Pesquisar

domingo, 28 de outubro de 2018

Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Bolsonaro é o primeiro político saído do Exército a assumir o comando do país desde o fim do regime militar e o 10º militar a ocupar a Presidência desde a proclamação da República, em 1889.

Riselda Morais


       Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República do Brasil, neste domingo (28).  A vitória foi confirmada às 19h18m, com 94,44% das urnas apuradas, o deputado federal e capitão do Exército obteve 55,54% dos votos válidos, o equivalente a 55.205,640 votos, enquanto o Fernando Haddad (PT) com quem disputou o segundo turno obteve 44,46% dos votos válidos, o correspondente a 44.193.523 votos.
     Bolsonaro liderou as pesquisas desde que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, então candidato do PT, foi rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral por causa da Lei da Ficha Limpa, em agosto.
      O resultado oficial deste segundo turno ficou dentro do esperado conforme as pesquisas Ibope e Datafolha.
     Jair Bolsonaro realizou a campanha através das redes sociais, vem de um partido pequeno, o PSL que no primeiro turno conseguiu eleger 52 deputados na Câmara Federal, conseguindo a segunda maior bancada nas eleições deste ano, fato que facilitará para o presidente articular no Congresso, com a maioria para aprovar propostas apresentadas durante os quatro anos de mandato.
    O presidente eleito Jair Bolsonaro tem 63 anos, capitão da reserva é o primeiro político saído do Exército a assumir o comando do país desde o fim do regime militar e o 10º militar a ocupar a Presidência desde a proclamação da República, em 1889 , sendo a terceira fez por meio do voto direto.