Pesquisar

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Amlurb assinaram termo de cooperação para implementação de atividades e oficinas no espaço Renda+ em Itaquera

Riselda Morais

Prefeito Bruno Covas assina Termo de Autorizo

Secretário Mun. das Subprefeituras Marcos Penido, Secretaria Mun. de Desenvolvimento Econômico Aline Cardoso, Prefeito Bruno Covas, Edson Tomaz de Lima Filho - Presidente da Amlurb
e o Subprefeito de Itaquera Jamil
      O Prefeito Bruno Covas participou, na quinta-feira (04) do evento de assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Amlurb - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana para implementação de atividades e oficinas nos setores de qualificação profissional, inclusão produtiva, empreendedorismo, cooperativismo, combate ao desperdício de alimentos e ativação do Espaço Renda+ sito a Rua Major Vitorino de Souza Rocha, s/n no Jardim Santa Terezinha, em Itaquera, Zona Leste da capital.
O espaço fica ao lado da Cohab José Bonifácio e conta com salas para a realização de oficinas e palestras, que darão aos moradores da região a oportunidade de se prepararem mais para a atividade econômica e de poderem se organizar para gerar renda e formalização de MEI,  além de bancadas que serão utilizadas para o curso de Princípios Básicos de Marcenaria visando o Reaproveitamento de Móveis destinados nos Ecopontos.
“Nós vamos trabalhar com toda a comunidade do entorno, escolas, Cohab e organizações para que as pessoas possam se beneficiar. Nos já conversamos com os CEI - Centro Educacional Infantil, para ter cursos para as mães de alunos virem aqui se qualificar para o mercado de trabalho”, disse a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Aline Cardoso.
Otermo inclui também o combate ao desperdício de alimentos, “não permitindo que comida boa vá para o lixo, o que não puder ser consumido vai para a compostagem, virar composto para hortas”. 
A coleta será feita nas feiras e sacolões. . “Vamos conseguir conscientizar as pessoas para desperdiçar menos. Nas feiras livres e mercados nós vamos organizar para que não vá alimentos próprios para consumo para o lixo, para que os permissionários, os vendedores ofereçam esse alimento que está próprio para o consumo para nós direcionarmos através do Banco de Alimentos para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, declarou Aline.
O presidente da Amlurb, Edson Tomaz de Lima informou que a empresa tem uma coleta de volumosos, como sofás, guarda-roupas entre outros, por isto foram colocados bancadas no Espaço Renda+, onde catadores serão capacitados para trabalhar com a marcenaria básica para o compartilhamento e desenvolvimento de atividades para a geração de trabalho e renda reaproveitando os móveis que seriam descartados.
“Foi construido um convênio da Amlurb com os Senais, que é a secretaria nacional de economia solidária e a nossa tarefa dentro desse espaço é capacitar 160 catadores para a marcenaria básica”, informou Edson Tomaz.
O prefeito Bruno Covas assinou o Termo de Autorizo, para a implementação de ações conjuntas nas temáticas de cooperativismo, geração de renda, inclusão produtiva, redução de desperdício de alimentos e compostagem e ressaltou a importância de ações conjuntas e de poder oferecer uma nova oportunidade a população da região, rediscutindo a questão da segurança alimentar. “A gente sabe o momento pelo qual o país atravessa, a quantidade imensa de desempregados que nós temos, isso não é diferente na cidade de São Paulo, uma situação que se agrava ainda mais, em especial em relação aos jovens, as mulheres, a população de periferia, portanto, a gente poder com o mínimo de ação minimizar esses impactos aqui na cidade de São Paulo, oferecendo capacitação e acima de tudo, voltado para o que é o futuro do emprego, a área do baixo carbono, na área da baixa geração de poluentes, na economia solidária, cooperativismo”, enfatizou Bruno Covas.
Participaram do evento Secretaria Municipal de Desenvolvimento Aline Cardoso, o Prefeito Bruno Covas, o Secretário Municipal da Subprefeituras Marcos Penido, o Subprefeito de Itaquera Jamil Yatim e Edson Tomaz de Lima Filho - Presidente da Amlurb.