab I; Sábado - R. Eng Reinaldo Cajado - Belenzinho; Domingo - R. Tuiuti - Tatuape.
PASTELARIA YUKARI - 3ª feira - AV. Itaim - Itaim Paulista; 4ª feira - Av. Itaim - Vl Itaim; 5ª feira - R. Monsenhor Salim - Jd Miliunas; Sábado - R. Monsenhor Salim - Jd das Oliveiras
TYOKO MATOBA - 4ª feira - R. Ivan Maia Vasconcelos - Jd Triana;  6ª feira - R. Sinanduva - Vl Marieta; Sábado - R. Cachoeira Paulista - Cid. Patriarca; Domingo - R. Shobee Kumagai - Ermelino Matarazzo.  

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Comerciantes e moradores de Vila Guilhermina reivindicam a instalação de uma agencia bancária no bairro

Por: Riselda Morais

Chico, Claudia, Neto, Wagner e Ronald 


Você já imaginou se tivesse que caminhar por quilômetros para pagar suas contas ou receber sua aposentadoria?. Não?. Você deve estar pensando: - Porque  faria  isso, se posso acessar a Internet e fazer tudo através do banco online.  Ou... prefiro ir de carro a caminhar. Tem toda razão. 
Mas nem todas as pessoas têm o privilegiado direito às escolhas.
Os moradores e comerciantes do Bairro de Vila Guilhermina, na Zona Leste da capital, sabem bem o que é precisar de uma agencia bancária e não ter por perto, ter que se deslocar para outros bairros para realizar seus serviços bancários. 
Segundo a comerciante Claudia, proprietária do Cantinho Natural, instalado no bairro há 4 anos, o bairro tem apenas uma casa lotérica para suprir as necessidades dos moradores que não têm como se deslocar para outros bairros.
“As pessoas dependem dessa lotérica, certa vez ela teve um problema de funcionamento com alguma peça e ficou por cerca de 40 dias sem funcionar, temos um comércio grande aqui, foi um transtorno para muitas pessoas e para muitos comerciantes que tiveram que se deslocar para os bancos da Vila Dalila ou para a Penha“, diz Claudia.
Para o aposentado José Pinto da Silva é bem mais complicado receber sua aposentadoria do que para muitos aposentados do país, ele leva no mínimo 45 minutos para chegar até uma agencia bancária e diz que a implantação de um banco facilitaria sua vida. 
“Para receber minha aposentadoria, preciso ir até uma agência no bairro de Arthur Alvim, para isso preciso pegar metrô e depois uma perua que passe na Marciel Monteiro“, declara o Sr. José.
A  dificuldade enfrentada pelo Sr. José se estende para  muitos outros idosos.
Morador do bairro há 30 anos e proprietário de  um comércio no bairro, Ronald,  afirma que para muitos idosos a dificuldade é ainda maior .“Dependendo do tipo de banco que precisam, alguns idosos caminham do bairro de Vila Guilhermina até o centro do bairro de Vila Matilde, porque não há linha de ônibus direto para lá”, diz.
Neto, proprietário do Restaurante Sabor do Norte mostra um abaixo assinado, feito por moradores e comerciantes reivindicando uma agência bancária no bairro. “Seria bom que viesse uma agência do Bradesco, Itaú ou Santander, porque são os bancos mais usados pelos moradores e se instalasse no centro do bairro, onde tem mais comércios“, enfatiza.