Pesquisar

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Palácio dos Bandeirantes tem exposição com mais de 100 peças de valor histórico e cultural

Riselda Morais

Carruagem de luxo, fabricada no Rio de Janeiro, depois de 1889
Foto: Riselda Morais
     O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, está com exposição aberta ao público que reúne peças de valor histórico e cultural.
    Os visitantes poderão ver peças da  Pinacoteca, do Museu Paulista que é mais conhecido como Museu do Ipiranga e a Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas. Entre as peças expostas está uma carruagem de luxo, fabricada no Rio de Janeiro, depois de 1889, com estrutura de ferro e madeira e suspensão de molas, era movida por cavalos e pertence ao acervo do Museu Paulista. Entre as dezenas de peças, tem uma coleção de ferros de passar roupas de todas as épocas e modelos, além de móveis e pratarias das elites paulistas.
    Entre as telas pode-se apreciar uma gigantesca tela de Pedro Américo, o “Grito” de Independência de 4,15m de altura por 7,60m de comprimento, mostra um valente Dom Pedro I erguendo sua espada no ar, às margens do riacho Ipiranga. Entre outros pintores tem telas também de Benedito Calixto e Antonio Ferrign.
    O público pode ainda, acompanhar no ateliê, a restauração da maquete de gesso do projeto original do Museu Paulista, feita em 1880.
    O Palácio dos Bandeirantes fica na  Avenida Morumbi, 4.500. Com entrada franca, as visitas monitoradas são de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, de hora em hora.