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quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Disputa pela Prefeitura de São Paulo: Russomano lidera com 35%, estão em empate técnico José Serra 19% e Fernando Haddad 15%

Por: Riselda Morais


A disputa pela Prefeitura de São Paulo promete ficar cada vez mais acirrada nas últimas semanas de campanha, enquanto Celso Russomano se distancia cada vez mais do segundo e terceiro colocado nas intenções de voto, José Serra e Haddad brigam para disputar o segundo turno.
Na 4ª pesquisa Ibope, realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, divulgada na quinta-feira, (13/09) e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-00835/ 2012, com margem de  erro é de 3 pontos para mais ou para menos, o candidato Celso Russomano subiu quatro pontos percentuais em relação a pesquisa anterior, subiu de 31% para 35%, enquanto José Serra caiu um ponto percentual, de 20% para 19% e Fernando Haddad caiu de 16% para 15%, mantendo o empate técnico entre o petista e o tucano, Veja os números da pesquisa para todos os candidatos:
José Serra (PSDB) – 19%
Fernando Haddad (PT) – 15%
Gabriel Chalita (PMDB) – 6%
Soninha (PPS) – 4%
Paulinho da Força (PDT) – 1%
Carlos Giannazi (PSOL) – 1%
Ana Luiza (PSTU) – não pontuou
Anaí Caproni (PCO) – não pontuou
Miguel (PPL) – não pontuou
Levy Fidelix (PRTB) – não foi citado
Eymael (PSDC) – não foi citado
Em branco ou nulo – 13%
Não sabe – 6%
Em relação à pesquisa anterior, a rejeição de José Serra passou de 34% para 38%; Fernando Haddad, de 13% para 17%; Soninha, de 13% para 15%; Russomanno, de 8% para 12%; e Chalita passou de 8% para 9%.
Confira os índices de rejeição de todos os candidatos à Prefeitura de São Paulo:
José Serra (PSDB) - 38%
Fernando Haddad (PT) - 17%
Soninha Francine (PPS) - 15%
Levy Fidelix (PRTB) - 15%
José Maria Eymael (PSDC) - 15%
Paulinho da Força (PDT) - 14%
Celso Russomanno (PRB) - 12%
Anaí Caproni (PCO) - 10%
Gabriel Chalita (PMDB) - 9%
Minguel Manso Perez (PPL) - 9%
Ana Luiza (PSTU) - 9%
Carlos Giannazi (PSOL) - 8%.
Na simulação de um segundo turno com os três primeiros colocados Russomanno venceria se disputasse contra Serra ou Haddad, e Haddad venceria Serra. Os resultados dos três cenários foram:
- Russomanno 52% x 25% Serra
- Russomanno 50% x 25% Haddad
- Haddad 37% x 33% Serra





quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A simplicidade é sábia, bela e gentil

Por: Riselda Morais





A vida é muito mais fácil, mais gostosa de viver quando buscamos a simplicidade. Quando penso a simplicidade,  vejo uma vida que se ocupa em ser só o que é, a essência do simples existir  sem a complexidade da multiplicidade do tudo querer ser e tudo querer ter.
Uma vida simples é uma vida com gentilezas que geram outras gentilezas, simpatia, harmonia, amizades como as simples e pronunciáveis palavras mágicas: Por favor; muito obrigado; desculpe; com licença; bom dia; boa  tarde; boa noite; boa sorte. 
Uma vida simples não desperdiça energia e nem forças e faz com que tudo corra para a realização do momento, do hoje, sem o estresse do  ontem e nem a ansiedade do amanhã, sem a  angústia de não ter o que vai além do essencial. 
Percebemos o quanto a simplicidade é bela, é prática, sábia, gentil, quando  observamos a natureza.
A beleza e a simplicidade caminham juntas, ambas se encontram no jardim, onde não há desarmonia nas cores e nem tristeza nas flores, onde a vida é o que é, em seu momento, respeitando a lógica silenciosa do existir.  Observo a roseira, a orquídea, o lírio, a lágrima de cristo, todas elas só precisam do necessário para cada instante, cumprindo seu destino de germinar, crescer, florir, perder o viço e morrer, cada coisa a seu tempo e para isso só precisam  absorver a água da chuva, o sol e o vento, de onde extraem   tudo que precisam para viver.
A simplicidade é leve e torna leve todo o ambiente no qual habita e só busca o que vale a pena existir ou acontecer. 
Para pessoas simples o menos é mais e o pouco é mais que o suficiente; a gentileza faz parte de sua essência e seu sorriso é verdadeiro, exprime a sinceridade.
Mas como é difícil ser simples hoje em dia, em um mundo  cheio de multiplicidades que estimula o consumismo, onde  tudo é repaginado, renovado diariamente e surge com mais recursos, mais possibilidades, mais tudo. Somos estimulados a queimar etapas de nossas vidas desde criança, não nos compreendemos como somos no instante.  Estamos sempre pensando no que queremos ser, enquanto nos perguntam: - “O que você vai ser quando crescer?“. 
Somos o que somos e por enquanto devemos nos permitir crescer para então decidirmos no momento certo. Estamos sempre desejando algo mais, um carro mais caro, um computador com mais recursos, uma viagem mais longa na qual levamos inúmeras malas. Somos complicados, multiplos, consumistas, completos e pesados. Estamos sempre querendo tudo, sempre querendo mais, nunca estamos satisfeitos com o que conseguimos, por isto, estamos sempre angustiados, ansiosos, estressados a tal ponto que podemos passar por milhares de  flores que não percebemos sua beleza, sua simplicidade, sua capacidade  de cumprir o ritual de sua própria existência. Se nos permitíssimos perceber o simples, ser simples, parar para ver o por do sol, ouvir o cantar do pássaro, observar a beleza da flor, levar uma mochila na viagem ao invés de dezenas de malas, estariamos agradecidos com o que temos, viveríamos melhor o hoje, não queríamos tudo ao mesmo tempo e nos permitiríamos aproveitar melhor o pouco daquele momento. Se conseguíssemos ser realmente simples não faríamos tantos projetos futuros, nos empenharíamos em realizar melhor o projeto de agora, de forma simples, concreta, aplicável e eficaz.
Enquanto acumulamos para o futuro, desejamos ter cada vez mais, nos tornamos multifuncionais na realização de multiplas tarefas complicando nosso próprio existir, perdemos a essência querendo ser o que não somos, deixamos de viver a própria vida, nos tornamos pesados, intolerantes e esquecemo-nos de ser gentis uns com os outros, disputamos espaços, concorremos em tudo e queremos tudo, quando poderíamos ser mais felizes se buscássemos ser simples e gentis, onde o menos é muito mais e onde tudo que é mais é muito menos.  

Pequenas e médias empresas devem focar em publicidade e comunicação das mídias regionais

Por: Riselda Morais


Uma grande empresa necessita de uma comunicação integrada de marketing  feita de forma estratégica e organizacional junto ao mercado posicionando e divulgando os produtos, os serviços, a marca, os benefícios e soluções usando o composto da comunicação que é a publicidade, a propaganda, assessoria de imprensa, promoção de vendas, internet, marketing direto e relações públicas focando o público-alvo, com campanhas desenvolvidas por profissionais das agências e inserida em vários veículos de comunicação ao mesmo tempo, isto tem um preço alto, é um investimento para o qual a empresa tem uma verba específica e sem o qual a empresa ou a marca pode ser devorada pela concorrência.
Mas a publicidade não é coisa só das grandes empresas, as pequenas, médias e microempresas podem e devem divulgar-se. Mas com algumas diferenças na ação. A pequena empresa não deve focar na grande mídia, grandes jornais e televisão, mas na imprensa regional, no jornal de bairro, fazer-se perceber, mostrar que existe, que seu produto, sua marca existe e está a disposição do consumidor, criar uma boa reputação e usar a repetição, ou seja, uma publicidade constante. 
O empreendedor, que é o comerciante, o dono do mercado, da loja de calçados, de roupas, precisa antes de tudo conhecer a região onde está  e manter uma boa relação interpessoal, com o cliente, com o vizinho, enfim, com o consumidor e com o fornecedor, conhecer seus concorrentes, o potencial de crescimento  e conhecer a necessidade do cliente para melhor atendê-lo. 
O consumidor do comércio regional tem pouco tempo, dinheiro contado e  muita informação, o que dificulta a absorção da mensagem veiculada em meios de comunicação em massa, na grande mídia e isso o faz acabar comprando apenas pelo preço, independente do valor agregado a marca, ao produto,  da qualidade oferecida.
O comércio do bairro precisa ressaltar seus pontos fortes e atacar os pontos fracos do negócio, por exemplo,  se seu ponto fraco é o preço precisa ressaltar a qualidade para que o consumidor veja que vale a pena pagar mais por um produto melhor; se o ponto fraco são as filas no caixa que ele ressalte o preço baixo, vale a pena  perder em minutos e ganhar em dinheiro. 
A publicidade deve ser uma constante, não adianta inserir um anúncio pequeno, com uma infinidade de informações em letras pequenas, sem observar a objetividade, a qualidade da mensagem e o público alvo, uma única vez e esperar encher a loja. A mensagem precisa ser clara e objetiva, de fácil entendimento para ser absorvida. 
O retorno na publicidade depende da repetição para colocar sua marca, seu produto ou serviço na mente do consumidor, depende também do preço oferecido, da qualidade do produto ou serviço, do atendimento ao cliente, da disposição do produto na prateleira, entre vários outros fatores. Muitos pequenos comerciantes culpam o veículo de comunicação por não vender quando muitas vezes o que mais lhes prejudica é o atendimento ao cliente e a imagem da empresa uma vez que nos bairros todos se conhecem e as informações também são passadas de pessoa para pessoa. Não adianta divulgar a loja e enganar o cliente, ele pode ser lesado uma vez, mas não voltará, por uma venda perde-se um cliente uma vida inteira e quando essa imagem negativa se espalhar não haverá publicidade que ajude. Por isto a transparência, a honestidade, a idoneidade é muito importante para todas as empresas de grande, pequeno ou médio porte.
A Internet veio como um meio prático e de baixo custo para a divulgação  mas o consumidor do comércio  do bairro não tem  por hábito pesquisar na Internet antes da compra, ele gosta de ir no local mais próximo, conhecido, onde é certo que encontrará o produto, onde será adquirido com pronta entrega. 
O Jornal de Bairro é um forte aliado do comércio regional, torna pública a oferta, faz conhecer, divulga a marca , os produtos ou serviços com eficiência e eficácia, faz aparecer e atinge o público alvo e consumidor em potencial, mas ser bem vista, ter o produto bem aceito, vender bem depende também do ponto de venda, da qualidade do produto, da promoção, do tempo de divulgação, da imagem da empresa e da mensagem estar bem direcionada ao seu público. 
Riselda Morais é especialista em Comunicação e Mercado, Pós Graduada pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade, Jornalista MTB/SP 34.190 e Editora Pfx 907573 no Jornal do Momento News e Jornal Polo Paulistano.

Ministério Público notifica Secovi-SP: Proibida a contratação de menores para distribuição de material publicitário por empresas de lançamentos imobiliários

Por: Riselda Morais





A cidade de São Paulo está lançando cerca de 30 mil empreendimentos imobiliários  neste ano e só no período de janeiro a maio gerou 1,2 milhão de novos empregos formais. Com tantos lançamentos, a competição entre as construtoras é acirrada, percebemos facilmente a intensidade da concorrência ao fazer um pequeno percurso de carro com os vidros  abertos, a cada semáforo surgem várias pessoas entregando os antigos panfletos, que agora proibidos na capital paulista foram repaginados, para parecer um jornal ganharam algumas matérias sobre o crescimento da região mas mantiveram o tamanho e o tipo de papel de panfletos.
A irritação que o bombardeio do material provoca nos munícipes que acabam voltando para casa  com o carro cheio de panfletos não tem consequencias, mas o fato de algumas empresas usarem menores na distribuição do material nos semáforos e com placa do empreendimento pendurada no corpo, muitas vezes usando perucas coloridas ou roupas chamativas, chamou a atenção do Ministério Público do Trabalho, que através da Procuradora do Trabalho Maria José S.C.P. do Vale notificou, em 30 de maio de 2012, a Secovi-SP para que alerte as empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis residenciais e comerciais  representadas pelo sindicato acerca dos malefícios do trabalho desempenhado aos adolescentes, bem como a proibição legal ao emprego  de crianças e adolescentes para a distribuição de material “jornalístico” ou publicitário nas ruas, para promover lançamentos imobiliários, seja através de contratação direta ou indireta dos mesmos, inclusive dentro dos empreendimentos imobiliários, com o intuito de coibir a utilização de crianças ou adolescentes para fins de atividades exploratorias, preponderantemente portando placa indicativa da localidade do prédio objeto do negócio a céu aberto. A notificação lembra que a defesa dos direitos de crianças e adolescentes não é restrita somente ao poder público, sendo também dever posto de toda a sociedade brasileira.
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)  proíbem o trabalho infantil no País.
A Constituição Federal em seu artigo 7º XXXIII, veda o trabalho aos menores de 18  anos  que atente contra sua formação física e moral. “Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de catorze anos de idade“.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) em seu Artigo 2º considera criança a pessoa de até 12 anos de idade  incompletos, e considera adolescente a pessoa entre 12 e 18  anos de idade.
O artigo 67 dispõe que : “Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: II - perigoso, insalubre e penoso; III- realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.“
Não só na cidade de São Paulo, mas em todo o  País, muitos adolescentes trabalham como adultos para ajudar na renda familiar. Segundo dados do IBGE, são mais de quatro milhões de pequenos brasileiros, entre 5 e 17 anos que trabalham.

Obras viárias em Itaquera serão executas pela Dersa


     Por: Riselda Morais

A Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A - assinou no dia 16/08 o contrato para a execução das obras e  serviços de implantação do programa de Desenvolvimento Viário da Zona Leste de São Paulo. A previsão é que as obras sejam iniciadas em duas semanas e concluídas em 20 meses.  
O edital com o extrato do contrato foi publicado no DOE - Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 16.
As obras do Desenvolvimento Viário da Zona Leste foram orçadas em R$ 478,2 milhões, incluindo projetos e desapropriações, têm recursos de duas fontes, sendo R$ 345,9 milhões investidos pelo Tesouro do Estado de São Paulo e R$ 132,3 milhões investidos pela Prefeitura Municipal  de São Paulo.
Fases das obras que serão executadas pela Dersa:
1 - Nova Avenida de Ligação Norte – Sul, no trecho entre a Avenida Itaquera e a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do metrô e da CPTM;
2 - Nova Avenida, articulando a Ligação Norte – Sul com a Avenida Miguel Inácio Curi, junto à adutora da Sabesp existente;
3 - Passagem em desnível na Rua Doutor Luís Aires (Radial Leste), no trecho em frente às estações do metrô e da CPTM; 
4 - Adequação viária no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Eng. Adervan Machado.  

22ª Bienal Internacional do Livro recebeu 750 mil visitantes


Por: Riselda Morais



       A 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, cujo tema “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, no período de 09 a 19 de agosto bateu recorde de público comparando-se as edições anteriores, recebeu 750 mil visitantes em 11 dias.  
Em um espaço de 34 mil metros, o evento que é considerado o maior encontro literário da América Latina trouxe cerca de 1.180 autores novos e consagrados sendo 18 deles internacionais, lançou aproximadamente 1.829 novos livros e atraiu leitores de todas as idades, entre eles 120 mil alunos da capital e do interior que se divertiram com a variedade de títulos, especialmente as crianças que tiveram acesso a livros com preços de até R$ 2,00. 
O evento proporcionou uma rica troca de experiências nas 1.340 horas de atrações realizadas nos espaços culturais: Salão de Ideias, Deu a Louca nos Livros, # Você + Quem = ?, Espaço do Professor, Cozinhando com Palavras, Telas & Palcos e Livros & Cia, por onde passaram cerca de 12.010 pessoas; além da programação paralela de 480 expositores - 346 nacionais e 134 internacionais (representados pela Alemanha, Suíça, França, Espanha, Bélgica, China, Coreia do Sul, Japão, Colômbia, Peru e Canadá).

Pastel Kyoto vence “Tira Teima do Melhor Pastel de Feira de São Paulo“


Bancas da Zona Leste, Pastel Kyoto e  Yoko Matoba conquistam, consecutivamente, o primeiro e o segundo lugar do concurso

Por: Riselda Morais


Panorâmica da Praça Charles Miller, no Pacaembu durante concurso




O Concurso do Melhor Pastel de Feira da Cidade de São Paulo foi ainda melhor em 2012, elegendo o melhor entre os melhores pastéis já eleitos nas edições anteriores. Na segunda-feira, (27/08), a partir das 8h, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, participaram do concurso os finalistas das três últimas edições realizadas em 2009 que teve como vencedor o Pastel da Maria; 2010   venceu os Pastéis Agena e 2011 venceu pela segunda vez os Pastéis da Maria. 
Diferente da edição 2011 onde o público podia eleger seu candidato, este ano a avaliação foi exclusiva de  20 profissionais ligados à gastronomia, chefs de cozinha, críticos e jornalistas, e a degustação foi feita às cegas, por um corpo técnico de jurados especializados que não sabia de qual barraca era o pastel que estava sendo avaliado e as notas foram exibidas em um painel eletrônico durante a apuração.  
Vinte finalistas das edições anteriores  foram selecionados para esta edição, entre eles, alguns campeões das etapas regionais, passados duas horas de degustação e julgamento, o Pastel Kyoto conquistou o 1º lugar, recebendo o titulo de “Melhor pastel de São Paulo”. 
O segundo lugar ficou com a banca Tyoko Matoba, também da Zona Leste e o terceiro com o Pastel Nakama.
Os três primeiros colocados receberam R$ 8.000,00, sendo R$ 5.000,00 para o primeiro lugar, R$ 2.000,00 para o segundo e R$ 1.000,00 para o terceiro, os melhores colocados de cada região receberam placas de apresentação e o direito a comercializar seus pastéis durante a Virada Cultural.
Foram analisados apenas o pastel de carne, nos critérios sabor, qualidade, textura da massa e do recheio e qualidade da fritura.
Quem foi a Praça Charles Miller pôde saborear os melhores pastéis de São Paulo nas bancas que ficaram montadas durante o “Tira Teima“ vendendo pastéis de todos os sabores a R$ 1,50 e caldo de cana a R$ 1,00 o copo com 200 ml.
A Zona Leste venceu as duas primeiras posições do concurso e os pastéis podem ser saboreados nas feiras livres, confira os endereços.
PASTEL KYOTO (1º lugar no concurso)
 - 3ª feira - Av. Manoel dos Santos Braga - Limoeiro; 4ª feira - R. Boaventura R Da Silva - Ponte Rasa; 4ª feira - R. Maragojipe - Vl Formosa; 4ª feira - R. Madre de Deus - Mooca; 5ª feira - Av. Mata Machado - Vl California; 5ª feira - R. Andre Natale - Jd Popular; 5ª feira - R. Irma Carolina - Belenzinho; 6ª feira - R. Antonio Camardo - Tatuape; Sábado - R. Pde Francisco de Toledo - Itaquera Cohab I; Sábado - R. Eng Reinaldo Cajado - Belenzinho; Domingo - R. Tuiuti - Tatuape.
TYOKO MATOBA (2º lugar no concurso) - 4ª feira - R. Ivan Maia Vasconcelos - Jd Triana;  6ª feira - R. Sinanduva - Vl Marieta; Sábado - R. Cachoeira Paulista - Cid. Patriarca; Domingo - R. Shobee Kumagai - Ermelino Matarazzo.  
PASTÉIS AGENA - 6ª feira - R. José Gomes Faria - Vl Cisper
PASTÉIS GABI - 3ª feira - Av. Pau D’Arco Roxo - Cid. Pedro José Nunes; 5ª feira - Av. Borboleta Amarela - Jd São Martinho; 6ª feira - Av. Flamingo - Vl Nova Curuça; Sábado - R. Anastacio Trancoso - Jd Nella; Domingo - R. Benedito de Souza Borges - Jd Robru.
PASTÉIS OKINAWA - 4ª feira - R. Pedro Alegretti - Penha; 6ª feira - R. Municipal - Vl Ré; 
PASTÉIS OKINAWA - 6ª feira - R. Pedro Luiz de Souza - Jd Brasilia; Sábado - R. Maria Francisca do Nascimento - Vl Cruzeiro; Domingo - R. Palmeira Laca - Jd Eliane.
PASTELARIA YUKARI 
- 3ª feira - AV. Itaim - Itaim Paulista; 4ª feira - Av. Itaim - Vl Itaim; 5ª feira - R. Monsenhor Salim - Jd Miliunas; Sábado - R. Monsenhor Salim - Jd das Oliveiras



Receita de Pastel de Feira


Ingredientes
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de aguardente
1/4 xícara de água
1/2 colher (chá) de sal
Recheio de palmito (opcional):
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
4 colheres (sopa) de azeite
1 tablete de caldo de galinha
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de farinha de trigo tipo I
800ml de leite
Sal a gosto
800g de palmito macio picado
Salsinha a gosto
Modo de preparo:
Massa: Coloque a farinha sobre uma superfície lisa. Faça uma depressão no centro e aí coloque o restante dos ingredientes. Com um garfo, faça movimentos circulares, de dentro para fora, misturando todos os ingredientes. Amasse bem com as mãos. Deixe a massa descansar por 30 minutos, coberta com um filme plástico. Abra a massa, em pequenas porções bem finas, com a máquina de macarrão, formando um retângulo de aproximadamente 15x60 cm. Disponha a massa numa superfície lisa polvilhada com farinha. Distribua 1/2 colher (sopa) do recheio desejado no centro, deixando uns 3 cm de espaço entre os montinhos de recheio. Pincele com água nas bordas e entre os recheios. Dobre a parte inferior da massa. Aperte bem as bordas e os intervalos entre os recheios. Corte com uma carretilha no formato que desejar e esta pronto!!!
Recheio de palmito (opcional): 
Numa panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola, junte o tablete de caldo, o extrato de tomate e cozinhe bem por 5 minutos.Coloque o leite devagar, mexendo sempre para não empelotar, até atingir o ponto cremoso. Deixe cozinhar por mais uns 5 minutos aproximadamente, acrescente o palmito e deixe por 1 minuto.Retire do fogo e depois de uns 5 minutos mais ou menos coloque a salsinha.



terça-feira, 28 de agosto de 2012

Francine Pantaleão, a Miss São Paulo 2012


Por: Riselda Morais
Miss São Paulo 2012, Francine Pantaleão recebe a coroa da Miss São Paulo 2011, Rafaela Butareli


       A Miss Jaú Francine Pantaleão, 23 anos, foi eleita a Miss São Paulo 2012 no concurso realizado na noite de sábado,11 de agosto, no Palacio de Convenções do Anhembi, apresentado por Adriane Galisteu e transmitido para todo o Brasil.
Francine foi eleita a mais bela do estado em 2012, entre 30 participantes de várias cidades  do Estado de São Paulo e garantiu o direito de  representar São Paulo no concurso para  eleger a Miss Brasil,  em 29 de setembro  em Fortaleza. Conquistaram o segundo lugar a Miss Cordeirópolis Layla Penas e o terceiro  a Miss Atibaia Milena Xeder. 
As candidatas chegaram ao hotel nos jardins, na capital paulista dia 1º, onde ficaram concentradas por 10 dias, durante os quais fizeram ensaios, provas de roupas e passearam pela cidade. 
A Miss São Paulo foi escolhida pelos jurados:  Adriana Vilarinho (Dermatologista);Rita Batista (Apresentadora do programa Muito+ da Band); Boarnerges Gaeta Jr.  (Diretor da empresa de eventos Enter, do Grupo Bandeirantes); Amir Slama (Estilista); Helô Pinheiro  (Empresária e eterna Garota de Ipanema); Arley Aires (Da SP Turis); Bia Figueiredo (Piloto de Fórmula Indy); Ellen Jabour (Modelo e apresentadora); Fernando Pires (Designer de calçados); Gigi Neves (Diretora de relacionamento do Shopping Iguatemi); Ricardo Almeida (Estilista); Celso Kamura (Maquiador e cabeleireiro).

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Zona Leste está bem representada no Concurso 2012, “Tira Teima do Melhor Pastel de Feira de São Paulo“

Por: Riselda Morais



Panorâmica das barracas na Praça Charles Miller em 2011

Pastel Agena é o vencedor do concurso em 2010

Maria venceu o concurso em 2009 e 2011

Corpo de jurados de 2011


O Concurso do Melhor Pastel de Feira da Cidade de São Paulo será ainda melhor em 2012, irá eleger o melhor entre os melhores pastéis já eleitos nas edições anteriores. No dia 27 de agosto, a partir das 8h, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, participarão do concurso os finalistas das três últimas edições realizadas em 2009 - teve como vencedor o Pastel da Maria, 2010 -   venceu os Pastéis Agena e 2011 - venceu pela segunda vez os Pastéis da Maria. 
Diferente da edição 2011 onde o público podia eleger seu candidato, este ano a avaliação é exclusiva de  20 profissionais ligados à gastronomia, chefs de cozinha, críticos e jornalistas, e a degustação será feita às cegas, por um corpo técnico de jurados especializados em gastronomia que não saberá de qual barraca é o pastel que está sendo avaliado e as notas serão exibidas em um painel eletrônico durante a apuração. 
Vinte finalistas das edições anteriores  foram selecionados para esta edição, entre eles, alguns campeões das etapas regionais.
Os três primeiros colocados receberão R$ 8.000,00, sendo R$ 5.000,00 para o primeiro lugar, R$ 2.000,00 para o segundo e R$ 1.000,00 para o terceiro, os melhores colocados de cada região receberão placas de apresentação e o direito a comercializar seus pastéis durante a Virada Cultural.
Será analisado apenas o pastel de carne, nos critérios sabor, qualidade, textura da massa e do recheio e qualidade da fritura.
Quem quiser saborear os melhores pastéis de São Paulo pode ir até as barracas que ficarão montadas durante o “Tira Teima“ vendendo pastéis de todos os sabores a R$ 1,50 e caldo de cana a R$ 1,00 o copo com 200 ml.
A Zona Leste está bem representada no concurso e os pastéis podem ser saboreados nas feiras livres.
PASTÉIS AGENA - 6ª feira - R. José Gomes Faria - Vl Cisper
PASTÉIS GABI - 3ª feira - Av. Pau D’Arco Roxo - Cid. Pedro José Nunes; 5ª feira - Av. Borboleta Amarela - Jd São Martinho; 6ª feira - Av. Flamingo - Vl Nova Curuça; Sábado - R. Anastacio Trancoso - Jd Nella; Domingo - R. Benedito de Souza Borges - Jd Robru.
PASTÉIS OKINAWA - 4ª feira - R. Pedro Alegretti - Penha; 6ª feira - R. Municipal - Vl Ré; 
PASTÉIS OKINAWA - 6ª feira - R. Pedro Luiz de Souza - Jd Brasilia; Sábado - R. Maria Francisca do Nascimento - Vl Cruzeiro; Domingo - R. Palmeira Laca - Jd Eliane.
PASTEL KYOTO - 3ª feira - Av. Manoel dos Santos Braga - Limoeiro; 4ª feira - R. Boaventura R Da Silva - Ponte Rasa; 4ª feira - R. Maragojipe - Vl Formosa; 4ª feira - R. Madre de Deus - Mooca; 5ª feira - Av. Mata Machado - Vl California; 5ª feira - R. Andre Natale - Jd Popular; 5ª feira - R. Irma Carolina - Belenzinho; 6ª feira - R. Antonio Camardo - Tatuape; Sábado - R. Pde Francisco de Toledo - Itaquera Cohab I; Sábado - R. Eng Reinaldo Cajado - Belenzinho; Domingo - R. Tuiuti - Tatuape.
PASTELARIA YUKARI - 3ª feira - AV. Itaim - Itaim Paulista; 4ª feira - Av. Itaim - Vl Itaim; 5ª feira - R. Monsenhor Salim - Jd Miliunas; Sábado - R. Monsenhor Salim - Jd das Oliveiras
TYOKO MATOBA - 4ª feira - R. Ivan Maia Vasconcelos - Jd Triana;  6ª feira - R. Sinanduva - Vl Marieta; Sábado - R. Cachoeira Paulista - Cid. Patriarca; Domingo - R. Shobee Kumagai - Ermelino Matarazzo.  

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Comerciantes e moradores de Vila Guilhermina reivindicam a instalação de uma agencia bancária no bairro

Por: Riselda Morais

Chico, Claudia, Neto, Wagner e Ronald 


Você já imaginou se tivesse que caminhar por quilômetros para pagar suas contas ou receber sua aposentadoria?. Não?. Você deve estar pensando: - Porque  faria  isso, se posso acessar a Internet e fazer tudo através do banco online.  Ou... prefiro ir de carro a caminhar. Tem toda razão. 
Mas nem todas as pessoas têm o privilegiado direito às escolhas.
Os moradores e comerciantes do Bairro de Vila Guilhermina, na Zona Leste da capital, sabem bem o que é precisar de uma agencia bancária e não ter por perto, ter que se deslocar para outros bairros para realizar seus serviços bancários. 
Segundo a comerciante Claudia, proprietária do Cantinho Natural, instalado no bairro há 4 anos, o bairro tem apenas uma casa lotérica para suprir as necessidades dos moradores que não têm como se deslocar para outros bairros.
“As pessoas dependem dessa lotérica, certa vez ela teve um problema de funcionamento com alguma peça e ficou por cerca de 40 dias sem funcionar, temos um comércio grande aqui, foi um transtorno para muitas pessoas e para muitos comerciantes que tiveram que se deslocar para os bancos da Vila Dalila ou para a Penha“, diz Claudia.
Para o aposentado José Pinto da Silva é bem mais complicado receber sua aposentadoria do que para muitos aposentados do país, ele leva no mínimo 45 minutos para chegar até uma agencia bancária e diz que a implantação de um banco facilitaria sua vida. 
“Para receber minha aposentadoria, preciso ir até uma agência no bairro de Arthur Alvim, para isso preciso pegar metrô e depois uma perua que passe na Marciel Monteiro“, declara o Sr. José.
A  dificuldade enfrentada pelo Sr. José se estende para  muitos outros idosos.
Morador do bairro há 30 anos e proprietário de  um comércio no bairro, Ronald,  afirma que para muitos idosos a dificuldade é ainda maior .“Dependendo do tipo de banco que precisam, alguns idosos caminham do bairro de Vila Guilhermina até o centro do bairro de Vila Matilde, porque não há linha de ônibus direto para lá”, diz.
Neto, proprietário do Restaurante Sabor do Norte mostra um abaixo assinado, feito por moradores e comerciantes reivindicando uma agência bancária no bairro. “Seria bom que viesse uma agência do Bradesco, Itaú ou Santander, porque são os bancos mais usados pelos moradores e se instalasse no centro do bairro, onde tem mais comércios“, enfatiza.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Pista de Caminhada da Gamelinha recebe equipamentos para atividade física e iluminação


Por: Riselda Morais

Nova pista de Caminhada Gamelinha


Para sair do sedentarismo, manter a forma, perder peso, tonificar os músculos e reduzir os riscos de doenças cardíacas o exercício mais eficaz ainda é uma boa caminhada, que pode ser feita ao ar livre e com custo zero, na pista de caminhada Gamelinha, que acaba de passar por uma reforma com estrutura de qualidade e uma iluminação que proporciona fazer caminhada noturna com segurança.
Criado por iniciativa da população que, aos poucos, foi plantando diversos tipos de espécies nas margens do Córrego Gamelinha e utilizando-as simultaneamente para caminhada, o Corredor Verde, sito a Av. Dr. Bernardino Brito Fonseca de Carvalho, Zona Leste, passou a ser usado diariamente por centenas de pessoas para a prática de esporte. 
O Corredor Verde tem cerca de 3,8 km² de  extensão, vai da Radial Leste (Av. Conde de Frontin) na Vila Matilde até a Avenida Itaquera, com 25 metros de largura, onde podem ser encontradas diversas espécies de plantas silvestres e mais de 60 espécies de  árvores frutíferas, entre elas mangueira e goiabeira. As margens do poluído córrego Gamelinha pode-se também observar aves das espécies Sabiá-Laranjeira, Sabiá-do-Campo, Beija-Flores, Pardais, Pombos Domésticos, Rolinhas, Ben-te-vis e Sanhaço-Cinzento, entre outras.
A pista de caminhada tem aproximadamente 1.260 m² de pavimentação que antes da reforma encontrava-se em mal estado, quebrado pelas raizes das árvores, com arbustos altos e escura, o que tornava o lugar perigoso.
Mais uma vez a população se mexeu, fazendo abaixo assinado e encaminhando para a Subprefeitura Penha, tendo sido o último, entregue em outubro de 2011. Em 13/04 o Vereador Toninho Paiva, acompanhado do chefe de gabinete da subprefeitura Penha Ricardo Andreoli e o Engenheiro Angelo Vilano estiveram no local e prometeram o término da reforma para 90 dias.
A pista de caminhada, está localizada no trecho entre as Ruas Dr. Ulisses de Coutinho e Fernão Albernaz, um trecho de aproximadamente 450 m² recebeu uma excelente estrutura, pista dupla com nova pavimentação e rampa de acessibilidade para portadores de necessidades, pequenos canteiros com plantas ornamentais, bancos, 3 jogos de barras fixas e 2 jogos de academia para a terceira idade e lixeiras. A nova iluminação conta com 30 postes e 60 lâmpadas de 100 watts que proporcionam fazer caminhadas noturnas com segurança.
Para os irmãos Airton e Luzia, que frequentam o corredor verde há mais de 10 anos, a reforma saiu melhor do que o reivindicado. “Eles fizeram mais do que pedimos, havíamos solicitado nos abaixo assinado apenas à reforma da pavimentação que estava trincada porque as árvores levantaram o piso e a iluminação“, diz Luzia.
Já Airton, lembra que além da atual reforma, é importante que a pista receba manutenção. “A iluminação ficou muito boa, ficou excelente, precisávamos mesmo de uma pista dessas, mas é importante que seja feita a manutenção“, enfatiza Airton.

Avenidas Itaquera, Líder e Aricanduva ganham faixas exclusivas de ônibus

Por: Riselda Morais


Zona Leste é a região mais beneficiada com faixa exclusiva

Nem todos os motoristas respeitam a faixa, ônibus circulam nas
 outras faixas e veículos pequenos invadem a exclusiva na Líder


Faixa exclusiva à direita torna percurso mais rápido






Andar nos ônibus das linhas que trafegam pelas avenidas Aricanduva, Itaquera e Líder, na Zona Leste da capital paulista, ficou mais rápido em cerca de 15% depois que a Prefeitura implantou  37.3 km  de faixas exclusivas de ônibus.
 As vias voltadas ao transporte público, exclusivas como corredores à direita, têm o espaço delimitado por tachões, a sinalização de chão reflexivo. 
  Foram implantados 12,4 km de corredor nas avenidas Líder e Itaquera; 5,9 km na Aricanduva, entre a praça Júlio Colaço, próximo a Radial Leste e a Avenida Itaquera e mais 19 km também na Av. Aricanduva entre  a Avenida Ragueb Chohfi e a Avenida Itaquera. 
Os dois novos trechos de corredores à direita da Avenida Aricanduva, com extensão total de 24,9 foram implantados  na segunda-feira (30/07) pela Prefeitura  Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes, SPTrans e da CET, somando-se os novos trechos aos já existentes, a Avenida Aricanduva conta com 50,1 km de faixas exclusivas.
As faixas funcionam de segunda a sexta-feira, o horário de restrição para os demais veículos é  das 6h às 20 horas, nos dois sentidos, a fiscalização será feita  através de radares e a multa para veículos ou caminhões que  desrespeitarem e entrarem na via é de R$127,69  mais 5 pontos na CNH.
As faixas são  de tráfego exclusivo  das 27 linhas que operam na região, com uma frequência de 165 ônibus por hora  e fazem o transporte diário de cerca de 220 mil passageiros.
Serão implantados um total de 68,5 km de vias exclusivas em importantes regiões da capital, a maior parte beneficia a Zona Leste. Na radial leste, por exemplo, a velocidade média dos ônibus aumentou nos dois sentidos, em 26% e diminuiu o tempo do percurso em 15 minutos. 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Marcha para Jesus reuniu mais de 1 milhão de pessoas

Por: Riselda Morais




O tempo contribiu com um lindo dia sol. Os evangélicos realizaram neste sábado (14/07) a 20ª Marcha para Jesus na zona norte da capital. O evento que reuniu mais de 1 milhão de  fiéis adorando a Jesus, teve seu inicio com uma oração de agradecimento, pedindo proteção e as bênçãos do Senhor. Por volta das 14hs, a Marcha que contou com 15 carros de som, chegou a praça Campos de Bagatelle onde os fiéis assistiram a 34 shows musicais de artistas e bandas. No palco montado na praça Heróis da Força Espedicionária, apresentaram-se das 12 h as 21h30m, Aline Barros, Diante Do Trono, Thalles Roberto, Cassiane, Jamily, André Valadão, Kleber Lucas, Eyshila, Lázaro, Soraya Moraes, Regis Danese, Fernanda Brum, Bruna Karla, Davi Sacer, Asaph Borba, Ao Cubo, Renascer Praise, Jotta A, DJ Alpiste, Mariana Valadão, Lauriete, Tempero Do Mundo,Carlinos Félix, Liz Lanne, Talita Pagliarin, Scooby, Katsbarnea, Banda Inesquecível, Asaph Hernandes, Banda Baque, Onix 46, Banda Dopa, Pedras Vivas, Som E Louvor. A Marcha para Jesus começou em 1987, em Londres, e se espalhou pelo mundo, nesta edição 2012, mais de 170 países acompanharam o evento que tem como lema: Reinando com Jesus.  Segundo dados do Censo divulgados no fim de junho, o número de evangélicos cresceu de 15% para 22% em dez anos, enquanto o de católicos caiu de 74% para 65%.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pizza, uma opção rápida e saborosa

Por: Riselda Morais


   
De todos os tipos, de todos os sabores, doces, salgadas, com uma infinidade de combinações que servem como prato principal e sobremesa, no fim de semana, no encontro com os amigos, na festa de confraternização ou aquele pedaço amanhecido no café da manhã, ela é sempre saborosa  e  a opção mais prática e rápida para saciar a fome.
    A pizza é parte obrigatória em nosso universo gastronomico e um dos pratos mais apreciados na capital paulista, que tem cerca de 6 mil pizzarias que fazem desta, a cidade que tem o segundo maior consumo de pizza do mundo, atrás apenas de New York. . No Estado de São Paulo são mais de 11 mil pizzarias com um consumo médio de mais de 1 milhão de pizzas por dia e cerca de 43 milhões de pizzas por mês, movimenta mais de 10 bilhões por ano. A nível nacional, o Brasil é o segundo maior consumidor de pizza, possui cerca de 25 mil pizzarias, um negócio altamente rentável que envolve uma grande cadeia de fornecedores e distribuidores que geram mais de 127 mil empregos diretos e indiretos, com um movimento superior a 20 bilhões ao ano, perde apenas para os Estados Unidos.
    Doces, salgadas, são mais de 230 tipos de pizzas catalogadas, com uma infinidade de sabores, uma grande variedade de recheios e coberturas. Mais incrível é que quanto mais surgem novas combinações irresistivéis ao paladar como a pizza de pasta de brigadeiro com sorvete de creme, ou a de morango com chocolate e banana ou as que desafiam o paladar como a de kani com shoyo, mais gostamos de preservar as receitas centenárias, tradicionais como a Napolitana, Portuguesa, calabresa, quatro queijos e as mais pedidas nas pizzarias paulistas, a Margherita  - queijo muçarela e folhas de manjericão (nomeada em homenagem à princesa-consorte Margherita di Savoia). e a muçarela -tomate, queijo muçarela, orégano e azeitonas pretas.
    A pizza é um prato consagrado, cujo consumo  ganhou dimensões expressivas no dia a dia do brasileiro, onde quase tudo acaba em pizza. No dia 10 de julho comemoramos oficialmente em São Paulo, o Dia da Pizza. A data em homenagem a redonda é comemorado desde 1985, foi instituída pelo secretário de Turismo, Caio Luis de Carvalho, data de encerramento do concurso estadual que elegeu as 10 melhores receitas de margherita e muçarela.
    A história da pizza tem inicio em Roma, quando na Era Cristã, os nobres comiam o pão da Abraão, chamada de Piscea, uma massa feita apenas com água, sal, farinha, ervas e alho. Chegou a corte de Nápoles no século XVI, onde ganhou novos sabores e difundiu-se pelo mundo. Na capital paulista, a pizza chegou com os imigrantes italianos que se estabeleceram nos bairros do Brás e do Bexiga. Os napolitanos acrescentaram à massa rústica dois ingredientes definitivos, o molho de tomate e o orégano, além de coberturas como muçarela, linguiças, aliche e calabresa. Na correria entre uma compra e outra, no café da manhã, com os amigos ou na festa, boa pizza!

terça-feira, 10 de julho de 2012

6ª Virada Esportiva agitou o fim de semana da garotada no Parque do Carmo

    Por: Riselda Morais

Parque do Carmo ficou cheio mesmo antes das atividades começarem

Três guindastes foram usados para salto de Bungee Jump

As crinças aproveitam o fim de semana

Show com palhaços na Viradinha Esportiva

A 6ª Virada Esportiva, realizada desde as 8:00 h do sábado (30/06) até as 18:00 hs  do domingo (01/07) pela  PMSP e coordenada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME)  ofereceu quase três mil atividades em cerca de 1 mil pontos diferentes da capital paulista.
    A diversidade de modalidades levou milhões de pessoas a dar adeus ao sedentarismo e incorporar alguma prática esportiva no fim de semana em que as avenidas, ruas de lazer, clubes escolas, CEUs, CDCs, praças e parques da cidade ofereceram algo diferente do habitual.
    Entre as atividades oferecidas em toda a cidade, o munícipe teve acesso a pista de tênis, tirolesa, simulador de vôo de asa delta, surfe mecânico, escalada, arvorismo, dança de salão, alongamento, ginástica facial, massagens e oficinas, skate solidário, aquapoint e patinação no gelo, esgrima, tênis, escalada aquática, dentre outras atividades, além de assistir espetáculo de “motoshow”, futebol de atores e jogo de basquete para cadeirantes.
    O Parque do Carmo, em Itaquera, Zona Leste da capital paulista ficou lotado antes mesmo das atividades começarem, o tempo bom contribuiu para que  o fim de semana fosse bem aproveitado pelas famílias e as modalidades fizeram sucesso entre a criançada. Os interessados praticaram esportes radicais, divertiram-se com o tubo gigante do Skap Shoop, participaram do simulador de balonismo que alçou os participantes de 38 metros de altura, saltaram de Bungee Jump de uma altura de 50 metros,  usaram o simulador de vôo de asa delta, surfe mecânico, participaram da Viradinha Esportiva com atividades infantis e shows de palhaços, entre outras atividades. 
    Todas as atividades foram acompanhadas por monitores e contaram com equipamentos de segurança.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

São Paulo comemora 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

Por: Riselda Morais


Civis e militares participaram do desfile cívico

Militares reformados e Riselda Morais durante o evento

Governador Geraldo Alckmin participa das comemorações

Nesta Segunda-feira, 09 de julho de 2012, foi comemorado em frente ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o obelisco do Ibirapuera que é o maior símbolo do movimento, os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.
O evento contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin, do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberval Ferreira França, do delegado geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima e do superintendente da Polícia Científica, Celso Perioli, além da participação de outras autoridades.
Durante o evento, foi celebrada a memória dos heróis da revolução e de todos aqueles que  lutaram durante os 85 dias para a criação da nova constituição. Foram sepultadas no mausoléu, as  cinzas de três combatentes, onde já repousam os ícones de revolução MMDC - Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, os  quatro manifestantes mortos em 23  de maio de 1932.
Antes do desfile cívico, o atual comandante Alfredo Pires Filho passou o comando do Exército para Amado Rúbio, também foram feitas homenagens com entrega de Medalha Constitucionalista.
O dia 9 de julho passou a ser feriado civil em 1997, em celebração da data magna do Estado, em memória a paulistas e voluntários de outros Estados  e até de outros países que pegaram em armas para lutar pelo regime democrático, deflagrando a Revolução. O feriado foi criado pelo Projeto de Lei nº 710/1995, do deputado estadual Guilherme Gianetti. Aprovado pela Assembléia Legislativa, o projeto virou Lei Estadual nº 9.497, de 5 de março de 1997, sancionada pelo então governador Mário Covas.
O movimento armado que recebeu o nome de Revolução Constitucionalista,  ocorreu   no  período  de 9 de julho a 02 de  outubro de 1932, sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro, com o objetivo de derrubar o presidente Getúlio Vargas.
Participaram da luta armada mais de 35 mil paulistas e mais de 890 pessoas morreram durante o combate. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Corinthians derrota o Boca Juniors e se consagra Campeão da Libertadores 2012

Por: Riselda Morais

Os céus da capital paulista mais pareciam noite de ano novo e nas ruas um buzinaço, na noite desta quarta-feira (04/07), com a fiel torcida comemorando o primeiro campeonato do Corinthians na Libertadores. Finalmente o gelo foi quebrado e os traumas do time que tem mais de cem anos, ficaram para trás  com o time se consagrando campeão invicto, com oito vitórias e seis empates, derrotando o Boca Juniors por 2x0 no estádio do Pacaembu lotado, após o empate  por 1x1 na Bombonera, Argentina. 
Romarinho, o herói da primeira partida, não entrou em campo, mas o Emerson fez sua estrela brilhar diante da torcida Corinthiana fazendo os dois gols da vitória, sendo o primeiro aos 8 e o segundo aos 27 minutos dos segundo tempo.
O Corinthians é a nona equipe brasileira a conquistar a Taça de campeão da Libertadores, depois do São Paulo (1992,1993,2005), Santos (1962,1963, 2011), Cruzeiro (1976, 1997), Grêmio (1983, 1995), Internacional (2006, 2010), Flamengo (1981), Vasco (1998) e Palmeiras (1999).
O último time a vencer a Libertadores invicto havia sido próprio Boca Juniors em 1978, Estudiantes em 1969 e 1970, Independiente 1964 e o Santos em 1963.
Com a conquista do título, o “Timão“ garantiu sua vaga no Mundial de Clubes,  campeonato no qual poderá enfrentar o Chelsea, em maio e sair vencedor da Liga dos Campeões.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sustentabilidade é responsabilidade de todos

Por: Riselda Morais




    Nos últimos tempos, temos ouvido com frequência o termo sustentabilidade,  é importante que tenhamos consciência que a sustentabilidade depende de todos os indivíduos: dos governos, das empresas, da sociedade como um todo. Para sermos uma sociedade sustentável precisamos antes de tudo, respeitar  o meio ambiente. O  desenvolvimento econômico, o crescimento das cidades, indústrias e a grande quantidade de veículos,  causam muitos danos ao ar, ao solo, a água, mas não podemos estagnar, precisamos do desenvolvimento econômico. Já podemos perceber que uma nova cultura está se criando no mercado, trata-se de governança corporativa, onde a sustentabilidade corporativa agrega valor a empresa, aos produtos e a marca, fazendo-a mais competitiva, onde todos influenciam e são influenciados reciprocamente. Pensemos uma indústria, tudo que ela fizer terá impacto positivo ou negativo na vida dos Stake holders, que são os funcionários, clientes, o meio ambiente, a comunidade. Mas a sustentabilidade corporativa aplica-se também a pequena e média empresa, que também tem impacto local e precisa ser sustentável em seu ambiente, isto significa, crescer mantendo o ambiente saudável para  as próximas gerações. Assim como para as empresas é importante que haja uma mudança na política empresarial com a implantação de novos conceitos, uma reavaliação de valores, ética e conduta dentro do modelo de gestão e de produção, para a sociedade, é importante que o indivíduo, mude sua cultura, seu comportamento, adotando práticas que visem uma relação mais harmônica entre ele e o meio ambiente, na qual favoreça o desenvolvimento econômico  e proteção ao meio ambiente.
    Enquanto pessoas comuns, como nós podemos fazer isso?. Muito simples, não existe uma grande empresa sem o cliente, o consumidor. Ao fazer uma compra devemos escolher o produto da empresa que busca a preservação do meio  ambiente, tem responsabilidade social, não se envolve em corrupção.  Ao procurar um trabalho, dar preferência as empresas que valorizam seus funcionários, que investem no valor humano e que tem responsabilidade social, participa na comunidade com projetos e  ações sociais, isto significa que a empresa investe na melhoria da qualidade de vida de seus empregados, de suas famílias e da comunidade. Uma empresa com desenvolvimento sustentável ganha muito mais que as outras, com o fortalecimento da marca e com a fidelização do produto, do cliente, com a valorização da empresa na sociedade e no mercado, com isenções fiscais nas três esferas do governo (federal, estadual e municipal), com produtividade porque seus funcionários trabalham motivados, valorizados e através das mudanças comportamentais da sociedade, retorno publicitário principalmente porque sua exposição na mídia advém de ganhos sociais e valores transmitidos em suas campanhas, onde a sociedade percebe os diferenciais da marca, produtos e serviços em relação aos concorrentes.
    Em si tratando de  sustentabilidade, não podemos deixar de citar os 3 Rs, uma vez que Reduzir, Reutilizar e Reciclar são práticas importantes do desenvolvimento sustentável, que podem reduzir o custo de vida, ajudar a economizar e gerar o consumo consciente (só compramos produtos ou contratamos serviços que realmente precisamos), evitando desperdícios, fazendo uso racional da água, energia e combustível.
Reutilizar, não jogar fora aquilo que pode ser usado para outros fins, transformado ou doando, assim ajudará outra pessoa que precisa sem desperdiçar ou destruir a natureza.
Reciclar - tudo que é reciclável é transformado novamente em matéria prima e volta ao ciclo produtivo, gera renda, emprego e protege o meio ambiente de resíduos que levam anos e até séculos para se decompor. Os recicláveis são os plásticos, vidro, metal e papel. Por isto, é muito importante que cada um de nós separe o lixo reciclável do orgânico e encaminhe para empresas ou cooperativas recicladoras. Mas não basta, muita gente não consegue encaminhar seu lixo reciclável, por isto, precisamos separar nosso lixo e cobrar do poder público a coleta seletiva que é obrigação da Prefeitura da Cidade.
    Como vimos são atitudes simples, como plantar uma árvore, não pisar na grama, não destruir a natureza, não jogar lixo na rua, ficar pouco tempo no chuveiro, desligar a luz, transformar objetos, fazer doações de móveis, computadores, impressoras  ou objetos que não vai usar, separar o lixo, comprar o necessário,  enfim, mudanças comportamentais, a adoção de uma nova cultura que promovem o desenvolvimento sustentável para a nação, para o mundo.