Pesquisar

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

4ª edição do “Pedale por uma Causa” promovido pela associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) será realizada dia 26 de agosto

Riselda Morais


Pedale por uma Causa - São Paulo - Divulgação
    No domingo, 26 de agosto, será realizada aqui na capital paulista e em mais oito municípios de três regiões brasileiras, a 4ª edição do passeio ciclístico “Pedale por uma Causa” promovido pela associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) .
      A ação visa dar visibilidade à Esclerose Múltipla, doença autoimune crônica que afeta o sistema nervoso central (cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal) e apesar de acometer mais de 40 mil pessoas no Brasil, ainda é desconhecida para 46% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha. O dado é preocupante, porque o desconhecimento da sociedade sobre a EM gera demora no diagnóstico, demora em procurar o neurologista, dificuldade em encontrar o tratamento adequado e preconceito em relação a doença. 
     O Pedale por uma Causa será realizado quatro dias antes do Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, que é 30 de agosto, data estabelecida por meio da Lei nº 11.303, para dar visibilidade à patologia neurológica.
      No mundo a Esclerose Múltipla acomete cerca de 2,5 milhões de pessoas. Sem causas conhecidas, a doença acomete mais pessoas jovens, em especial mulheres, com idade entre 20 e 40  anos, não tem cura, mas tem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e reduzir a progressão. 
Segundo neurologistas, a Esclerose Múltipla acomete quando o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com “intrusas”, e as ataca provocando lesões. O sistema imune do paciente corrói a bainha protetora que cobre os nervos, conhecida como mielina (substância cuja função é fazer com que o impulso nervoso percorra os neurônios). 
Os principais sintomas da doença são: fadiga, fraqueza em geral, vertigens e náuseas; alterações ligadas a fala (fala lentificada, palavras arrastadas, voz trêmula); problemas de visão (diplopia, neurite óptica, vista embaçada); problemas de equilíbrio e coordenação (perda de equilíbrio, tremores, instabilidade ao caminhar (ataxia), falta de coordenação, alterações sensoriais; espasticidade (rigidez de um membro ao movimento, principalmente os membros inferiores); parestesia (formigamentos, sensação de queimação), transtornos cognitivos e emocionais.
Para chamar a atenção da população sobre a doença, a associação Amigos Múltiplos pela Esclerose realiza nas cidades de Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP), Santos (SP) e São Paulo (SP) os passeios ciclísticos com inscrições gratuitas. As inscrições podem ser feitas via internet no link bit.ly/pedale2018.
“O Pedale foi criado para levar informação de qualidade para quem convive com a doença e, principalmente, para quem ainda não tem o diagnóstico”, explica Paula Prado Kfouri diretora de comunicação da AME. “Neste ano, na 4ª edição, em conjunto com outras associações, já temos mais de 1.500 inscritos”.
      Aqui na capital paulista, o passeio tem percurso de 7 km, com saída e chegada no Clube Atlético Paulistano , no bairro de Jardim América, Zona Sul e segundo Paula, esta edição já conta com 600 inscritos.
  “A iniciativa integra as diversas atividades promovidas pela AME durante o Agosto Laranja, que conta com uma série de eventos, debates, seminários e reuniões, online e presenciais para ampliar o conhecimento da população sobre a esclerose múltipla”, informa Paula.
Curiosidade 
     A cor laranja remete à alegria, vitalidade, prosperidade e ao sucesso. Representa a juventude e a vida. Para apoiar o Agosto Laranja, qualquer pessoa pode vestir uma roupa laranja, pintar uma parte do corpo, iluminar um prédio público, mandar uma imagem para contato@agostolaranja.org.br e publicar nas redes sociais com a hashtag #AgostoLaranja.
    A Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão divulgar a esclerose múltipla, promover a conscientização e dar apoio a pessoas que convivem com a doença. A AME trabalha para fortalecer o diagnóstico precoce e defende o tratamento adequado e para ampliar a qualidade de vida de pacientes, seus amigos e familiares.